Depósito J. Trindade
Compra-se reboque de moto com pneus pequenos (pneus de carro-de-mão).
End.: rua Moraes Rego, 647 Centro Santa Inês, MA
Cel.: 98 9616 5551, 8264 0434 e 9164 3434.
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
terça-feira, 25 de dezembro de 2012
Cartão de Natal
"Natal, período em que todos se preparam para a alegria do próximo, enfeitando suas casas e cidades inteiras para produzir uma imagem gratificante e inesquecível, carregada de amor e carinho, data que representa o renascer de bons sentimentos e a esperança de melhores dias."
Feliz Natal
Jeofton Trindade
A imagem é parte da decoração de nossa cidade, Santa Inês-MA, pois ha dois mandatos consecutivos tem uma administração que demonstra interesse em proporcionar aos habitantes e visitantes uma beleza singela e que vem se destacando a cada ano. O primeiro ano foi uma surpresa, pois nunca tivemos o prazer de ter um administrador que direcionasse alguma atenção para a data, chegando a entristecer com a demora do surgimento no ano posterior, a justificativa que ocorria por comentários na cidade é que a demora se daria por estar aguardando a realização do carnaval fora de época, pois a ação dos brincantes vandalizavam a decoração. Embora triste, acatava a decisão, mas não demorava a surgir os presépios, a casinha do papai noel, etc.
Este ano, 2012, não havendo justificativa, me apavorei pela demora e, por ser um ano de mudanças radicais na política de nossa cidade, circulava comentários sobre possível descaso do grupo dos atuais administradores, mas a angustiante espera foi surpreendida com a mais bela decoração que tivemos nos últimos e únicos 08 anos, superando até a evolução que já ocorria.
Por apreciar esta dedicação, agradeço aos administradores pelos 08 anos e agora é só aguardar 2013.
Já que "o mundo não acabou", espero que todos que leram estas linhas tenham a oportunidade de dividir as expectativas.
Feliz Natal e próspero 2013.
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Academia Galileu com programação mais ampla em 2013
Novo programa de atendimento acadêmico.
Histórico
Há muito tempo, temos a intenção de construir um ambiente de estudo dedicado a matemática e para isto tivemos o reforço da deficiência que o setor demonstra em todos os locais, não apenas em Santa Inês-MA onde nossa presença é mais frequente.
Quando iniciamos nossa atuação enquanto profissional da área de ensino em matemática alguns interessados manifestaram interesse nos procurando e isto nos remete a uma história engraçada, pois devido não mais existir um horário disponível para prestar serviço(expedientes matutino, vespertino e noturno), os alunos deixaram transparecer que se existisse disposição, desejavam usar o quarto horário para estudo(entendemos das 22h em diante). Como se não fosse suficiente a dificuldade. E o local, onde...? Souberam da existência de um compartimento na residência dos meus pais, onde sempre morei, e o grupo se encarregou de deixar pronto o ambiente com quadro, giz(adquirido por eles) e iluminação adequada(não existia no compartimento) tudo para minha surpresa que enquanto trabalhava no turno da noite eles, que também trabalhavam, usaram o turno noturno para preparar o ambiente segundo suas articulações que ocorreram por telefone no turno comercial para conseguir o material didático e elétrico. Prepararam, ficaram aguardando depois das 22h e quando deparei com vários veículos em frente a minha casa fiquei preocupado imaginando imediatamente que algo grave tivesse acontecido, mas a iluminação e movimentação inusitada na sala no primeiro andar aliviava meus sentidos e logo cheguei a entender quando percebi alguns na janela. Queria nem acreditar no que estava acontecendo, mas a força de vontade, o interesse, é tudo que um professor deseja e o ingrediente mais importante da aprendizagem. Infelizmente, não tivemos classificação nos resultados deste concurso da Polícia Rodoviária Federal -PRF, que estava concorridíssimo e os estudos foram muito corridos devido à proximidade da prova. Contudo, foi inesquecível toda nossa aventura rumo ao conhecimento de matemática que era, entre as outras exigências, a maior deficiência do grupo.
Será difícil realizar uma retrospectiva e lembrar de todos os alunos que passaram por aqui desde esta aventura, mas faremos um esforço e junto com os demais colegas vamos reunindo alguns nomes.(Ver página do facebook). Mas este foi o início da Academia Galileu em 1993 quando lançaram o edital do concurso da PRF.
