terça-feira, 28 de novembro de 2017

Matrícula SEDUC 2018

Utilidade pública

As pré-matrículas da rede pública estadual de ensino para o período letivo de 2018 estão acontecendo e são efetuadas em caráter on-line em qualquer computador com acesso à internet no endereço abaixo.

Todas as escolas estão empenhadas na garantia da democratização do acesso ao ensino médio e os Núcleo de Tecnologia Educacionais - NTEs reforçam essa equipe nos locais onde estes atuam.

Em Santa Inês, o  NTE Santa Inês está situado na alameda carajás, 263 sabbak, nas dependências da escola CE Bandeira Tribuzzi - CAIC.

É importante que o aluno que deseja INGRESSAR no ensino médio da rede pública estadual tenha seu código do SIAEP, caso contrário, disponha dos seguintes dados:

Nome completo (INDISPENSÁVEL);
Nome completo da mãe (INDISPENSÁVEL);
Nome completo do pai (DISPENSÁVEL/FACULTATIVO/IRRELEVANTE);
Data de nascimento (INDISPENSÁVEL);
Contato de celular ou telefone (INDISPENSÁVEL);
E-mail em atividade/funcionando (INDISPENSÁVEL);
Endereço completo com CEP atual(INDISPENSÁVEL);
Número de CPF(INDISPENSÁVEL);
Dados da certidão de nascimento (número do termo, número da folha, número do livro, estado, cidade, cartório e data da emissão) - (INDISPENSÁVEIS).



http://sistemas.educacao.ma.gov.br/matricula2018/


O primeiro período de pré-matrícula foi restrito a algumas escolas da capital maranhense e uma de Imperatriz e encerrou às 23h59 do dia 17 (sexta-feira).

Os estudantes que optarem por essas escolas serão classificados de acordo com média geral da carreira escolar do 9º ano. Serão levadas em consideração as médias dos três primeiros bimestres das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática e o número de faltas nos três primeiros bimestres no componente curricular Língua Portuguesa. Esses dados deverão ser solicitados à escola atual do estudante em declaração, conforme modelo disponível no site da Seduc.

O resultado do processo classificatório para as escolas de ampla concorrência estará disponível para consulta a partir das 8h do dia 20 (segunda-feira) às 23h59 do dia 24 (sexta-feira), deste mês.
O segundo período de pré-matrícula geral para a 1ª série do Ensino Médio para todas as 722 escolas da rede estadual de ensino começa a partir das 8h do dia 27 (segunda-feira) às 23h59 do dia 8 de dezembro.

No ato da pré-matrícula os alunos poderão optar por uma das escolas estaduais, exceto as unidades escolares das modalidades de Educação do Campo, Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação de Jovens e Adultos. Os estudantes que optarem pelo ensino médio em um dos Centros de Educação Integral ‘Educa Mais’ serão informados pelo sistema no ato da pré-matrícula, que irão frequentar a escola do turno diurno (manhã e tarde).

Ao selecionar a escola o estudante automaticamente assume a vaga disponível na escola de sua preferência. Cada estudante só poderá solicitar pré-matrícula em uma única escola. As vagas obedecerão à ordem de acesso ao sistema de matrícula.

Após o encerramento do período da pré-matrícula, o estudante receberá a confirmação no próprio sistema de que sua pré-matrícula foi realizada com sucesso. A matrícula só será validada a partir do momento em que o aluno entregar a documentação na escola. Para isto, é importante estar atento aos périodos destinados a este procedimento.

MATRÍCULAS

As matrículas do 1º ano serão efetivadas no período de 8 a 19 de janeiro de 2018. Para a matrícula ou rematrícula no 2º e 3º anos do Ensino Médio e nas séries do Ensino Fundamental, da Rede Estadual, os pais ou responsáveis devem procurar pessoalmente às escolas para matricular seus filhos.

CALENDÁRIO

• Primeiro período - Pré-matrícula – escolas de ampla concorrência (somente para 03 escolas da capital maranhense): 13/11 a 17/11. O resultado do Processo Classificatório escolas ampla concorrência sairá entre 20/11 e 24/11

• Segundo período - Pré-matrícula geral on-line – 1º ano do ensino regular (para TODAS as demais escolas do Maranhão): 27/11 a 08/12.
• Matrícula – 1º ano do ensino médio: 08/01 a 19/01/2018 - Local: Pessoalmente nas escolas
• Início Ano Letivo 2018: 02/02/2018
• Início Ano Letivo nos Centros de Educação Integral: 28/02/2018

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Premiados OBMEP 2017

http://premiacao.obmep.org.br/2017/verMenuAlunosPremiados-MA.htm

Iniciaremos nossos comentários com o que ha de melhor, destacando os premiados OBMEP 2017.

