quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Mensagem natalina


Estamos ao fim de mais um ano cristão. Muitos enfrentaram turbulências de diversas naturezas e magnitudes. Muitos conseguiram sair da tempestade e alguns ainda estão enfrentando os desafios da vida. Enfim, vamos avançando a cada dia na única certeza de estar cumprindo nossa jornada.
Àqueles com a qual, direta ou indiretamente, tivemos a honra de compartilhar nosso dia a dia, esperamos ter contribuido positivamente, seja com os produtos que trabalhamos, com os serviços que prestamos ou mesmo em nosso convívio social adjacente.

Produtos que trabalhamos:

Produtos Mahogany: uma linha de produtos cosméticos que temos satisfação em trabalhar por suas atrativas qualidades tornando o astral de seu dia, e daqueles que estão em seu meio, mais feliz;




e outras linhas de cosméticos como (Hinode, Boticário, etc)

Produtos Handara: uma linha de confecção que oferece excelência na área, conforto e o prazer de vestir-se bem;




Depósito J. Trindade: oferecendo materiais de construção e contribuindo com a satisfação de seu bem estar;

Serviços que desenvolvemos:

Como profissional do setor pedagógico com habilidades em matemática, além de atuar como funcionário público da rede estadual e serviços particulares em diversas faculdades, mantemos a prestação de serviços particulares(aulas particulares) na Academia Galileu.



Convívio social:

Tufimel (Mel de Tufilândia): um hobbie prazeroso e que produz produtos inquestionáveis como o mel, considerado de natureza real pelas suas qualidades. Brevemente, teremos a oportunidade de publicar nosso trabalho envolvendo a invejável cultura das abelhas(Apicultura).

Construções de todo o Grupo Trindade: onde passamos boa parte do tempo em contato com nossos colaboradores da área da construção civil;

IFMA Santa Inês e outras instituições: onde desenvolvemos e socializamos nossas competências e habilidades acadêmicas em matemática, engenharia civil e outras áreas afins;

NTE - Núcleo de Tecnologias Educacionais de Santa Inês e URE - Unidade Regional de Educação de Santa Inês onde realizamos nossos serviços como funcionário público da rede estadual de ensino do Maranhão.


Independente de alguma relação comercial, ou laço de convivência, desejamos a todos o conforto e a sensação de cumplicidade imbuídos do espírito de paz, confraternização e altruísmo emanado no período natalino e manifestar nossos desejos fraternos de um futuro cada vez melhor.



Feliz ano novo. Feliz 2017
Votos de Jeofton Trindade e família.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Pimenta



Segundo a literatura, as pimentas variam entre 20 e 30 espécies e das quais apenas 5 são domesticadas. São originárias das Américas do sul e central e constam serem conhecidas a mais de 7000 anos a. C., apontando entre as primeiras plantas a serem domesticadas. Grosseiramente, os ameríndios a utilizavam para tornar a ingestão de carnes e cereais mais atraentes.

A introdução da espécie nos hábitos e costumes alimentares dos europeus, asiáticos e africanos só aconteceu após o descobrimento das Américas, onde os descobridores associaram a ardência de algumas amostras à conhecida pimenta preta(pimenta do reino) já velha conhecida e sua chegada nos demais continentes foi rapidamente absorvido pelo setor de alimentos, principalmente nas regiões das Filipinas, Índia, Coréia, China e Japão, onde foram incorporadas à culinária dessas regiões quase instantaneamente.

Possuíam, também, a função de preservar os alimentos da contaminação por bactérias e fungos, contribuindo para a saúde, a longevidade e a manutenção da capacidade produtiva daquela gente. Seu emprego tornou-se característico da culinária da América Tropical.

Os registros históricos de suas origens conferem às regiões do Peru, Bolívia e México onde os índios, astecas e maias deixaram vestígios de muitos hábitos de consumo com finalidades medicativas e/ou alimentares. Os próprios fazendeiros astecas desenvolveram diversas variedades.

As pimentas devem ser classificadas pelas flores e não pelos frutos e sofrem variações de acordo com o clima da região do seu cultivo.



 Vale ressaltar as ações metabólicas da pimenta, descrita na Wikipédia:

"A ação da pimenta e seus efeitos no metabolismo humano acontecem da seguinte forma: quando uma pessoa ingere um alimento apimentado, a capsaicina ou a piperina estimula os receptores sensíveis existentes na língua e na boca. Ao serem atingidos quimicamente por tais substâncias, esses receptores nervosos transmitem ao cérebro uma mensagem informando que a sua boca estaria sofrendo queimaduras. Imediatamente o cérebro gera uma resposta ordenando ações no sentido de salvá-lo do suposto fogo e, com isso, vários agentes entram em cena para refrescá-lo: a pessoa começa a salivar, sua face transpira e seu nariz fica úmido. Além disso, embora a pimenta não tenha provocado nenhum dano físico real, seu cérebro, enganado pela informação de que sua boca estaria pegando fogo, começa a fabricar endorfinas que permanecem por um bom tempo no seu organismo, provocando uma sensação de bem-estar.

Além da coloração intensa e dos sabores picantes, associados aos caprichos e à sedução, a pimenta historicamente tem sido considerada como um suposto afrodisíaco. Já no século XVI era proibida aos jovens sob a suspeita de estimular a sensualidade. Mas tudo isso surpreendentemente pode ter fundamentos razoáveis, uma vez que a capsaicina, ao provocar o aumento dos níveis de endorfina, faz com que o sistema nervoso central responda com uma agradável sensação de prazer e bem-estar, além de elevar a temperatura corporal e ruborizar a face, condições propícias ao afloramento espontâneo da sensualidade."

As pimentas contêm mais vitamina A que qualquer outra planta e são excelentes fontes de vitamina C e B, como  também quantidade significante de magnésio, ferro e aminoácidos. Mas as pessoas não consomem pimenta pelas suas vitaminas ou minerais e sim por ser aromática e picante.

Em recentes estudos, cientistas ingleses e japoneses  concluíram que incluindo uma pequena quantidade de pimenta às refeições,  o organismo queima 25 % a mais de calorias por dia. As pimentas aumentam a taxa metabólica do organismo e este  efeito térmico faz com que aproximadamente 6  gramas de pimenta queimem cerca de 45 calorias.

O que confere o sabor e a ardência às pimentas são compostos químicos, principalmente a piperina e a capsaicina, encontrados em maior quantidade na parte externa dos frutos, muito pouco internamente e nada nas sementes.

Outra descoberta recente é que a capsaicina tem efeito anticancerígeno. As propriedades terapêuticas da pimenta é conhecida desde a Antiguidade. Hipócrates (460-377 a.C) já prescrevia a pimenta  para combater doenças estomacais.

As pimentas vermelhas são superiores em sabor às verdes. Toda pimenta muda de cor no processo de sua maturação, indo do verde para outra matiz, principalmente o amarelo e o vermelho.

Algumas propriedades tratadas no site Pimenta Murupi:

  • Rica em vitamina A, B1, B2, C, E e niacina
  • Tem propriedades analgésicas e energéticas
  • Reduz a formação de coágulos no sangue e é vasodilatadora
  • Atua no cérebro estimulando a produção de endorfina, hormonio que produz a sensação de bem estar
  • A capsaicina tem ação antioxidante, antiinflamatório e anti-câncer
  • A capsaicina adicionada à dieta pode reduzir o desejo de comer, sendo benéfico ao tratamento da obesidade


As pimentas devem ser classificadas pelas flores e não pelos frutos e sofrem variações de acordo com o clima da região do seu cultivo. Tornaram-se muito apreciadas por diversas funções e finalidades, entre elas a função ornamental das pimenteiras que conquistaram um público de apreciadores por sua variedade de cores atrativas.

Atualmente, estou cultivando uma espécie de pimenteira de mesa. Seu porte é muito pequeno, permitindo disponibilizá-las de acordo com os interesses e bom gosto pessoal, sugestivamente sobre mesas para consumo e apreciação. Conforme sugestões de especialistas, destacamos algumas atitudes bastante sensatas e preventivas, como o descarte da primeira safra, pois os fornecedores, geralmente, usam agrotóxicos que ficam depositados sobre os frutos.

Conclusões da postagem de Maurício Félix em "Pimentas ornamentais - comestíveis ou não":
  1. Pimentas produzidas como ornamentais correm o risco de conter elevados índices de agrotóxicos. A primeira safra não deve ser comida;
  2. para evitar que a planta morra os frutos devem ser retirados, assim que mostrar sinais de que a planta está enfraquecendo;
  3. nunca se deve comer algo que não se conhece, mesmo pimenta; 
  4. nomes de plantas são muito subjetivos.






Referências:

http://www.pimentasonline.com/pimentopedia/historia-e-origem-da-pimenta

https://pimentadojamal.com.br/a-historia-da-pimenta/

http://bomsabor.com.br/blog/historia-e-origem-da-pimenta/

http://confrariadapimenta.com/a-historia-da-pimenta-no-mundo/

http://www.molhosabia.com.br/blog/origem-e-historia-da-pimenta/

http://stravaganzastravaganza.blogspot.com.br/2011/04/historia-da-pimenta.html

http://stravaganzastravaganza.blogspot.com.br/2011/04/historia-da-pimenta.html

http://pimentamurupi.com.br/a-historia-da-pimenta/

http://www.novojardim.com/006pimentas-ornamentais-comestiveis-ou-nao/

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Som automotivo

Som automotivo agora, só de forma particular ou em locais apropriados para competições. Som ambiente, só para os condutores do próprio veículo, aqueles que estão desejando ouvir de fato, sem estender aos demais e que não manifestaram nenhum interesse em ouvir.


MINISTÉRIO DAS CIDADES

CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO

DOU de 21/10/2016 (nº 203, Seção 1, pág. 30)



Regulamenta a fiscalização de sons produzidos por equipamentos utilizados em veículos, a que se refere o art. 228, do Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, no uso da competência que lhe confere o artigo 12, inciso I, da lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, e nos termos do disposto no Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da Coordenação do Sistema Nacional de Trânsito;

considerando as dificuldades de aplicabilidade operacional da fiscalização da infração do art. 228 do CTB, no rito definido pela legislação vigente e, em decorrência disso, a crescente impunidade dos infratores;

considerando o que consta do Processo Administrativo 80000.008618/2013-80, resolve:

Art. 1º - Fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou freqüência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação.

Parágrafo único - O agente de trânsito deverá registrar, no campo de observações do auto de infração, a forma de constatação do fato gerador da infração.

Art. 2º - Excetuam-se do disposto no artigo 1º desta Resolução os ruídos produzidos por:

I - buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha-à-ré, sirenes, pelo motor e demais componentes obrigatórios do próprio veículo,

lI - veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação, desde que estejam portando autorização emitida pelo órgão ou entidade local competente, e

III - veículos de competição e os de entretenimento público, somente nos locais de competição ou de apresentação devidamente estabelecidos e permitidos pelas autoridades competentes.

Art. 3º - A inobservância do disposto nesta Resolução constitui infração de trânsito prevista no artigo 228 do CTB.

Art. 4º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 5º - Fica revogada a Resolução do Contran nº 204, de 20 de outubro de 2006.

ELMER COELHO VICENZI - Presidente do Conselho

PEDRO DE SOUZA DA SILVA - p/ Ministério da Justiça e Cidadania

ALEXANDRE EUZÉBIO DE MORAIS - p/ Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

DJAILSON DANTAS DE MEDEIROS - p/ Ministério da Educação

OLAVO DE ANDRADE LIMA NETO - p/ Ministério das Cidades

NOBORU OFUGI - p/ Agência Nacional de Transportes Terrestre
 

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Multa para som automotivo perturbador

Motoristas que costumam ouvir som no carro muito alto estarão sujeitos à perda de cinco pontos na carteira e a multa de R$ 127,69. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou ontem, quarta-feira, uma resolução que determina a autuação do condutor que for pego com som automotivo que possa ser ouvido do lado de fora do veículo.

Pela Resolução nº 624, a infração, considerada grave, independe do volume e da frequência do som. A medida só exclui ruídos produzidos por buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha-a-ré, sirenes pelo motor e outros componentes obrigatórios do próprio veículo. Também não estarão sujeitas às penalidades as emissões sonoras de publicidade, divulgação ou entretenimento público previamente autorizados.
A regra entrará em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU), que ainda não tem prazo para ser feita.


Provas do Enem podem ser canceladas em escolas que não forem desocupadas...

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Vida




Estamos em constante aprendizagem, seja no espaço educacional formal ou no convívio social peculiar a cada indivíduo. Certo que vamos amadurecendo e construindo ideologias baseadas em lições que extraímos das nossas aprendizagens. Algumas são bem agradáveis e aceitáveis para maioria, imbuído ou desprovido das influências persuasivas de terceiros, seja de alguém de relacionamento mais frequente, uma referência nem tão acessível fisicamente ou alguma interferência midiática.

A cada dia de nossa jornada, nos deparamos com múltiplas imagens, concretas ou abstratas. Algumas passam despercebidas pelo próprio caráter seletivo dos nossos interesses e as vezes o tempo disponível para contemplação é muito restrito. Entretanto, resta-nos a lembrança mental com a qual vamos aos poucos interagindo até que as imagens se diluam por nosso universo cognitivo e posteriormente fique em off por períodos indeterminados, breves ou prolongados.

Existem informações que devem ficar restritas ao nosso mais recôndito refúgio mental, mas outras merecem ser socializadas indistintamente às demais pessoas por suas agradáveis características físicas e/ou psíquicas e exigem daqueles seres altruístas o devido compartilhamento das belas contemplações.

Estenda suas percepções agradáveis aos outros, isto pode interferir positivamente no(s) dia(s) de alguém.







sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Moto Que Não Cai Super NOVIDADE!

Aula inaugural curso Letras(Inglês) Santa Inês (PROFEBPAR)


Após extensa e angustiante espera, o curso de primeira licenciatura em Letras Inglês do PROFEBPAR/UFMA terá início.

A aula inaugural será realizada às 8:00h do sábado (08 de outubro de 2016) na escola E.M. Maria Martins Bringel localizado à travessa Santa Luzia, bairro sabbak em Santa Inês(atras da escola CAIC).


Contatos importantes:

Maria Hália <profebsantaines5@gmail.com>
Coordenadora Local do Curso de Letras Inglês do Profebpar no município de Santa Inês

Secretária dos Cursos de Letras Espanhol e Inglês - 98) 3275-8052
Programa de Formação de Professores para Educação Básica – PROFBPAR
Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Monica F. Carneiro
Coordenadora do Curso de Letras Inglês
UFMA/PROFEBPAR

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Most Dangerous Photos People Have Ever Taken

Nayarit Paraíso del Pacifico /// Aguas Termales de Nuevo Ixtlán

Tília de Nuzedo

Historicamente, os blogs ficaram reconhecidos como diários por sua origens usuais. Suas facilidades de criação e manuseio dispensam conhecimentos especializados de webdsigner. Tem alcançado popularidade e merecido destaque com revelações de trabalhos feitos com afinco e esmero de seus proprietários que detêm planejamento conciso e, assim, não se dispersam dos objetivos traçados.

Como aficionado pela natureza descobri um blog, ao longo de minhas navegações em busca de representações da arvore "tília" citada no texto de "Um homem que plantava árvores", que indico leitura e apreciação daqueles que demonstram alguma inclinação pela beleza e outras peculiaridades inerentes à natureza.





A imagem acima foi extraída do blog citado no texto. Veja em: tília de Nuzedo

Outras fontes:

http://eliasboesing.blogspot.com.br/2014/03/as-folhas-da-tilia.html

http://coremmovimento.blogspot.com.br/2009/11/requiem-para-uma-arvore.html

http://dias-com-arvores.blogspot.com.br/2004/11/tlia-de-nuzedo.html

http://marciookabe.com.br/motivacao/o-homem-que-plantava-arvores/

http://textos-e-citacoes.blogspot.com.br/2012/04/o-homem-que-plantava-arvores.html

http://dias-com-arvores.blogspot.com.br/2009_11_01_archive.html

http://www.semstress.com/tilia/

http://m.planfor.pt/comprar,tilia-de-folhas-grandes,1872,PO

The Chainsmokers - Closer (Lyric) ft. Halsey

O homem que plantava árvores (dublado)