Propaganda
Nunca realizamos divulgação via televisão, rádio, jornais convencionais e carros volantes até mesmo por conta de fundos disponíveis em caixa que nunca existiu(rs), mas sempre contamos com a divulgação "boca-a-boca" de alguns colegas de profissão, conhecidos e ex-alunos da Academia Galileu e/ou das escolas desta e de cidades vizinhas. Com o uso mais frequente da internet e a relação com boa parte de nossa sociedade através dos blogs e as redes sociais nossa divulgação se estendeu um pouco.
Os blogs que tiveram um curto intervalo de evidência na internet, revigoraram com a recente onda de uso das redes sociais. Entre este e aquele, temos mantido uma relação com colegas através da interação síncrona e assíncrona com os amigos virtuais, socializando desafios matemáticos, tirando dúvidas eventuais pertinentes e, muitas vezes, consolidando aprendizagens de conteúdos ou partes deles. Desta forma, defendemos o uso da internet de forma prazerosa, onde muitos tiram bons proveitos e fazem do seu uso um berçário de oportunidades.
Ações
Oferecemos dois tipos de serviços:
1- Aulas particulares - de acordo com as necessidades específicas e as disponibilidades de horário de alunos e do professor(à combinar);
2- Turmas disponíveis - recentemente, temos atuado sagradamente aos domingos das 9h ao meio dia. Geralmente, dividimos este horário em duas turmas: das 9h às 10:30h, com assuntos de matemática de ensino fundamental até 9º ano(entendemos que seja onde se forma a base para posteriores compreensões) e das 10:30 ao meio dia com matemática de Ensino Médio(classificamos como matemática intermediária). Assim, vamos preparando para a vida acadêmica(sua educação formal) e para enfrentar as oportunidades de emprego através dos concursos públicos. Na ocasião do surgimento dos concursos, voltamos nossos objetivos para atendimento aos conteúdos exigidos pelos concursos. Por exemplo, atualmente estamos dedicados ao concurso do Banco do Brasil até o domingo 06 de janeiro de 2013, tendo em vista que a prova está marcada para dia 13 de janeiro de 2013, coincidentemente, mesmo dia da prova do seletivo IFMA para ingresso nos cursos tecnicos. Optamos por dedicação ao concurso do Banco do Brasil por dois motivos: um pela demanda, outro por motivos óbvios onde trabalhamos praticamente o ano inteiro na turma de 9 às 10:30h com os estudos que são exatamente aqueles exigidos no seletivo IFMA(preparação para cursos técnicos integrados) e as duas turmas preparamos para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes onde cobram também conhecimentos do Ensino Médio elém de portar uma preparação para qualquer vestibular(ENEM, PASES, e outros)
Nova programação 2013
Em 2013, estaremos atendendo semanalmente no turno noturno com uma programação dedicada às turmas de Ensino Fundamental e Médio, oferecendo assim uma oportunidade de aprendizagem a diversas situações: aqueles que querem reforçar seus conhecimentos, áqueles que não "viram" ou não aprenderam e àqueles que esqueceram.
Aulas exclusivas para alunos de 5º ano(turma 1);
Aulas exclusivas para alunos de 6º ano(turma 2;
Aulas exclusivas para alunos de 7º ano(turma 3);
Aulas de Ensino Fundamental(alunos de 8º ano ou que pretendem formar base)(turma 4);
Aulas exclusivas para alunos de 1º ano Ensino Médio(turma 5;
Aulas exclusivas para alunos de 2º ano Ensino Médio(turma 6);
Aulas de Ensino Médio(alunos do 3º ano ou que desejam preparação intermediária)(turma 7)
Dia extra, destinado a atendimentos particulares aos alunos com dúvidas em questões.
Continuaremos com nossas aulas sagradas de domingo.
Estamos elaborando o horário e dia de cada turma.(Bom, não teremos turma nas segundas, rs)
Academia Galileu - o point da matemática.
Histórico
Há muito tempo, temos a intenção de construir um ambiente de estudo dedicado a matemática e para isto tivemos o reforço da deficiência que o setor demonstra em todos os locais, não apenas em Santa Inês-MA onde nossa presença é mais frequente.
