A proposta dos breves relatos sobre a trajetória no curso de direito tem a pretensão de narrar sobre a realização do respectivo período de forma sucinta. No entanto, fica evidente que não abordaremos sobre todos os ocorridos, até porque seria um feito quase impossível.
A experiência de alguns anos que numericamente coincide aos 50% do curso, temos os 50 anos de ampla dedicação ao conhecimento, sobretudo acadêmico e, inevitavelmente, alguma formação filosófica de vida. Desta, oportunamente destaco como "máxima", a perseverança do pouco contínuo em sobreposição ao muito esporádico, sendo aquela bem mais produtiva que esta. Isso vale para todos os segmentos da vida, embora seja norma das formações acadêmicas a sua distribuição, em regra, em 5 anos distribuídos em 10 períodos para quase todos os cursos de graduação em licenciatura ou bacharelados. Costumo dizer que a duração é, em média, 5 anos para quem deu início e para quem ainda não tomou atitude, demora um pouco mais.
Neste interim, compreendendo o intervalo de 5 anos, de ampla dedicação ao conhecimento podemos observar de forma bastante holística, um universo de situações coincidentes ou divergentes entre as realidades de cada aluno. Inevitavelmente, estamos sujeitos à vários obstáculos para os quais enfatizamos os comprometimentos financeiros ou da saúde.
Nossa turma é composta de majoritário número de alunos com assumidas responsabilidades familiares, laborais, comerciais, empresariais, entre muitas outras, que certamente potencializam as possibilidades de comprometimentos de eventuais participações de aula, trabalhos, provas, eventos da turma, curso ou da faculdade. Conforme realidade da turma, alguns colegas tiveram que interromper o andamento. Felizmente, aos demais restou situações difíceis, mas contornáveis e que nos permitiu a manutenção até esta fase de concretização dos 50%.
Após superação destes 50%, encontramo-nos na fase regressiva e, para esta, esperamos reestabelecer todo o vigor oriundo do desejo de concretização de nossos anseios. Que os próximos degraus sejam perseverantemente superados e que possamos juntos comemorar cada nova conquista, desde as mais singelas e discretas que possam parecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário