quinta-feira, 21 de março de 2013

Escola e meio ambiente.

Horta escolar estimula troca de experiências no Espírito Santo


Sempre me interessei por estas atividades escolares que despertam interesse em muitos alunos e possibilita ações que facilitam a aprendizagem através de observações contextualizadas.

Dependendo da criatividade do professor, da disponibilidade dos alunos, dos locais disponíveis, etc, sempre é possível associar uma atividade prática, entre elas a que mais desperta minha atenção, são as atividades relacionadas ao meio ambiente. Por isso, coleciono ações que tem a experiência com hortas e outras culturas afins.

A vida stressada, corrida, das cidades grandes ou em desenvolvimento, despertam sentimentos de desprezo em relação a natureza e isso é, apesar de indesejado, natural acontecer tendo em vista a preocupação com suas obrigações inerentes a este espaço. Por isso percebo, além da riqueza didática, o resgate do olharmais afetivo quando realizam um trabalho onde o estudo da natureza está envolvido. Observe os relatos abaixo:

"A vontade de pôr os alunos em contato com a natureza para torná-los mais sensíveis e conscientes de que a vida depende do meio ambiente, e que o meio ambiente depende de cada um, levou a professora Waléria Monteiro a desenvolver projeto de horta na Escola Municipal Londres. Localizada no bairro de Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio de Janeiro, a escola atende estudantes dos três primeiros anos do ensino fundamental." (Veja mais...)

Já a professora Tânia Maria da Silva Nogueira desenvolve, há quatro anos, o projeto Semeando e Crescendo Juntos na cidade de Santa Maria, a 26 quilômetros de Brasília, no Distrito Federal.  Com essa atividade, que realiza com alunos da educação infantil do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), a professora quer que os alunos vivenciem todo o processo de cultivo em uma horta, desde o preparo da terra até o consumo das hortaliças.

Segundo Tânia Maria, os alunos demonstram muito interesse pelas atividades na horta. Ela acredita que o período dedicado a esse trabalho é uma hora de influência mútua do grupo, em que todos se ajudam e atuam juntos. “Como são alunos da educação infantil, há necessidade de um acompanhamento que intercale monitoramento intensivo com liberdade”, ressalta. (Veja mais...)


 

Mais links e referências relacionadas:


http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18527


Estudantes aprendem na horta a relacionar a teoria e a prática

 


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