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Baixar vídeos

Use o site https://baixavideos.com.br/ e siga as instruções do video abaixo:



Espero ter sido útil.
Boa sorte

Veja também: http://www.baixartube.com.br/





quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Segundo encontro presencial do CATE no NTE Santa Inês

Além dos encontros presenciais combinados, o núcleo de tecnologias educacionais - NTE fica disponível aos cursistas para realização das atividades. Aqui, contam com orientações quando precisam e socializam alguns conhecimentos.


Segundo encontro presencial


21/09/2016


Tirando dúvidas sobre navegação no ambiente e-proinfo, discussão sobre as postagens publicadas e orientações sobre a segunda atividade(Editor de texto google)
Nossas turmas estão progredindo e mantendo o foco. Alguns cursistas são mais entusiasmados com a tecnologia, mas todos estão determinados, mesmo aqueles que  não abstêem-se da sobrecarga de compromissos e responsabilidades pessoais e/ou profissionais embora esforcem-se para reservar algum tempo para dedicarem-se à aprendizagem e colaboração por perceberem melhoria na atuação profissional com possibilidades de aplicação do conhecimento sobre algumas ferramentas propostas.

Globo Repórter: Vale Europeu, 19/02/2016

Cicloturismo no Vale Europeu / SC

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Frase do momento





Esta frase, já é bastante conhecida, mas no momento de plena política de eleições municipais, fica evidenciada novamente. Contudo, aproveito também o ensejo para tornar visível uma observação: a população pode ser perdoada por acreditar na competência dos órgãos responsáveis pela homologação da candidatura, além de conferir um pouco de credibilidade nos órgãos judiciais, atribuindo-lhes certo grau de confiança, pois vejo que ladrões não deveriam apontar entre os candidatos aptos a votação. Nossa população é carente e, acima de tudo, vulnerável à persuasão dos mecanismos de marketing eleitoreiro, usando falsas pesquisas manipuladora, manobras sensacionalistas e muitas outras.

Aproveito a leitura para sugerir uma reflexão sobre as polêmicas atuais de nossa cidade.

Temos alguns problemas de funcionamento do hospital MACRORREGIONAL que incomoda a população de Santa Inês, assim como muitos outros problemas. Contudo, devemos entender que o hospital não é de Santa Inês  e sim para atendimento à toda regional. Certamente, servirá. Dessa forma, em pleno período eleitoreiro, porque os candidatos não incluem em seus discursos, a construção do nosso hospital público municipal? Mesmo de forma tardia... Cidades de menor porte, servem bem de exemplo por priorizar necessidades, literalmente, vitais. A cidade de Igarapé do Meio tem seu hospital municipal, ...

Turma de administração da Facitel em Penalva - MA




Aos inevitáveis dias de de angústia, de cansaço, de tédio e exaustão, cada momento vivido nessa louca correria em busca de um objetivo em comum, valeu a pena. Agora, a estrada se estende até se perder de vista, caminhemos com afinco e objetividade, como sempre, e assim continuar a jornada de suas vidas, sem esquecer os companheiros de longa data.

Não podemos esquecer que, embora a alegria do presente exista, o futuro reserva muitas outras. Se antes a força do conjunto amparava as quedas, hoje acumulam mais experiência para atuar profissionalmente e para suavizar os desafios da vida. Deixar para trás momentos plenos de união e companheirismo é doloroso, mas não podemos nos estagnar no tempo. É necessário seguir em frente, buscar nossos objetivos com muito esmero e dedicação, para encontrar o novo.

A amizade de tantos anos fica, assim como o respeito e as boas lembranças jamais serão esquecidas. O tempo não para e precisamos dar continuidade à vida.

Este dia é especial para todos nós, professores, pais e amigos. Dia em que confirmamos que o esforço feito em prol de uma boa formação, cada gota de suor, cada lágrima, cada sorriso na construção do conhecimento, tenha valido a pena.

Um momento especial para todos nós pela alegria de mais uma etapa concluída com êxito. Não chegaram ainda ao fim, pois a jornada é longa, mas temos a certeza de que o caminho futuro será gratificante e surpreendente.

Creio que tudo valeu muito a pena.

Sucesso em suas carreiras profissionais e pessoais.

Abraço do professor, Jeofton Trindade.






Ultima aula do curso

Alunos da Turma Adm. FACITEL






quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Primeiro encontro da turma do curso CATE

Olá turma,

Esse é nosso primeiro encontro da turma. Alguns encaminhamentos, esclarecimentos, sobre nossa aventura do conhecimento.





Destaco a presença dos cursistas: Livramento, Antonio Dias, Erna, Leuda, Gardenilda, Lucas, Nonato, entre outros que ainda compareceram para amadurecimento dos objetivos do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais.

Lembramos que, pela manhã, não registramos o encontro com fotos.

https://www.youtube.com/watch?v=IAnzAWt5tCI





Video Disciplina

Um vídeo para reflexão sobre disciplina no trabalho e na vida.

https://www.youtube.com/watch?v=4csQKc4RsC0



https://www.youtube.com/watch?v=d_QoFt0Vtvw (musica de relaxamento)

https://www.youtube.com/watch?v=PMoINjIgE3o (O desorganizado)


https://www.youtube.com/watch?v=IAnzAWt5tCI (motivacional)

https://www.youtube.com/watch?v=3opTob_CEVg&spfreload=5  (Como Definir Prioridades para seu Dia Dia)

https://www.youtube.com/watch?v=Rg8tm1oX0t4  (Dicas para Melhorar a sua Produtividade)

https://www.youtube.com/watch?v=seiw4gwsfYA (postura ideal do professor)

Parece cocaína mas é só tristeza, talvez tua cidade
Muitos temores nascem do cansaço e da solidão
E o descompasso e o desperdício herdeiros são
Agora da virtude que perdemos

Há tempos tive um sonho, não me lembro
não me lembro

Tua tristeza é tão exata
E hoje o dia é tão bonito
Já estamos acostumados
A não termos mais nem isso

Os sonhos vêm e os sonhos vão
O resto é imperfeito

Disseste que se tua voz tivesse força igual
À imensa dor que sentes
Teu grito acordaria
Não só a tua casa
Mas a vizinhança inteira

E há tempos nem os santos têm ao certo
A medida da maldade
Há tempos são os jovens que adoecem
Há tempos o encanto está ausente
E há ferrugem nos sorrisos
E só o acaso estende os braços
A quem procura abrigo e proteção

Meu amor, disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem
Lá em casa tem um poço
mas a água é muito limpa

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Desconhecida

Alguem poderia contribuir edentificando esta fruta?








Encontrei no chão do sítio, solitária e intacta. Como não tem nenhuma arvore no sítio que produza esta fruta, imaginei que seja oriunda de transporte de algum pássaro ou morcego.



quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Pimenta ornamental

As imagens dispensam comentários para quem aprecia.
 


 


 






 

http://www.novojardim.com/006pimentas-ornamentais-comestiveis-ou-nao/
Tenho desta vermelha redondinha

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Concurso de Desenho e Redação da CGU - 2016

8.º Concurso de Desenho e Redação da CGU - 2016

Em 2016, a Controladoria-Geral da União (CGU) realiza a 8ª edição do Concurso de Desenho e Redação. Com o tema “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”, o objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais. O concurso é direcionado a estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas do país.

Início das inscrições

11/03/2016

Fim das inscrições

30/09/2016
 
 
Links relacionados:
 

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Segunda fase da OBMEP 2016





A OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, está em sua 12a edição e, nessa caminhada, alguns talentos já foram revelados em nosso estado. Contudo, nossos números ainda não representam a terra de Gomes de Sousa, um matemático de Itapecuru Mirim-MA que tem reconhecimento mundial entre os ícones da matemática.

