A OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, está em sua 12a edição e, nessa caminhada, alguns talentos já foram revelados em nosso estado. Contudo, nossos números ainda não representam a terra de Gomes de Sousa, um matemático de Itapecuru Mirim-MA que tem reconhecimento mundial entre os ícones da matemática.
O
calendário do evento é diluído por todo o período escolar
iniciando-se com as inscrições das escolas juntamente à abertura
do ano letivo e, nesta etapa, algumas escolas não se inscrevem por
desconhecimento, por acomodação e outros motivos que impedem a
interação de milhões de alunos aos conhecimentos que a
participação proporciona, peculiarmente à matemática e suas
inseparáveis competências interdisciplinares.
A
primeira fase, dirigida ao quantitativo de alunos informados, é
composta de questões objetivas e mais branda na cobrança do
raciocínio e técnicas utilizadas nas soluções. O material é
entregue na escola e qualquer profissional responsável pode aplicar
e/ou corrigir. Para isto, contarão com o gabarito acessível às
escolas inscritas. Oportunamente, os professores de matemática
discutem com seus alunos algumas soluções e os contextos que a
transversalidade oferece. Poderia ser mais ousado em sugerir uma
breve explanação dos professores de matemática aos demais sobre as
temáticas abordadas e assim estender e permitir um envolvimento mais
integral da comunidade escolar tendo em vista a possibilidade da
propagação das discussões afins.
Entre uma
e outra atividade pontual a dedicação aos estudos é decisiva ao
sucesso da participação na olimpíada e, concomitantemente, à
qualidade da formação acadêmica básica conquistada.
Estamos
prestes a executar a segunda e ultima fase da OBMEP 2016 e lembramos
que vários atores estiveram envolvidos nesta jornada que destaca 500
medalhistas de ouro, 1500 de prata, 4500 de bronze e quase 50000
certificações de menções honrosas distribuídas aos alunos
participantes em todo o país. Estes serão homenageados oportuna e
estrategicamente pelas cerimônias nacionais, estaduais e municipais
ao longo do ano seguinte. Lembramos que o resultado ocorre antes do
término do ano letivo e que a cerimônia de premiação aos
medalhistas de ouro é realizada no Rio de Janeiro com toda despesa
do aluno paga pela OBMEP. Ressaltamos também que todo medalhista
pode participar de um curso de matemática denominado Programa de
Iniciação Científica – PIC entre outros, com direito a bolsa.
O
conhecimento integral das vantagens de participação na OBMEP pode
ser adquirido com a leitura do regulamento disponível no portal da
mesma ou, como consequência da participação frequente das escolas.
Apesar das vantagens destacadas, nada supera a maior conquista que é
o legado da sabedoria adquirida com os esforços dedicados que
conferem experiência e outras competências imprescindíveis ao
sucesso do desempenho em suas conquistas pessoais e profissionais de
forma honesta.
A nossa
dedicação enquanto agentes da educação é feita de atitudes
capazes de transformar as características contemporâneas mais
marcantes de nossa sociedade em busca de competências e capacidades
para conquistar um padrão de vida mais digno e honesto em uma
sociedade mais competitiva e onde os valores morais e éticos são
exponencialmente mais importantes.
Dedico
estes momentos de escrita à conquista da benéfica parceria de todos
os agentes imprescindíveis ao sucesso de nossos filhos e alunos.
Pais e/ou
responsáveis, professores(as), gestores(as), coordenadores(as) e,
oportunamente, secretários(as) de educação e representantes do
poder executivo municipal, convidamos a todos à dedicação na
participação da segunda fase da OBMEP, às 14h do dia 10 de
setembro de 2016(sábado). Ressaltamos a necessidade do transporte
dos alunos do povoados e locais mais distantes e o incentivo de todos
nesta etapa.
Desejo,
desde já, ótimas festividades em prol da verdadeira INDEPENDÊNCIA.
Jeofton
Meira Trindade
Responsável
setorial da OBMEP na URE Santa Inês.
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