quinta-feira, 28 de abril de 2016
Primeiro simulado on-line do exame acontece neste sábado e atende 2,2 milhões de estudantes
“O participante pode se dedicar em qualquer tempo livre. Na biblioteca, dentro do ônibus, no horário do almoço. Caso contrário, teria que estudar pelos cadernos de provas antigos.
O simulado on-line é um recurso oferecido pelo MEC aos 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio. O teste terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo do primeiro provão será composto principalmente por assuntos estudados nas escolas até abril.
Para este primeiro teste, serão oferecidas 120 mil pontos de internet, em todo o país. Tratam-se de locais com acesso à internet em universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O simulado on-line, gratuito, pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. Nesses locais, o horário de início do exame está previsto para as 8h e vai até as 12h (de Brasília) do dia 30.
Não é o caso de Beatriz, que vai fazer o simulado por meio do computador de um tio. Os alunos do terceiro ano do ensino médio na mesma situação, que dispõem de acesso à internet, podem fazer o simulado em computador, tablet ou celular próprios. A diferença é que o simulado on-line para esses participantes ficará disponível de zero hora até as 20h deste sábado, 30. Mas, a partir do momento de início do exame on-line, o estudante terá até quatro horas, ininterruptas, para finalizá-lo.
O simulado on-line do Enem é importante para que o estudante saiba como anda seu aprendizado. O rendimento permite à plataforma de estudos traçar um diagnóstico detalhado e indicar quais videoaulas o candidato precisa assistir e quais exercícios tem de fazer, em cada matéria. O estudo pode ser feito a qualquer hora do dia. Com o simulado, o estudante recebe uma nota e sabe como seria sua classificação no Enem.
Esse recurso permitirá ao estudante saber quanto tempo ele precisa investir nos estudos e que assuntos devem ter prioridade no aprendizado para alcançar a vaga desejada na educação superior. Isso é possível porque a plataforma compara o resultado imediato do simulado com a nota de corte do Enem para o curso e para a universidade de interesse de quem busca fazer a graduação.
Até esta quarta-feira, 27, o portal da Hora do Enem recebeu 2.543.345 acessos, com mais de 9.911.289 visualizações na página do programa. São mais de 1,6 milhões usuários de 1.214 municípios, a maioria, 58,8%, acessando de um computador de mesa, enquanto 38,75% usa o celular. Quase 60% dos acessos foram feitos por jovens até os 24 anos. O público masculino também é maioria, chegando a 68,7% dos usuários.
Simulados – Além do provão deste sábado, 30, estão previstos outros três simulados on-line. O segundo, em 25 de junho; o terceiro, em 13 de agosto e o último, nos dias 8 e 9 de outubro. A abrangência dos assuntos cobrados nos simulados seguintes avançará conforme o desenvolvimento dos aprendizados do ano letivo. Na prática, o último simulado corresponde a um exemplo de teste completo de como serão, de fato, as provas do Enem de 2016.
Plataforma – A plataforma Hora do Enem é um programa de estudos com diversos recursos interativos para melhorar o aprendizado de quem pretende fazer o exame. O sistema está disponível na internet desde o dia 5 de abril. O estudante informa o curso que quer fazer na faculdade. Em seguida, responde a algumas questões e recebe um plano de estudo individualizado para começar a preparação para o Enem. São 1,2 mil aulas e cerca de três mil exercícios disponíveis.
Além de planos de estudo, estão disponíveis exercícios e videoaulas, que podem ser assistidas a partir do dia 30 de abril no espaço denominado MECFlix. A TV Escola também vai transmitir o programa de TV Hora do Enem. A programação televisiva inclui vídeos de resoluções de exercícios.
A exibição do TV Hora do Enem será diária, às 18h, com reprise no dia seguinte, às 7h e às 13h, além dos fins de semana. A transmissão contará com a parceria de mais de 40 canais em todo o Brasil, entre tevês universitárias, comunitárias, legislativas e canais estaduais.
Enem – As inscrições para a edição do exame neste ano começam em 9 de maio próximo. O prazo vai até às 23h59 do dia 20 de maio. As provas estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro, sábado e domingo, respectivamente.
Confira o edital do Enem
Confira outras informações na página do Hora do Enem na internet
Assessoria de Comunicação Social
Fonte: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=35661
quarta-feira, 27 de abril de 2016
terça-feira, 12 de abril de 2016
Acordos de Cooperação Mútua celebrados entre o FNDE e os bancos parceiros
RESOLUÇÃO/CD/FNDE N º 38, DE 16 DE JULHO DE 2009
Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.