O calendário do evento é diluído por todo o período escolar iniciando-se com as inscrições das escolas juntamente à abertura do ano letivo e, nesta etapa, algumas escolas não se inscrevem por desconhecimento, por acomodação e outros motivos que impedem a interação de milhões de alunos aos conhecimentos que a participação proporciona, peculiarmente à matemática e suas inseparáveis competências interdisciplinares.

A primeira fase, dirigida ao quantitativo de alunos informados, é composta de questões objetivas e mais branda na cobrança do raciocínio e técnicas utilizadas nas soluções. O material é entregue na escola e qualquer profissional responsável pode aplicar e/ou corrigir. Para isto, contarão com o gabarito acessível às escolas inscritas. Oportunamente, os professores de matemática discutem com seus alunos algumas soluções e os contextos que a transversalidade oferece. Poderia ser mais ousado em sugerir uma breve explanação dos professores de matemática aos demais sobre as temáticas abordadas e assim estender e permitir um envolvimento mais integral da comunidade escolar tendo em vista a possibilidade da propagação das discussões afins.

Entre uma e outra atividade pontual a dedicação aos estudos é decisiva ao sucesso da participação na olimpíada e, concomitantemente, à qualidade da formação acadêmica básica conquistada.

Estamos prestes a executar a segunda e ultima fase da OBMEP 2016 e lembramos que vários atores estiveram envolvidos nesta jornada que destaca 500 medalhistas de ouro, 1500 de prata, 4500 de bronze e quase 50000 certificações de menções honrosas distribuídas aos alunos participantes em todo o país. Estes serão homenageados oportuna e estrategicamente pelas cerimônias nacionais, estaduais e municipais ao longo do ano seguinte. Lembramos que o resultado ocorre antes do término do ano letivo e que a cerimônia de premiação aos medalhistas de ouro é realizada no Rio de Janeiro com toda despesa do aluno paga pela OBMEP. Ressaltamos também que todo medalhista pode participar de um curso de matemática denominado Programa de Iniciação Científica – PIC entre outros, com direito a bolsa.

O conhecimento integral das vantagens de participação na OBMEP pode ser adquirido com a leitura do regulamento disponível no portal da mesma ou, como consequência da participação frequente das escolas. Apesar das vantagens destacadas, nada supera a maior conquista que é o legado da sabedoria adquirida com os esforços dedicados que conferem experiência e outras competências imprescindíveis ao sucesso do desempenho em suas conquistas pessoais e profissionais de forma honesta.

A nossa dedicação enquanto agentes da educação é feita de atitudes capazes de transformar as características contemporâneas mais marcantes de nossa sociedade em busca de competências e capacidades para conquistar um padrão de vida mais digno e honesto em uma sociedade mais competitiva e onde os valores morais e éticos são exponencialmente mais importantes.
Dedico estes momentos de escrita à conquista da benéfica parceria de todos os agentes imprescindíveis ao sucesso de nossos filhos e alunos.

Pais e/ou responsáveis, professores(as), gestores(as), coordenadores(as) e, oportunamente, secretários(as) de educação e representantes do poder executivo municipal, convidamos a todos à dedicação na participação da segunda fase da OBMEP, às 14h do dia 10 de setembro de 2016(sábado). Ressaltamos a necessidade do transporte dos alunos do povoados e locais mais distantes e o incentivo de todos nesta etapa.

Desejo, desde já, ótimas festividades em prol da verdadeira INDEPENDÊNCIA.

Jeofton Meira Trindade

Responsável setorial da OBMEP na URE Santa Inês.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Desafios de matemática

Questões que os alunos trazem por achar interessante.








Um grupo de 5 amigos vai jogar cartas e, no jogo escolhido, apenas 4 podem dele participar. Desse modo, a mesa de jogo se reveza com todos os grupos possiveis formados por 4 dentre as 5 pessoas presentes. As somas das idades das pessoas sentadas à mesa varia a cada rodada:

1° rodada: soma 122 
2° " : soma 136 
3° " : soma 142 
4° " : soma 149 
5° " : soma 155 

Qual a idade do mais velho do grupo de amigos? 

a) 48 
b) 68 
c) 54 
d) 66 
e) 62