Ficamos imensamente felizes com todos os resultados por seus méritos merecidos, mas salientaremos apenas aqueles que estão jurisdicionados à Unidade Regional de Educação - URE Santa Inês e os destaques com medalhas de prata e ouro em nosso estado.

Mensões honrosas

Nível 1 (Sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental)

GABRIEL GREDSON DA SILVA ALMEIDA - UI DR FRANCISCO BATISTA - Alto Alegre do Pindaré

VITORIA D PAULA SOUSA SILVA - COLÉGIO ALCANCE - Pio XII

ALEXIA FIALHO FRAZAO - UI FELIX LOPES DE SOUSA - Santa Luzia

Nivél 2 (Oitavo e nono ano do Ensino Fundamental)

THAIS LIRA LOPES - UI DR FRANCISCO BATISTA - Alto Alegre do Pindaré

ARIADNE FIALHO FRAZAO - UI FELIX LOPES DE SOUSA - Santa Luzia

JOSE DE RIBAMAR NEVES SOUSA JUNIOR - EM HUMBERTO DE CAMPOS - Santa Inês

MATHEUS NOGUEIRA LEITE - UI ALUIZIO DE AZEVEDO - Santa Luzia

JOAO VICTOR CARVALHO SOUSA - COLÉGIO ALCANCE - Pio XII

ANTONIO FRANCISCO PEREIRA DOS SANTOS - UI BENEDITO LEITE - Santa Luzia

SOFIA LAURA GOMES COSTA SILVA - UI DR FRANCISCO BATISTA - Alto Alegre do Pindaré


Nivél 3 (Ensino Médio)


JOEFTON NUNES TRINDADE - IFMA Santa Inês

LETHYCIA PEREIRA ROSA - IFMA Santa Inês

ANDRE LIRA FRAGA DE LIMA - IFMA Santa Inês

GEOVANA DA SILVA RODRIGUES - CEM PROFA. MARCELINA NOIA ALVES - Alto Alegre do Pindaré

JOEBSON NUNES TRINDADE - IFMA Santa Inês

VITORIA AMORIM CAVALCANTE - IFMA Santa Inês

AGATHA BIANCA DOS SANTOS ALVES - IEMA Pindaré Mirim

EMANUELLE FERREIRA CARDOSO -  IEMA Pindaré Mirim

JHONATAN DOS REIS FERNANDES - IEMA Pindaré Mirim

MARIA APARECIDA FRAUZINO GONCALVES - CEEFM JANSEN VELOSO - Pio XII

PEDRO LUCAS PARENTE DE OLIVEIRA - IFMA Santa Inês

VILMA DOS SANTOS REIS - CEM PROFA. MARCELINA NOIA ALVES - Alto Alegre do Pindaré

Medalhas de Bronze

Nivel 1

ADOLFO FERNANDO SILVA ARAUJO - UI FCO DE ASSIS SUDARIO DE OLIVEIRA - Santa Luzia

HUMBERTO PEREIRA SANTOS JUNIOR - UI FELIX LOPES DE SOUSA - Santa Luzia

PAULO VITOR CARDOSO DE ALENCAR - EM BANDEIRA TRIBUZZI - Santa Inês

Nivel 2

WASHINGTON LUIS CARNEIRO MELO JUNIOR - UI DR FRANCISCO BATISTA - Alto Alegre do Pindaré

Parabenizamos também os alunos:

Medalha de Prata

Nivel 1

HENRI BRUSTOLIN ULGUIM PEREIRA - COL UNIVERSITARIO - São Luis

PEDRO HENRIQUE BRITO LOPES - UI MOACIR HERACLITO DOS REMEDIOS - Carutapera

Nivel 3

ENOS CARVLAHO MOTA - IFMA - CAMPUS IMPERATRIZ


Medalha de Ouro

Nivel 3

EDUARDO SILVA FEITOSA - CEM ROSALINA SA - Feira Nova do Maranhão



A OBMEP manteve o número de medalhas a alunos de escolas públicas das edições anteriores: 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.506 de bronze – em decorrência de empate – e 38,6 mil menções honrosas. Os alunos de escolas particulares receberão 76 medalhas de ouro, 227 de prata, 682 de bronze e 5,7 mil menções honrosas.