Capítulo IX - DA TRANSFERÊNCIA, OPERACIONALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DO PROGRAMA
Art. 30
Inciso IX – nos termos dos Acordos de Cooperação Mútua celebrados entre o FNDE e os bancos parceiros, a EE é isenta do pagamento de tarifas bancárias pela manutenção e movimentação das contas correntes abertas para as ações do PNAE, pelo fornecimento mensal de 1 (um) talonário de cheques, de até 4 (quatro) extratos bancários do mês corrente e de 1 (um) do mês anterior, bem como pelo recebimento de um cartão magnético com uso restrito para consultas a saldos e extratos;
Inciso IX – nos termos dos Acordos de Cooperação Mútua celebrados entre o FNDE e os bancos parceiros, a EE é isenta do pagamento de tarifas bancárias pela manutenção e movimentação das contas correntes abertas para as ações do PNAE, pelo fornecimento mensal de 1 (um) talonário de cheques, de até 4 (quatro) extratos bancários do mês corrente e de 1 (um) do mês anterior, bem como pelo recebimento de um cartão magnético com uso restrito para consultas a saldos e extratos;
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwizgtun6onMAhVDHpAKHZPoCwoQFggjMAE&url=http%3A%2F%2Fwww.fnde.gov.br%2Farquivos%2Fcategory%2F60-2012%3Fdownload%3D57%3Ares038-16072009&usg=AFQjCNGu_Mkfw1xRAc-cTEcdjfgp7aQp0A
segunda-feira, 11 de abril de 2016
Cardápios 2016 elaborados para os alunos SEDUC MA
Esta postagem tem a finalidade de auxiliar o andamento de nossas atividade inerentes à chamada pública. Portanto, recomendamos o link da postagem original da SEDUC - MA em http://www.educacao.ma.gov.br/cardapios-2016-elaborados-para-os-alunos/
Cardápios 2016 elaborados para os alunos SEDUC MA
Os cardápios são ferramentas de planejamento que visam assegurar a oferta de uma alimentação equilibrada, garantindo os nutrientes necessários para a boa condição de saúde. Portanto, foi elaborado cardápios (CARDÁPIOS I) para os alunos com necessidades nutricionais específicas, conforme a Lei nº 12.982/2014. Estes alunos são os que possuem alergia à proteína ao leite de vaca, diabetes, dislipidemias, doença celíaca, fenilcetonúria, hipertensão e intolerância a lactose.
Segue abaixo:
CARDÁPIO A, B, C e D: Ensino Fundamental e Médio
CARDÁPIO AEE: Atendimento Educacional Especializado
CARDÁPIO E: Educação de Jovens e Adultos
CARDÁPIO G: Indígena-
CARDÁPIO I: Necessidades Nutricionais Específicas
CARDÁPIO F : Mais Educação
CARDÁPIO E: Educação de Jovens e Adultos
CARDÁPIO G: Indígena-
CARDÁPIO I: Necessidades Nutricionais Específicas
CARDÁPIO F : Mais Educação
CARDÁPIO H1 E H2: Quilombola-
sexta-feira, 8 de abril de 2016
Participações IAP
quinta-feira, 7 de abril de 2016
Formulário IAP: Laboratórios de Ciências(Quimica, Física e Biologia), Matemática e Informática
A Supervisão de Tecnologias Educacionais - STE está fazendo levantamento da situação de alguns ambientes nas escolas estaduais do Maranhão. Para isto, solicitamos aos nossos gestores o preenchimento do Formulário IAP (Instrumento de Acompanhamento Pedagógico).
- Recomendamos que, antes de abrir o formulário, disponham de fotos já salvas no equipamento em uso, sobre: 1-Frente da escola; 2- Imagem geral do LIED (Laboratório de Informática Educacional), 3- Imagem da rede elétrica do LIED, 4- Imagem Geral do Laboratório de Ciências e Matemática, 5- Imagem das bancadas do Laboratório de Ciências e 6- Imagem dos kits de ciências do respectivo laboratório. Dessa forma, otimizaremos nosso valioso tempo e seremos mais profícuo em nossas ações.
O link está disponível, bastando clicar em formulário IAP destacado acima e dedicar-se a mais esta tarefa para permitir o planejamento de ações pertinentes.
Agradeço a atenção dedicada.
Jeofton Trindade
Imagem meramente estimulante (http://www.gualberto.g12.br/img/Galeria/Imagem_098.jpg) |
domingo, 3 de abril de 2016
Zika vírus e sindrome de Guillain-Barré
Sintomas causados pelo Zika vírus
Continue lendo em: http://www.tuasaude.com/sintomas-causados-pelo-zika-virus/
O que é Síndrome de Guillain-Barré?
Continue lendo em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-de-guillain-barre
Os sintomas da Zika incluem febre baixa, dor nos músculos e articulações, além de vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, e os sintomas normalmente surgem 10 dias após a picada.
Normalmente a transmissão do Zika vírus ocorre através da picada do Aedes Aegypti, mas já existem casos de pessoas que contaminaram outras através do contato sexual sem camisinha. Uma das maiores complicações desta doença ocorre quando a gestante é contaminada com o vírus, o que pode causar microcefalia, uma grave doença neurológica em seu bebê.
Continue lendo em: http://www.tuasaude.com/sintomas-causados-pelo-zika-virus/
O que é Síndrome de Guillain-Barré?
A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano. Isso leva à inflamação dos nervos, que provoca fraqueza muscular.
Continue lendo em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-de-guillain-barre
Mosquito Aedes Aegypti |
Assinar:
Postagens (Atom)