quinta-feira, 17 de maio de 2018

Enfermagem em ação

Os graduandos em bacharel de enfermagem da Faculdade Santa Luzia - FSL e os futuros técnicos em enfermagem da Escola Técnica de Comércio Santa Luzia - ETCSL realizaram várias ações que enaltecem estes profissionais indispensáveis ao sucesso das recuperações de enfermos, independentemente da gravidade das situações.

"A Semana da Enfermagem é comemorada em todo o país no período de 12 a 20 de maio, período definido entre o dia do enfermeiro (12) e o dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20). Estas datas foram definidas em alusão ao nascimento de Florence Nightingale e a morte de Anna Neri, respectivamente. Ambas são personalidades históricas e de grande relevância para o desenvolvimento da enfermagem no mundo e no Brasil." (Coren - MT)

A programação foi composta de palestras, minicursos e muitas outras atividades distribuídas em pontos movimentados em benefício da população. Todas as atividades eram inerentes ao tema  escolhido "Enfermagem - um novo olhar na dimensão do cuidar" trabalhando a magnitude do universo dos profissionais desta área, que transcende todo olhar simplista sobre a atuação destes profissionais.

Só temos a agradecer à dedicação e empenho dos alunos da graduação e curso técnico. Uma parceria da FSL/ETCSL, alunos e toda comunidade envolvida e a todos desejamos "Amor e Luz".

Hino da enfermagem

Amor e Luz
A mão que toca e faz
A dor fica menor
O seu olhar afaga

Amor e Luz
No silêncio das noites

O guardião da vida
Basta você chamar

Vive a vida
Pra tantas vidas
Muitas vezes sem saída
Nem o tempo cura as vezes essas feridas,
Mas um sedativo é sempre o ombro amigo
O Enfermeiro, a Enfermeira
Transcendem suas lutas pelos leitos
O Enfermeiro, a Enfermeira
Já é eleito em nossos corações amor e luz

Amor e Luz
Amor e Luz, uma bandeira branca avisa
A vida sempre vale mais
Amor e Luz
Amor e Luz, chama acesa
Vida em tantos hospitais

Vive a vida...



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sábado, 24 de março de 2018

OBMEP 2018


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.


Resultado de imagem para OBMEP 2018


Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:


- Estimular e promover o estudo da Matemática;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2017, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.


Sou o professor Jeofton Meira Trindade, graduado em matematica desde 1998, portanto, para quem leu ate aqui, percebeu, logicamente, que nao tive oportunidade de participar destas olimpiadas, uma insatisfacao possivelmente compartilhada com muitos outros colegas que atuam na area por afinidade ou que despertaram interesse, se identificaram com a mesma e concluiram seus estudos do ensino basico ate 2005.

Os gastos com a OBMEP são suportados com recursos da parceria MEC e MCTIC. São gastos razoáveis destinados a impressão de materiais(provas e orientações da primeira e segunda fase e divulgação), logística, premiação, manutenção de bolsas de auxilio a estudantes premiados conforme regulamentos, etc. 

Na indisposição de um dos parceiros, a edição da OBMEP estaria comprometida, secionando trabalhos desenvolvidos em muitas escolas que visam a participação efetiva dos seus alunos. Toda esta dedicação, motivada pela participação na OBMEP é demonstrada, não só na conquista de medalhas ou menções da OBMEP, mas, sobretudo no seu crescimento intelectual revelado no sucesso acadêmico e profissional dos alunos. Isto pode ser comprovado analisando os desempenhos de nossos efetivos candidatos, aqueles que se manifestam comprometidos com o desafio.

Cito portanto, casos de alunos que não alcançaram medalhas em suas participações, mas que atingiram 910 pontos na área de matemática, o que foi decisivo para sua classificação no curso pretendido e com autonomia para manter-se na universidade de seu interesse e casos de alunos que foram premiados e que não seria nenhuma surpresa a conquista do ingresso no curso de seu sonho e a garantia de uma vida social e profissional mais confortável e honesta.

Aqueles que não apresentam algum potencial competitivo, isto e muito relativo, mas que estão comprometidos com a leitura e concomitante participação, podem usufruir das qualidades das questões recheadas de informações enriquecedoras ao intelecto cognitivo, promovendo o raciocínio logico e exigindo aplicações e/ou desenvolvimento de seus potenciais com enfase à criatividade.

