A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares - OBMEP foi criada em 2005 e tem como principais objetivos:
- Estimular e promover o estudo da Matemática;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica,
possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter
acesso a material didático de qualidade;
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as
universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades
científicas;
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O calendário da olimpíada tem atividades que permeiam todo o ano letivo. Obviamente, não se encerram em meras participações estanques no momento de realização das provas de primeira e segunda fases. Alunos e professores dispostos a participarem efetivamente, planejam atividades de ensino e/ou aprendizagem para garantirem melhores desempenhos.
Existem muitas escolas e alunos inscritos, porém, preparados são poucos. Isso não é uma observação exclusiva da OBMEP.
Em toda competição:
- Existem os participantes não competitivos e que assim permanecem ou os que são auto-desafiados a desenvolver habilidades necessárias;
- Existem os participantes competitivos, aqueles que detêm, em algum nível, habilidades inerentes ao desafio, mantendo-as ou desenvolvendo-as progressivamente.
Só os competidores vivem e compreendem intimamente as angustias e as glórias. Aos demais, restam apenas as impressões mais aparentes.
Nos bastidores, estão os responsáveis pela logística necessária à realização do evento, desde as elaborações preliminares de cada edição até a premiação, todas realizadas em períodos estrategicamente escolhidos e neste momento vivemos as ações de pós aplicações da segunda fase da OBMEP, ocorrida em 15 de setembro de 2018. A quantidade de envolvidos envolvem muitos segmentos entre eles citamos equipe do planejamento, elaboradores de ítens, equipe gráfica, coordenadores nacionais, estaduais, supercoordenadores, coordenadores de centros de aplicações e muitos outros colaboradores.
O sucesso de um aluno, de uma escola, de um município, ..., exige muita dedicação e empenho de alguns atores e, mesmo me esforçando, certamente pecaria em esquecer de muitos envolvidos.
Estamos evoluindo gradativamente nas ações preliminares melhorando nossas quantitativas participações. Precisamos reduzir algumas injustiças e cito para destacar, as escolas não inscritas, os cartões não enviados de aprovações de alunos na primeira fase, ... Particularmente, gostaria de vivenciar momentos de apropriação coletiva do espirito de participação, momentos de esplendor, momentos de valorização destes competidores de olimpíadas de conhecimento.
Parabéns aos participantes e, em especial, parabéns aos alunos aprovados na primeira fase. Aguardemos nossos resultados.
Parabéns aos pais e/ou responsáveis pela educação destes jovens.
Parabéns aos participantes e, em especial, parabéns aos alunos aprovados na primeira fase. Aguardemos nossos resultados.
Parabéns aos pais e/ou responsáveis pela educação destes jovens.
Confira abaixo a galeria de fotos de algumas equipes presentes na realização da segunda fase da OBMEP 2018. Algumas com gestores das escolas sediadoras dos Centros de Aplicações, coordenadores municipais, secretários de educação, professores e demais integrantes da equipe de voluntários da aplicação da segunda fase(coordenadores de CA, fiscais aplicadores, fiscais volantes e apoio).
Bela Vista do Maranhão |
Bela Vista do Maranhão |
Alto Alegre do Maranhão |
Tufilândia |
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