terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Mosaicos

Este foi um trabalho desenvolvido nas escolas Centro de Ensino Neusa de Carvalho Bastos e Centro de Ensino Bandeira Tribuzzi - Caic em Santa Inês - MA. Nesta oportunidade envolvemos os alunos de primeiro e segundo ano do ensino médio.

Nossa pretensão era fazer um trabalho inter e multidisciplinar com o envolvimento de todos os docentes e discentes da escola. Infelizmente, não foi possível esta apropriação e realizamos esta análise juntos aos próprios alunos fazendo este elo de ligação exigido em uma das tarefas, mas sempre apresentando possíveis propostas de abordagem nas demais disciplinas.

A riqueza de conhecimento exigido, da fundamentação literária aos conhecimentos sobre publicações de postagens na internet, constituiu uma longa jornada que pretendemos culminar com muito mais conhecimento agregado em atividade que ficou na forma de surpresa que nos obriga a deixa-la reservada para publicação apos execução, se Deus nos permitir.

No link abaixo, listamos as atividades exigidas de forma comentada.

Atividades do projeto "Mosaico".

A galeria descrita no link acima será uma oportunidade dos participantes presenciarem a descrição na teoria e vivencia-la na prática observando os diversos trabalhos produzidos.

Contudo, a quem não teve a oportunidade de participar da galeria, exibimos a descrição de mosaico do wikipédia.

Mosaico é possivelmente uma palavra de origem grega (de µουσαικόν, transl. mousaikón, "obra das musas"[1]), embora a técnica seja antiga. É um embutido de pequenas peças (tesselas) de pedra ou de outros materiais como plástico, areia, papel ou conchas, formando determinado desenho. O objetivo do desenho é preencher algum tipo de plano (geralmente, piso ou parede).
É uma modalidade de arte decorativa milenar, que nos remete à Antiguidade greco-romana, quando teve seu apogeu. Na sua elaboração eram utilizados diversos tipos de materiais.
A técnica da arte musiva consiste na colocação de tesselas, que são pequenos fragmentos de pedras, como mármore e granito moldados com tagliolo e martellina, pedras semipreciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais, sobre qualquer superfície. Nos dias de hoje, o mosaico ressurgiu, despertando grande interesse, sendo cada vez mais utilizado, artisticamente, na decoração de ambientes interiores e exteriores.
Em Portugal, destacam-se os mosaicos das ruínas romanas de Conímbriga, datados do século II d.C., além do "mosaico das musas", da villa romana de Torre de Palma (século II - IV d.C.), em Monforte,[2] e os da villa romana de Milreu, no Distrito de Faro, no Algarve - belos exemplares decorativos da época romana.[3]
Também são exemplos de mosaico o calçadão de Copacabana, a disposição dos pisos e azulejos de uma casa, até mesmo algumas gravuras do artista holandês M. C. Escher que tratam do preenchimento do plano. Hoje, entre as principais figuras do mosaico contemporâneo, destacam-se Marcelo de Melo (Brasil)[4], Sonia King (Estados Unidos) e Emma Biggs (Reino Unido).

Outras leituras - Mosaico

A nossa grande referência sobre a arte foi o nosso artista plástico maranhense Fracisco Ferreira de Sousa (Fransoufer). Deixaremos alguns links de videos sobre o artista.

1 - Vídeo
2 - Vídeo
3 - Vídeo





Culminância do projeto

A principio gostaria de me desculpar pela demora na publicação da conclusão de nosso projeto de mosaicos.

A metodologia do projeto se desenvolveu na forma de pesquisas e posterior registros físicos e digitais.

Ao questionar sobre conhecimento inerente a arte musiva foi constatado desconhecimento quase unânime, após discussão alguns vagavam por meras lembranças de já terem visto ou ouvido algo a respeito. Nesta oportunidade solicitamos uma pesquisa sobre mosaicos que deveria ser entregue escrito individualmente. Na conclusão desta tarefa, questionamos sobre o Tangran e os comportamentos foram bem semelhantes aos da tarefa anterior e para isto também solicitamos a conclusão da tarefe com os registros escritos individualmente.