Aqueles que leram ate aqui, meus agradecimentos e que esta leitura sirva de motivação e justificativa da importância em oferecer esta oportunidade estendida indistintamente a todos os alunos. Quiçá pudessem se comprometer e aproveitar de todo desenvolvimento que uma participação oferece.

Desejo especialmente, neste momento decisivo de inscrição, atingir os nossos parceiros prefeitos, secretários de educação, gestores, coordenadores e professores dos municípios de: Alto Alegre do Pindaré, Bela Vista do Maranhão, Bom Jardim, Igarapé do Meio, Monção, Pindaré Mirim, Pio XII, Santa Inês, Santa Luzia, São João do Caru, Satubinha e Tufilândia. Municípios jurisdicionados a Unidade Regional de Educação - URE Santa Inês.

A inscrição encerra dia 02 de abril de 2018, mas não dispomos de tanto tempo por conta da semana santa neste intervalo. Por isso, a agilidade àqueles que ainda não se manifestaram seria imprescindível.

Jeofton Meira Trindade - coordenador regional da OBMEP, articulador do Plano Estadual de Educacao - PEE, Alimentação Escolar das escolas publicas estaduais, multiplicador do Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE Santa Inês e professor voluntario no CEI Poeta Antonio Jose, da URE Santa Inês.

segunda-feira, 19 de março de 2018

Quebradeira de coco

Quebradeira de coco solteira, que cedo levanta, passa o café no velho bule, no fogareiro de barro, utilizando o carvão feito da casca do coco babaçu. Pega um pano, faz dele uma rodilha, uma proteção para a cabeça, pega sua "manchada", sua "mancepa" e uma lata de meio quilo, este último era pra medir a quantia de amêndoa de coco, colocava-os dentro do cofo e depois sobre sua cabeça, enrolava o vestido para ficar mais curto e colocava a mão na cintura para servir de contra-peso.E segue para o mato para juntar coco. Junta um, dois, um aqui outro acolá, enche o cofo até transbordar, procura um local e os despeja, ficando um sobre o outro formando uma ruma. Ao terminar de juntar o coco, ela pega um tronco forte cortado ou raiz de mangueira ou de cajueiro, prega a "manchada" sobre o tronco com auxílio da "mancepa", espécie de martelo de madeira, e assenta sobre o chão. E começa a quebrar, em suas mancepadas, inicia uma de suas cantorias para ver o tempo passar ligeiro. Como passa-tempo aquelas cantigas de caixa eram as que se sobressaiam e lhe davam companhia naquele dia. Colocava as amêndoas dentro do cofo e as cascas do lado, estas iriam mais tarde para a caeira, um buraco feito para queimar as cascas transformando-as em carvão, que mais tarde também serveria tanto para usar no preparo da alimentação, quanto para vender. A quebradeira já de costas doídas daquele dia inteiro de batalho, chega em casa com seu cofo de amêndoas. Uma parte para venda, outra para alimentação das criações e para a fabricação do azeite. Ela separa as da venda, soca no pilão as amêndoas que irá utilizar em casa, uma parte do bagaço serve de alimento para as galinhas caipiras, a outra vai para o caldeirão, que logo transformará em azeite. O leite de coco para engrossar o caldo do peixe consertado em tic tic e também para ajudar na fabricação dos deliciosos bolos de tapioca. Das cascas ela retira o fubá para fazer mingau para as crianças menores da casa. E coloca na caeira o restante, ascende a caeira, cobre com as pindobas, palhas verdes de babaçu, e bastante terra, para abafar. E aguarda que o fogo faz sua parte. No fim do dia ela retorna para tirar o carvão. Leva para casa os cofos fardos, e a casa enche de alegria. Prepara o mingau para os menores dormirem. E na ceia da noite prepara a mesa com aquele peixinho gostoso da água doce, e de sobremesa aquele café cheiroso, torrado com erva-doce, com o delicioso bolo de tapioca, digno de uma mulher guerreira. E assim é a história que se inicia dia após dia.

Texto: Diêgo Nunes Boaes

https://www.facebook.com/mellquisedequeallmeidaoficial/photos/a.270666323338383.1073741829.228321654239517/332296410508707/?type=3&theater 

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Gráficos

Recomendação de vídeos sobre aplicações de gráficos


Evolução dos países - Carlos Alberto Sardenberg

Infelizmente, não foi possível deixar a imagem do vídeo da rede globo. Para isto, recorram ao link acima.


Demografia brasileira



Recomendação de material impresso:

Apostila de estatistica em pdf

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Enfermagem FSL

A description...