Quando iniciamos nossa atuação enquanto profissional da área de ensino em matemática alguns interessados manifestaram interesse nos procurando e isto nos remete a uma história engraçada, pois devido não mais existir um horário disponível para prestar serviço(expedientes matutino, vespertino e noturno), os alunos deixaram transparecer que se existisse disposição, desejavam usar o quarto horário para estudo(entendemos das 22h em diante). Como se não fosse suficiente a dificuldade. E o local, onde...? Souberam da existência de um compartimento na residência dos meus pais, onde sempre morei, e o grupo se encarregou de deixar pronto o ambiente com quadro, giz(adquirido por eles) e iluminação adequada(não existia no compartimento) tudo para minha surpresa que enquanto trabalhava no turno da noite eles, que também trabalhavam, usaram o turno noturno para preparar o ambiente segundo suas articulações que ocorreram por telefone no turno comercial para conseguir o material didático e elétrico. Prepararam, ficaram aguardando depois das 22h e quando deparei com vários veículos em frente a minha casa fiquei preocupado imaginando imediatamente que algo grave tivesse acontecido, mas a iluminação e movimentação inusitada na sala no primeiro andar aliviava meus sentidos e logo cheguei a entender quando percebi alguns na janela. Queria nem acreditar no que estava acontecendo, mas a força de vontade, o interesse, é tudo que um professor deseja e o ingrediente mais importante da aprendizagem. Infelizmente, não tivemos classificação nos resultados deste concurso da Polícia Rodoviária Federal -PRF, que estava concorridíssimo e os estudos foram muito corridos devido à proximidade da prova. Contudo, foi inesquecível toda nossa aventura rumo ao conhecimento de matemática que era, entre as outras exigências, a maior deficiência do grupo.
Será difícil realizar uma retrospectiva e lembrar de todos os alunos que passaram por aqui desde esta aventura, mas faremos um esforço e junto com os demais colegas vamos reunindo alguns nomes.(Ver página do facebook). Mas este foi o início da Academia Galileu em 1993 quando lançaram o edital do concurso da PRF.
Propaganda
Nunca realizamos divulgação via televisão, rádio, jornais convencionais e carros volantes até mesmo por conta de fundos disponíveis em caixa que nunca existiu(rs), mas sempre contamos com a divulgação "boca-a-boca" de alguns colegas de profissão, conhecidos e ex-alunos da Academia Galileu e/ou das escolas desta e de cidades vizinhas. Com o uso mais frequente da internet e a relação com boa parte de nossa sociedade através dos blogs e as redes sociais nossa divulgação se estendeu um pouco.
Os blogs que tiveram um curto intervalo de evidência na internet, revigoraram com a recente onda de uso das redes sociais. Entre este e aquele, temos mantido uma relação com colegas através da interação síncrona e assíncrona com os amigos virtuais, socializando desafios matemáticos, tirando dúvidas eventuais pertinentes e, muitas vezes, consolidando aprendizagens de conteúdos ou partes deles. Desta forma, defendemos o uso da internet de forma prazerosa, onde muitos tiram bons proveitos e fazem do seu uso um berçário de oportunidades.
Ações
Oferecemos dois tipos de serviços:
1- Aulas particulares - de acordo com as necessidades específicas e as disponibilidades de horário de alunos e do professor(à combinar);
2- Turmas disponíveis - recentemente, temos atuado sagradamente aos domingos das 9h ao meio dia. Geralmente, dividimos este horário em duas turmas: das 9h às 10:30h, com assuntos de matemática de ensino fundamental até 9º ano(entendemos que seja onde se forma a base para posteriores compreensões) e das 10:30 ao meio dia com matemática de Ensino Médio(classificamos como matemática intermediária). Assim, vamos preparando para a vida acadêmica(sua educação formal) e para enfrentar as oportunidades de emprego através dos concursos públicos. Na ocasião do surgimento dos concursos, voltamos nossos objetivos para atendimento aos conteúdos exigidos pelos concursos. Por exemplo, atualmente estamos dedicados ao concurso do Banco do Brasil até o domingo 06 de janeiro de 2013, tendo em vista que a prova está marcada para dia 13 de janeiro de 2013, coincidentemente, mesmo dia da prova do seletivo IFMA para ingresso nos cursos tecnicos. Optamos por dedicação ao concurso do Banco do Brasil por dois motivos: um pela demanda, outro por motivos óbvios onde trabalhamos praticamente o ano inteiro na turma de 9 às 10:30h com os estudos que são exatamente aqueles exigidos no seletivo IFMA(preparação para cursos técnicos integrados) e as duas turmas preparamos para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes onde cobram também conhecimentos do Ensino Médio elém de portar uma preparação para qualquer vestibular(ENEM, PASES, e outros)
Nova programação 2013
Em 2013, estaremos atendendo semanalmente no turno noturno com uma programação dedicada às turmas de Ensino Fundamental e Médio, oferecendo assim uma oportunidade de aprendizagem a diversas situações: aqueles que querem reforçar seus conhecimentos, áqueles que não "viram" ou não aprenderam e àqueles que esqueceram.
Aulas exclusivas para alunos de 5º ano(turma 1);
Aulas exclusivas para alunos de 6º ano(turma 2;
Aulas exclusivas para alunos de 7º ano(turma 3);
Aulas de Ensino Fundamental(alunos de 8º ano ou que pretendem formar base)(turma 4);
Aulas exclusivas para alunos de 1º ano Ensino Médio(turma 5;
Aulas exclusivas para alunos de 2º ano Ensino Médio(turma 6);
Aulas de Ensino Médio(alunos do 3º ano ou que desejam preparação intermediária)(turma 7)
Dia extra, destinado a atendimentos particulares aos alunos com dúvidas em questões.
Continuaremos com nossas aulas sagradas de domingo.
Estamos elaborando o horário e dia de cada turma.(Bom, não teremos turma nas segundas, rs)
Academia Galileu - o point da matemática.
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Criação de cotas nas universidades públicas
Tentando justificar a opção
pelas cotas.
"Pelos dados apresentados, os 150 mil concluintes da rede pública com melhor desempenho no Enem de 2011 tiveram uma média geral de 582,2 pontos. O total de 891.070 estudantes de escolas públicas alcançou uma média geral de 474,2 pontos. A média total dos 1.137.813 estudantes concluintes que fizeram a prova foi de 494,8 pontos. Quando se consideram apenas os 246.743 alunos da rede privada, a média sobe para 569,2 pontos."
Não acho que seria o caminho para se resolver este problema, decidir por separar as vagas para setor privado e público e sim melhorar a qualidade do ensino das escolas públicas." Ministro da Educação
Entenda direitinho a justificativa do nosso ministro para a Lei das Cotas. Se os alunos das escolas públicas estão tão bem assim como ele diz, então porque separar?. Não é assim que vamos melhorar a qualidade da educação no Brasil, separando as vagas e sim fazendo valer a selação democrática. Ministro, tem é que investir mais na educação pública e se assim já está bom, então porquê separar estas vagas? Que justificativa mais cabeluda...
Leia na integra as palavras do Ministro da Educação em: http://portal.mec.gov.br/ index.php?option=com_conten t&view=article&id=18050
Quem vai engolir esta, já desceu? Chupa essa manga ai...
"Pelos dados apresentados, os 150 mil concluintes da rede pública com melhor desempenho no Enem de 2011 tiveram uma média geral de 582,2 pontos. O total de 891.070 estudantes de escolas públicas alcançou uma média geral de 474,2 pontos. A média total dos 1.137.813 estudantes concluintes que fizeram a prova foi de 494,8 pontos. Quando se consideram apenas os 246.743 alunos da rede privada, a média sobe para 569,2 pontos."
Não acho que seria o caminho para se resolver este problema, decidir por separar as vagas para setor privado e público e sim melhorar a qualidade do ensino das escolas públicas." Ministro da Educação
Entenda direitinho a justificativa do nosso ministro para a Lei das Cotas. Se os alunos das escolas públicas estão tão bem assim como ele diz, então porque separar?. Não é assim que vamos melhorar a qualidade da educação no Brasil, separando as vagas e sim fazendo valer a selação democrática. Ministro, tem é que investir mais na educação pública e se assim já está bom, então porquê separar estas vagas? Que justificativa mais cabeluda...
Leia na integra as palavras do Ministro da Educação em: http://portal.mec.gov.br/
Quem vai engolir esta, já desceu? Chupa essa manga ai...
sexta-feira, 6 de julho de 2012
Pipas e cerol
Academia Galileu
Aos motoqueiros: Cuidado com as linhas de pipas na rua. Já presenciei vários acidentes e, ontem mesmo, por pouco cortavam minha garganta também. Percebi a linha e parei, mas um garoto que estava na ânsia de coletar a linha, puxou-a de uma vez e como eu já tava apenas desviando(retirando) cortou minha mão e a camisa. Apesar de não se importar muito, ele pediu desculpas... então como não cortou meu pescoço... Sei que muitos colegas já sofreram com estes acidentes e nem todos são graves, ainda bem. Vamos aguardar o momento em que as autoridades responsáveis tomarão alguma atitude. Espero que não seja apenas DEPOOOOOOOOIS que alguém importante sofra algo.
* Gostaria de ressaltar que se a linha enganchar em carro ou moto, este ou aquele sairá puxando a lina e poderá envolver outras pessoas violentamente. Estou usando o facebook para ver se conseguimos chamar a atenção de alguém.
* Particularmente, não posso sair tomando pipas de todo mundo na rua. Quando alguma lei sair, caberá às autoridades realizar esse serviço. Por enquanto dependemos das conscientizações.
