quinta-feira, 29 de maio de 2014

Informática na Educação





Linha do tempo


1965 – Marinha vislumbrava construção de um computador para uso próprio;

1971 – A decisão é assumida juntamente com a criação do GTE – Grupo de Trabalho Especial e participação do Ministério do Planejamento;

1972 – A Capre – Coordenação de Atividade e Processamento Eletrônico assume também as questões ligadas a informática. Controlava a importação e exportação de produtos eletrônicos e outras atividades da área de informática;

1979 – É criada a SEI – Secretaria Especial de Informática ligada ao CNS – Conselho Nacional de Segurança para substituir a Capre e mostra que investimento na área é vital para o desenvolvimento nacional;

1980 – A SEI prioriza os setores da educação, agricultura, saúde e indústria;
* Cria a Comissão Especial de Educação com a responsabilidade de colher subsídios visando gerar normas e diretrizes para a área de IE - Informática na Educação;




1981 – I Seminário Nacional de IE, representa o marco inicial das discussões sobre IE;

1982 – II Seminário Nacional de IE e o MEC divulga o documento “Subsídios para implantação da IE” que tem como destaque a decisão de criar centros pilotos;

1983 – São criados 5 centros pilotos (UFPE, UFMG, UFRJ, UFRGS e Unicamp) responsáveis pelo desenvolvimento de pesquisa e pela disseminação do uso de computadores no processo ensino-aprendizagem;

Criam a comissão Nacional de IE e aprovam o Projeto Educom – Educação com Computadores;

A UFPE tinha como áreas de pesquisa a formação de recursos humanos, o desenvolvimento de programas educativos e a análise do potencial de utilização do LOGO no processo ensino-aprendizagem. (Cysneiros, 1990)
Fonte: http://educacao-e-tecnologias.blogspot.com.br/2010/08/informatica-educativa-o-projeto-educom.html

1986 – Idealizado pelo Comitê Assessor de Informática para Educação de 1º e 2º Graus(Caie), o Projeto FORMAR visava a formação de professores e Técnicos das redes Municipais e Estaduais de ensino do Pais;
Os professores-alunos deviam não só dominar esta ferrramenta educacional como também ser capazes de analisar criticamente sua contribuição no processo ensino-aprendizagem e dessa forma, repensar, se necessário, sua própria metodologia de ensino.

1987 – Inicia o primeiro curso de Informática Educativa (360h) no Nied da Unicamp com 52 alunos-professores de 24 Unidades da Federação;

1988 – Os Centros de Informática na Educação(Cieds) iniciam as atividades;

1989 – A partir das recomendações das “Jornadas Trabalhos de IE: subsídios para política” ocorrida em Florianópolis(1987) elaborou-se o Proninfe – Programa Nacional de Informática Educativa.



O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997 e regulamentado pelo Decreto 6.300, de 12 de dezembro de 2007, para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio.
http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo/proinfo-perguntas-frequentes
Finalidade de promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio.

Composto de uma Coordenação Estadual, e os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), dotados de infraestrutura de informática e comunicação que reúnem educadores e especialistas em tecnologia de hardware e software, tendo como principal objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica.http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo

Cursos Ofertados:

    * Introdução à Educação Digital (40h) - Curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/Internet.


    * Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) - visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares.


    * Elaboração de Projetos (40h) : visa capacitar os professores e gestores escolares para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola.

http://ntesantaines2011.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html

... todos aqueles que buscam contribuir para uma sociedade justa e democrática não podem se fazer ausentes. Em especial, o professor que tem a oportunidade de, no cotidiano das escolas, impulsionar os jovens a se construírem como cidadãos de uma nova era(Sonia Sette).

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeyXIAG/livro05-sonia-sette-et-alii?part=6




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