Disciplina: Bioestatística

EMENTA: Conhecimentos sobre descrição, análise e interpretação de dados em saúde, a partir de situações práticas e segundo o método científico que as fundamenta.

OBJETIVO GERAL: Conhecer e utilizar os métodos estatísticos mais usados na coleta, descrição, análise e interpretação de dados de saúde.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1- Estatística: população e amostra; levantamento de dados; estatística descritiva.

2- Variáveis: tipos e níveis de mensuração.

3- Representação das frequências) e gráfica.

4- Medidas de posição ou tendência central: média aritmética; mediana; moda; quartis; percentis.

5- Medidas de dispersão: variância; desvio-padrão; coeficiente de variação de Pearson.

6- Correlação e Regressão: correlação linear; medidas de correlação; linha de regressão de mínimos quadrados.

7- Associação: tabelas de contingência 2X2.

8- Probabilidade: experimento aleatório; espaço amostral e evento; definição de probabilidade; principais teoremas; probabilidade condicional e independência.

9- Distribuições de probabilidade.




BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARANGO, Héctor Gustavo. Bioestatística teórico e computacional com banco de dados reais. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. *****

FONTELLES, Mauro José. Bioestatística aplicada à pesquisa experimental. São Paulo: Livraria da Física, 2012, v.1. *****

FONTELLES, Mauro José. Bioestatística aplicada à pesquisa experimental. São Paulo: Livraria da Física, 2012, v. 2. *****

MURRAY R. S.; Estatística. Pearson Education. 3a Ed. 2004.

NETO P. L. O.; Estatística. Editora Edgard Blucher ltda. 2a Ed. 2002.

RODRIGUES, P. C. Bioestatística. 3. ed. Niterói: Ed. UFF, 2002

VIEIRA, Sonia. Introdução à Bioestatística. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. *****



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


MARTINS, G. de A. Estatística geral e aplicada. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006

DORIA FILHO, U. Introdução à bioestatística: para simples mortais. São Paulo: Elsevier, 1999.

PAGANO, M.; GAUVREAU, K. Princípios de bioestatística. 2. ed. São Paulo: Thomson, 2004.

RIUS DÍAZ, F.; BARÓN LÓPEZ, F. J. Bioestatística. São Paulo: Thomson, 2007.

MURRAY R. S.; Estatística: resumo da teoria. Editora Mcgraw - Hiel do Brasil Ltda. 1972.


Acesso ao sistema da faculdade: FSL

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Iniciando 2018

Nesta quarta, 03/01, tivemos a primeira reunião do curso superior de enfermagem da Faculdade Santa Luzia-FSL. Na oportunidade, foi apresentado o horário de aula das duas turmas: vespertino e noturno.


Numa pauta composta de calendário escolar, plano de ensino, eleições de representantes do conselho superior e núcleo de docentes estruturantes do curso, coordenação de cursos de pós-graduação, plano de cargos, carreira e salario do corpo docente, apresentação do plano de melhorias do curso de enfermagem e outros tópicos discutidos, poderíamos destacar o entusiasmo da equipe entre muitas outras características de significativa relevância.

Docentes do primeiro semestre do curso superior de enfermagem da FSL
A Escola Técnica de Comercio Santa Luzia(instituição mantenedora) atua em nossa cidade a mais de 25 anos e destaca-se na área de saúde conquistando reconhecimento merecido na oferta de curso técnico, sobretudo, de enfermagem. Recentemente, apos muitos anos de luta e dedicação, foi autorizado pelo Ministério de Educação e Cultura - MEC, o funcionamento do curso em nível superior.

Os méritos da conquista só tem a favorecer a educação de Santa Inês e região atendendo aos anseios de alunos egressos de cursos técnicos afins oferecido por esta escola e outras instituições. Esta nova opção ameniza a carência de oferta de cursos superiores em nossa cidade, uma cidade em constante desenvolvimento, mas muito carente na oferta de cursos relevantes como: direito, engenharias, medicina, odontologia e outros, exigindo deslocamentos onerosos e muitas vezes incompatíveis com as disponibilidades de quem compartilha de outras responsabilidades.

As inscrições do seletivo ainda estão abertas.

Escola Técnica de Comercio Santa Luzia
Endereço: Rua 21 de abril, 223 centro Santa Inês-MA
Contato: 98 3653 1541; 98 98109 0921(Cardoso Neto)