Para estimularmos a percepção do caráter interdisciplinar da temática pedimos que sugerissem formas didáticas de abordagem para cada uma das disciplinas curriculares e relato que, conforme depoimentos, muitos confessaram tentar descobrir em pesquisas na grande rede mundial, embora tivéssemos a pretensão de coletar sugestões originais e criativas. Esta tarefa consistia em trabalho escrito individual.

As demais tarefas desenvolveram na forma de grupos e iniciou com a confecção física de um tangram seguida de apresentação para turma onde na oportunidade o desafio da montagem do quadrado tradicional com todas as peças foi entusiasmante. No mesmo momento, demonstraram montagens de figuras representativas de uma das milhares de imagens existentes que criativamente sugerem representar animais em sua maioria. No momento da conclusão da confecção do quadrado tradicional com as sete peças do tangram pedimos para respectiva equipe fotografa-lo, bem como com a posterior confecção da imagem representativa da figura extra solicitada. Estas imagens digitais foram apenas subsídios para explorarmos o conhecimento muito comum dos adolescentes desta geração de nativos digitais. Muitos tiveram facilidade, mas outros tiveram que desenvolver alguma aprendizagem circunstancial inerente ao desafio. Lembramos que a conclusão desta tarefa seria posteriormente avaliada na ultima tarefa que consistia na confecção de uma pagina publica na internet e que após a conclusão, apenas deveriam compartilhar o link da mesma.

A tarefa de confecção do site foi muito questionada, por dificuldade de acessos a internet ou ausência de conhecimentos necessários. Para isto apenas sugerimos que os blogs são páginas que apresentam extrema facilidade dispensando conhecimentos próprios de web designers. Alimentados pelo desafio, conseguiram executar esta ultima tarefa e aqui revelamos uma dificuldade muito comum que é desenvoltura na arte da comunicação escrita. Porém, muitos elaboraram ótimas publicações.

As publicações deveriam portar as pesquisas sobre mosaicos, tangram, as sugestões de abordagem da arte musiva em cada uma das disciplinas, ter exemplos de obras clássicas em arte musiva no Mundo, em nível nacional e em nível local. Também seria a oportunidade de apresentar a montagem digital solicitada e seus pareceres sobre a proposta de sugerida no projeto Mosaicos.

Lista de links das publicações produzidas:






Conforme comentei no inicio desta postagem, uma das atividades não seria revelada por receio da decepção por inviabilidade financeira para realização. A surpresa foi mais nossa que dos alunos por conseguirmos recursos pra concretização da culminância do projeto que consistia em uma visita inloco ao sitio do Sr Francisco Sousa Ferreira(Fransoufer) no município de Bequimão-MA.

Fizemos uma breve explanação do trabalho desenvolvido para toda a escola no auditório e revelamos a oportunidade da viagem aos cinco alunos da equipe que apresentou o melhor trabalho e que seria constatado naquele mesmo dia com a oportuna execução da galeria de exposição dos trabalhos para seus respectivos alunos e sua comunidade escolar, o que veio a ser realizado em momentos individuais para cada escola envolvida. Portanto, a comitiva seria composta por cinco alunos da escola Centro de Ensino Neusa de Carvalho Bastos, cinco alunos da escola Centro de Ensino Bandeira Tribuzzi - CAIC e cinco integrantes distribuídos entre gestores e docentes de ambas escolas.

Nossa viagem foi realizada com inquestionável postura de todos os integrantes da comitiva.

Mais uma vez, peço desculpas pela demora na publicação do registro da execução do projeto.

Confira abaixo a galeria de imagens da visita ao sitio Canaã de propriedade de Fransoufer e outros registros:



Me despeço, deixando um vídeo que julgo identificarem imagens afins no clip produzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário