sábado, 24 de março de 2018

OBMEP 2018


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.


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Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:


- Estimular e promover o estudo da Matemática;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2017, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.


Sou o professor Jeofton Meira Trindade, graduado em matematica desde 1998, portanto, para quem leu ate aqui, percebeu, logicamente, que nao tive oportunidade de participar destas olimpiadas, uma insatisfacao possivelmente compartilhada com muitos outros colegas que atuam na area por afinidade ou que despertaram interesse, se identificaram com a mesma e concluiram seus estudos do ensino basico ate 2005.

Os gastos com a OBMEP são suportados com recursos da parceria MEC e MCTIC. São gastos razoáveis destinados a impressão de materiais(provas e orientações da primeira e segunda fase e divulgação), logística, premiação, manutenção de bolsas de auxilio a estudantes premiados conforme regulamentos, etc. 

Na indisposição de um dos parceiros, a edição da OBMEP estaria comprometida, secionando trabalhos desenvolvidos em muitas escolas que visam a participação efetiva dos seus alunos. Toda esta dedicação, motivada pela participação na OBMEP é demonstrada, não só na conquista de medalhas ou menções da OBMEP, mas, sobretudo no seu crescimento intelectual revelado no sucesso acadêmico e profissional dos alunos. Isto pode ser comprovado analisando os desempenhos de nossos efetivos candidatos, aqueles que se manifestam comprometidos com o desafio.

Cito portanto, casos de alunos que não alcançaram medalhas em suas participações, mas que atingiram 910 pontos na área de matemática, o que foi decisivo para sua classificação no curso pretendido e com autonomia para manter-se na universidade de seu interesse e casos de alunos que foram premiados e que não seria nenhuma surpresa a conquista do ingresso no curso de seu sonho e a garantia de uma vida social e profissional mais confortável e honesta.

Aqueles que não apresentam algum potencial competitivo, isto e muito relativo, mas que estão comprometidos com a leitura e concomitante participação, podem usufruir das qualidades das questões recheadas de informações enriquecedoras ao intelecto cognitivo, promovendo o raciocínio logico e exigindo aplicações e/ou desenvolvimento de seus potenciais com enfase à criatividade.

Aqueles que leram ate aqui, meus agradecimentos e que esta leitura sirva de motivação e justificativa da importância em oferecer esta oportunidade estendida indistintamente a todos os alunos. Quiçá pudessem se comprometer e aproveitar de todo desenvolvimento que uma participação oferece.

Desejo especialmente, neste momento decisivo de inscrição, atingir os nossos parceiros prefeitos, secretários de educação, gestores, coordenadores e professores dos municípios de: Alto Alegre do Pindaré, Bela Vista do Maranhão, Bom Jardim, Igarapé do Meio, Monção, Pindaré Mirim, Pio XII, Santa Inês, Santa Luzia, São João do Caru, Satubinha e Tufilândia. Municípios jurisdicionados a Unidade Regional de Educação - URE Santa Inês.

A inscrição encerra dia 02 de abril de 2018, mas não dispomos de tanto tempo por conta da semana santa neste intervalo. Por isso, a agilidade àqueles que ainda não se manifestaram seria imprescindível.

Jeofton Meira Trindade - coordenador regional da OBMEP, articulador do Plano Estadual de Educacao - PEE, Alimentação Escolar das escolas publicas estaduais, multiplicador do Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE Santa Inês e professor voluntario no CEI Poeta Antonio Jose, da URE Santa Inês.

segunda-feira, 19 de março de 2018

Quebradeira de coco

Quebradeira de coco solteira, que cedo levanta, passa o café no velho bule, no fogareiro de barro, utilizando o carvão feito da casca do coco babaçu. Pega um pano, faz dele uma rodilha, uma proteção para a cabeça, pega sua "manchada", sua "mancepa" e uma lata de meio quilo, este último era pra medir a quantia de amêndoa de coco, colocava-os dentro do cofo e depois sobre sua cabeça, enrolava o vestido para ficar mais curto e colocava a mão na cintura para servir de contra-peso.E segue para o mato para juntar coco. Junta um, dois, um aqui outro acolá, enche o cofo até transbordar, procura um local e os despeja, ficando um sobre o outro formando uma ruma. Ao terminar de juntar o coco, ela pega um tronco forte cortado ou raiz de mangueira ou de cajueiro, prega a "manchada" sobre o tronco com auxílio da "mancepa", espécie de martelo de madeira, e assenta sobre o chão. E começa a quebrar, em suas mancepadas, inicia uma de suas cantorias para ver o tempo passar ligeiro. Como passa-tempo aquelas cantigas de caixa eram as que se sobressaiam e lhe davam companhia naquele dia. Colocava as amêndoas dentro do cofo e as cascas do lado, estas iriam mais tarde para a caeira, um buraco feito para queimar as cascas transformando-as em carvão, que mais tarde também serveria tanto para usar no preparo da alimentação, quanto para vender. A quebradeira já de costas doídas daquele dia inteiro de batalho, chega em casa com seu cofo de amêndoas. Uma parte para venda, outra para alimentação das criações e para a fabricação do azeite. Ela separa as da venda, soca no pilão as amêndoas que irá utilizar em casa, uma parte do bagaço serve de alimento para as galinhas caipiras, a outra vai para o caldeirão, que logo transformará em azeite. O leite de coco para engrossar o caldo do peixe consertado em tic tic e também para ajudar na fabricação dos deliciosos bolos de tapioca. Das cascas ela retira o fubá para fazer mingau para as crianças menores da casa. E coloca na caeira o restante, ascende a caeira, cobre com as pindobas, palhas verdes de babaçu, e bastante terra, para abafar. E aguarda que o fogo faz sua parte. No fim do dia ela retorna para tirar o carvão. Leva para casa os cofos fardos, e a casa enche de alegria. Prepara o mingau para os menores dormirem. E na ceia da noite prepara a mesa com aquele peixinho gostoso da água doce, e de sobremesa aquele café cheiroso, torrado com erva-doce, com o delicioso bolo de tapioca, digno de uma mulher guerreira. E assim é a história que se inicia dia após dia.

Texto: Diêgo Nunes Boaes

https://www.facebook.com/mellquisedequeallmeidaoficial/photos/a.270666323338383.1073741829.228321654239517/332296410508707/?type=3&theater 

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Gráficos

Recomendação de vídeos sobre aplicações de gráficos


Evolução dos países - Carlos Alberto Sardenberg

Infelizmente, não foi possível deixar a imagem do vídeo da rede globo. Para isto, recorram ao link acima.


Demografia brasileira



Recomendação de material impresso:

Apostila de estatistica em pdf

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Enfermagem FSL

A description...


Disciplina: Bioestatística

EMENTA: Conhecimentos sobre descrição, análise e interpretação de dados em saúde, a partir de situações práticas e segundo o método científico que as fundamenta.

OBJETIVO GERAL: Conhecer e utilizar os métodos estatísticos mais usados na coleta, descrição, análise e interpretação de dados de saúde.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1- Estatística: população e amostra; levantamento de dados; estatística descritiva.

2- Variáveis: tipos e níveis de mensuração.

3- Representação das frequências) e gráfica.

4- Medidas de posição ou tendência central: média aritmética; mediana; moda; quartis; percentis.

5- Medidas de dispersão: variância; desvio-padrão; coeficiente de variação de Pearson.

6- Correlação e Regressão: correlação linear; medidas de correlação; linha de regressão de mínimos quadrados.

7- Associação: tabelas de contingência 2X2.

8- Probabilidade: experimento aleatório; espaço amostral e evento; definição de probabilidade; principais teoremas; probabilidade condicional e independência.

9- Distribuições de probabilidade.




BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARANGO, Héctor Gustavo. Bioestatística teórico e computacional com banco de dados reais. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. *****

FONTELLES, Mauro José. Bioestatística aplicada à pesquisa experimental. São Paulo: Livraria da Física, 2012, v.1. *****

FONTELLES, Mauro José. Bioestatística aplicada à pesquisa experimental. São Paulo: Livraria da Física, 2012, v. 2. *****

MURRAY R. S.; Estatística. Pearson Education. 3a Ed. 2004.

NETO P. L. O.; Estatística. Editora Edgard Blucher ltda. 2a Ed. 2002.

RODRIGUES, P. C. Bioestatística. 3. ed. Niterói: Ed. UFF, 2002

VIEIRA, Sonia. Introdução à Bioestatística. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. *****



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


MARTINS, G. de A. Estatística geral e aplicada. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006

DORIA FILHO, U. Introdução à bioestatística: para simples mortais. São Paulo: Elsevier, 1999.

PAGANO, M.; GAUVREAU, K. Princípios de bioestatística. 2. ed. São Paulo: Thomson, 2004.

RIUS DÍAZ, F.; BARÓN LÓPEZ, F. J. Bioestatística. São Paulo: Thomson, 2007.

MURRAY R. S.; Estatística: resumo da teoria. Editora Mcgraw - Hiel do Brasil Ltda. 1972.


Acesso ao sistema da faculdade: FSL

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Iniciando 2018

Nesta quarta, 03/01, tivemos a primeira reunião do curso superior de enfermagem da Faculdade Santa Luzia-FSL. Na oportunidade, foi apresentado o horário de aula das duas turmas: vespertino e noturno.


Numa pauta composta de calendário escolar, plano de ensino, eleições de representantes do conselho superior e núcleo de docentes estruturantes do curso, coordenação de cursos de pós-graduação, plano de cargos, carreira e salario do corpo docente, apresentação do plano de melhorias do curso de enfermagem e outros tópicos discutidos, poderíamos destacar o entusiasmo da equipe entre muitas outras características de significativa relevância.

Docentes do primeiro semestre do curso superior de enfermagem da FSL
A Escola Técnica de Comercio Santa Luzia(instituição mantenedora) atua em nossa cidade a mais de 25 anos e destaca-se na área de saúde conquistando reconhecimento merecido na oferta de curso técnico, sobretudo, de enfermagem. Recentemente, apos muitos anos de luta e dedicação, foi autorizado pelo Ministério de Educação e Cultura - MEC, o funcionamento do curso em nível superior.

Os méritos da conquista só tem a favorecer a educação de Santa Inês e região atendendo aos anseios de alunos egressos de cursos técnicos afins oferecido por esta escola e outras instituições. Esta nova opção ameniza a carência de oferta de cursos superiores em nossa cidade, uma cidade em constante desenvolvimento, mas muito carente na oferta de cursos relevantes como: direito, engenharias, medicina, odontologia e outros, exigindo deslocamentos onerosos e muitas vezes incompatíveis com as disponibilidades de quem compartilha de outras responsabilidades.

As inscrições do seletivo ainda estão abertas.

Escola Técnica de Comercio Santa Luzia
Endereço: Rua 21 de abril, 223 centro Santa Inês-MA
Contato: 98 3653 1541; 98 98109 0921(Cardoso Neto)

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Matrícula SEDUC 2018

Utilidade pública

As pré-matrículas da rede pública estadual de ensino para o período letivo de 2018 estão acontecendo e são efetuadas em caráter on-line em qualquer computador com acesso à internet no endereço abaixo.

Todas as escolas estão empenhadas na garantia da democratização do acesso ao ensino médio e os Núcleo de Tecnologia Educacionais - NTEs reforçam essa equipe nos locais onde estes atuam.

Em Santa Inês, o  NTE Santa Inês está situado na alameda carajás, 263 sabbak, nas dependências da escola CE Bandeira Tribuzzi - CAIC.

É importante que o aluno que deseja INGRESSAR no ensino médio da rede pública estadual tenha seu código do SIAEP, caso contrário, disponha dos seguintes dados:

Nome completo (INDISPENSÁVEL);
Nome completo da mãe (INDISPENSÁVEL);
Nome completo do pai (DISPENSÁVEL/FACULTATIVO/IRRELEVANTE);
Data de nascimento (INDISPENSÁVEL);
Contato de celular ou telefone (INDISPENSÁVEL);
E-mail em atividade/funcionando (INDISPENSÁVEL);
Endereço completo com CEP atual(INDISPENSÁVEL);
Número de CPF(INDISPENSÁVEL);
Dados da certidão de nascimento (número do termo, número da folha, número do livro, estado, cidade, cartório e data da emissão) - (INDISPENSÁVEIS).



http://sistemas.educacao.ma.gov.br/matricula2018/


O primeiro período de pré-matrícula foi restrito a algumas escolas da capital maranhense e uma de Imperatriz e encerrou às 23h59 do dia 17 (sexta-feira).

Os estudantes que optarem por essas escolas serão classificados de acordo com média geral da carreira escolar do 9º ano. Serão levadas em consideração as médias dos três primeiros bimestres das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática e o número de faltas nos três primeiros bimestres no componente curricular Língua Portuguesa. Esses dados deverão ser solicitados à escola atual do estudante em declaração, conforme modelo disponível no site da Seduc.

O resultado do processo classificatório para as escolas de ampla concorrência estará disponível para consulta a partir das 8h do dia 20 (segunda-feira) às 23h59 do dia 24 (sexta-feira), deste mês.
O segundo período de pré-matrícula geral para a 1ª série do Ensino Médio para todas as 722 escolas da rede estadual de ensino começa a partir das 8h do dia 27 (segunda-feira) às 23h59 do dia 8 de dezembro.

No ato da pré-matrícula os alunos poderão optar por uma das escolas estaduais, exceto as unidades escolares das modalidades de Educação do Campo, Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação de Jovens e Adultos. Os estudantes que optarem pelo ensino médio em um dos Centros de Educação Integral ‘Educa Mais’ serão informados pelo sistema no ato da pré-matrícula, que irão frequentar a escola do turno diurno (manhã e tarde).

Ao selecionar a escola o estudante automaticamente assume a vaga disponível na escola de sua preferência. Cada estudante só poderá solicitar pré-matrícula em uma única escola. As vagas obedecerão à ordem de acesso ao sistema de matrícula.

Após o encerramento do período da pré-matrícula, o estudante receberá a confirmação no próprio sistema de que sua pré-matrícula foi realizada com sucesso. A matrícula só será validada a partir do momento em que o aluno entregar a documentação na escola. Para isto, é importante estar atento aos périodos destinados a este procedimento.

MATRÍCULAS

As matrículas do 1º ano serão efetivadas no período de 8 a 19 de janeiro de 2018. Para a matrícula ou rematrícula no 2º e 3º anos do Ensino Médio e nas séries do Ensino Fundamental, da Rede Estadual, os pais ou responsáveis devem procurar pessoalmente às escolas para matricular seus filhos.

CALENDÁRIO

• Primeiro período - Pré-matrícula – escolas de ampla concorrência (somente para 03 escolas da capital maranhense): 13/11 a 17/11. O resultado do Processo Classificatório escolas ampla concorrência sairá entre 20/11 e 24/11

• Segundo período - Pré-matrícula geral on-line – 1º ano do ensino regular (para TODAS as demais escolas do Maranhão): 27/11 a 08/12.
• Matrícula – 1º ano do ensino médio: 08/01 a 19/01/2018 - Local: Pessoalmente nas escolas
• Início Ano Letivo 2018: 02/02/2018
• Início Ano Letivo nos Centros de Educação Integral: 28/02/2018