* Gostaria de ressaltar que se a linha enganchar em carro ou moto, este ou aquele sairá puxando a lina e poderá envolver outras pessoas violentamente. Estou usando o facebook para ver se conseguimos chamar a atenção de alguém.
* Particularmente, não posso sair tomando pipas de todo mundo na rua. Quando alguma lei sair, caberá às autoridades realizar esse serviço. Por enquanto dependemos das conscientizações.
sábado, 11 de fevereiro de 2012
A EXTINÇÃO DOS PROFESSORES
Não conheço o autor...
"Não importa o que fizeram de nós, o importante é o que fazemos com o que fizeram de nós"
Sartre
O ano é 2.020 D.C. - ou seja, daqui a nove anos - e uma conversa entre avô e neto tem início a partir da seguinte interpelação: - Vovô, por que o mundo está acabando?
A calma da pergunta revela a inocência da alma infante. E no mesmo tom vem a resposta:
- Porque não existem mais PROFESSORES, meu anjo.
- Professores? Mas o que é isso? O que fazia um professor?
O velho responde, então, que professores eram homens e mulheres elegantes e dedicados, que se expressavam sempre de maneira muito culta e que, muitos anos atrás, transmitiam conhecimentos e ensinavam as pessoas a ler, falar, escrever, se comportar, localizar-se no mundo e na história, entre muitas outras coisas. Principalmente, ensinavam as pessoas a pensar.
- Eles ensinavam tudo isso? Mas eles eram sábios?
- Sim, ensinavam, mas não eram todos sábios. Apenas alguns, os grandes professores, que ensinavam outros professores, e eram amados pelos alunos.
- E como foi que eles desapareceram, vovô?
- Ah, foi tudo parte de um plano secreto e genial, que foi executado aos poucos por alguns vilões da sociedade. O vovô não se lembra direito do que veio primeiro, mas sem dúvida, os políticos ajudaram muito. Eles acabaram com todas as formas de avaliação dos alunos, apenas para mostrar estatísticas de aprovação. Assim, sabendo ou não sabendo alguma coisa, os alunos eram aprovados. Isso liquidou o estímulo para o estudo e apenas os alunos mais interessados conseguiam aprender alguma coisa.
Depois, muitas famílias estimularam a falta de respeito pelos professores, que passaram a ser vistos como empregados de seus filhos. Estes foram ensinados a dizer "eu estou pagando e você tem que me ensinar", ou "para que estudar se meu pai não estudou e ganha muito mais do que você" ou ainda "meu pai me dá mais de mesada do que você ganha". Isso quando não iam os próprios pais gritar com os professores nas escolas. Para isso muito ajudou a multiplicação de escolas particulares, as quais, mais interessadas nas mensalidades que na qualidade do ensino, quando recebiam reclamações dos pais, pressionavam os professores, dizendo que eles não estavam conseguindo "gerenciar a relação com o aluno". O professores eram vítimas da violência - física, verbal e moral - que lhes era destinada por pobres e ricos. Viraram saco de pancadas de todo mundo.
Além disso, qualquer proposta de ensino sério e inovador sempre esbarrava na obsessão dos pais com a aprovação do filho no vestibular, para qualquer faculdade que fosse. "Ah, eu quero saber se isso que vocês estão ensinando vai fazer meu filho passar no vestibular", diziam os pais nas reuniões com as escolas. E assim, praticamente todo o ensino foi orientado para os alunos passarem no vestibular. Lá se foi toda a aprendizagem de conceitos, as discussões de idéias, tudo, enfim, virou decoração de fórmulas. Com a Internet, os trabalhos escolares e as fórmulas ficaram acessíveis a todos, e nunca mais ninguém precisou ir à escola para estudar a sério.
Em seguida, os professores foram desmoralizados. Seus salários foram gradativamente sendo esquecidos e ninguém mais queria se dedicar à profissão. Quando alguém criticava a qualidade do ensino, sempre vinha algum tonto dizer que a culpa era do professor. As pessoas também se tornaram descrentes da educação, pois viam que as pessoas "bem sucedidas" eram políticos e empresários que os financiavam, modelos, jogadores de futebol, artistas de novelas da televisão - enfim, pessoas sem nenhuma formação ou contribuição real para a sociedade.
ATENÇÃO: Qualquer semelhança com a situação deste País ultrajado e saqueado por políticos quadrilheiros e mafiosos, não é mera coincidência.
Enviado por uma colega também da profissão.
Abç a todos.
Assinar:
Postagens (Atom)