É intrigante o paradoxo entre os custos do que é convencional e aquele que agrega cuidados com os agravantes à natureza e o tijolo ecológico não se abstem à regra. Felizmente, disseminamos um modismo salutar quando valorizamos as atitudes que evidenciam o comportamento em benefício da redução das agressões à natureza.
Desde que tive conhecimento sobre o tijolo ecológico, vislumbrei adquirir uma prensa mecânica para fabricação própria do mesmo e minhas ações voltaram-se para esta realização. Confesso que foi uma meta que não tinha prazos por não ser prioridade, mas o interesse estava incorporado juntamente com muitos outros objetivos intima ou distantemente relacionados. Enquanto não adquiria a máquina, mantinha o interesse pelos artigos, imagens e vídeos sobre a fabricação e toda a técnica inerente à construção com alvenaria em tijolo aparente com ênfase no tijolo ecológico que recebe esta denominação por amenizar as agressões a natureza, quando, entre outros benefícios, dispensa a etapa da queima em sua fabricação evitando desmatamento e a liberação de CO2.
Mesmo tendo adquirido a prensa a algum tempo, me dediquei a construção de um local próprio para sua instalação afim de proporcionar mais prazer no manejo da máquina quando no processo de confecção dos tijolos.
Existem muitos tipos de prensas de fabricação de tijolo ecológico, sendo elas as mecânicas, hidráulicas e penumáticas, variando entre fabricantes, mas mantendo certa uniformidade do modelo. Destacamos que atualmente existe uma variedade de matrizes, que são as fôrmas, dividindo-se em tijolos com furos, apenas com um furo, sem furos, canaletas, placas, etc, que dinamizam e favorecem a tecnologia da alvenaria que adota este elemento construtivo.
Teste em 02/07/2017 |
Fontes:
http://verdeequipamentos.com.br/
http://www.tijolo.eco.br/tijolo-ecologico/conheca-o-tijolo-ecologico/
http://verdeequipamentos.com.br/
http://www.tijolo.eco.br/tijolo-ecologico/conheca-o-tijolo-ecologico/
Nenhum comentário:
Postar um comentário