A 13ª edição da OBMEP bateu novo recorde de escolas (53.231), de 99,6% dos municípios brasileiros. Dos 18,2 milhões de estudantes inscritos, 941 mil foram classificados para a segunda fase da competição – 903 mil de escolas públicas e 38 mil de particulares.

Professores, escolas e secretarias municipais de Educação também concorrem a prêmios, de acordo com o desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da OBMEP serão realizadas em 2018, em data a ser definida.

O Maranhão teve mais de 830 mil inscritos nesta 13ª edição. Os resultados sao frutos de empenho coletivo de varios envolvidos e onde a dedicacao do aluno e preponderante. Entre outros envolvidos estao alguns professores da disciplina, que incansavelmente insistem na busca da motivacao ou conseguem aproveitar o interesse daqueles que sentem prazer pelo conhecimento matematico. Observamos tambem o registro de melhores resultados dos filhos cujas familias sao mais atuantes na educacao dos mesmos.

Parabenizo as secretarias municipais de educacao pela atuacao em todas as atividades exigidas pelo calendario OBMEP, em especial, as SEMEDs de Alto Alegre do Pindare e Santa Luzia, ambas premiadas nesta 13ª edição da OBMEP.

Os resultados finais da OBMEP 2017 dos muniscipios jurisdicionados a URE Santa Inês totalizam 22 mensoes honrosas e 4 medalhas de bronze.

Parabenizo tambem ao Instituto Federal do Maranhao campus Santa Ines pelo esforco revelado nos resultados lieral e numericamente mais exspressivos. Nao obstante, o Instituto Estadual do Maranhao campus Pindare Mirim que ja conquista seus primeiros destaques, consolidando sua influencia na educacao basica da regiao.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Need for speed e ENEM 2018




O estudo com vistas ao sucesso nos exames selecionadores para as faculdades atuam como uma verdadeira corrida ao ingresso nos cursos superiores de todo pais. Muitos aproveitam o percurso pelo ensino fundamental e médio(ensino básico) e outros deixam para manifestar interesse na véspera dos exames, muitas vezes tendo que estender esta dedicação, ao conhecimento outrora renegado, por mais alguns anos.

Quando o aluno aproveita seu período convencional de dedicação ao seu ensino básico, este configura como potencial concorrente a uma vaga, ingressando diretamente sem perda de tempo. Contudo, a imensa maioria reserva sua disposição ao término do ensino médio e inicia uma verdadeira corrida desesperadora tentando recuperar o tempo desperdiçado. Destacamos que existe ainda aqueles aventureiros que reservam apenas as vésperas do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio para debruçar-se sobre o conhecimento.




Em dia de prova do ENEM, exame realizado em todo Brasil, dividimos a ansiedade com e pelos nossos pares, alguns assistindo "Need for speed: o filme" e descontraindo com a metafórica corrida automobilística transmitida em uma emissora nacional de alcance mais comum entre os lares brasileiros.

Indiferente, este need for speed com vistas à recuperação do tempo desperdiçado, apenas esgota o potencial cognitivo necessário ao bom desempenho na prova. Temos ainda aqueles pseudoganhadores, aqueles que saem primeiro. Estes, ou detêm um conhecimento bastante reduzido sobre as temáticas cobradas na prova(maioria), ou, eventualmente, precisam ausentar-se, tendo menos tempo que o pouco tempo da prova(pequena parcela), ou são superdotados(sérios concorrentes, mas de percentual desprezível). Contudo, todo potencial concorrente a uma vaga deve conduzir a prova a uma velocidade, literalmente, sábia e prudente.

Dedique-se com foco e afinco ao seus objetivos. Prepare-se com antecedência, verificando o porte de seus itens indispensáveis, entre eles, o documento de identificação, o cartão de confirmação da inscrição, canetas que atendam as exigências, o conhecimento, ... Largue antes, para não correr tanto.

Todo preparo prévio evita a necessidade, desgastante e suicida, da velocidade.

Bem vindos a faculdade