terça-feira, 28 de agosto de 2018

Feira de profissões - IEMA UP Santa Inês


FEIRA DE PROFISSÕES 2018
Programação UP SANTA INÊS – 30 e 31/08/2018
Educar é sempre uma aposta no outro.” A.C.G.C



Confira as programações aqui

Apresentação

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Engenho central de Pindaré Mirim

Patrimônio histórico nacional localizado no município de Pindaré Mirim, o Engenho Central resistiu ao descaso e, finalmente é restaurado. A inauguração da reforma de restauração foi realizada em 28 de julho de 2018.

Pindaré Mirim é um município originário do desmembramento do território de Monção. Por sua vez, a antiga "ponta da linha",  que era o final de uma estrada de ferro usada pela companhia de progresso agrícola para transportar a cana-de-açúcar do canavial ao engenho central, dava origem a Santa Inês. Esta ponta da linha foi se povoando e oportunamente foi favorecida pela rodovia que cruzava as proximidades do local. 

Para lembrarmos, o município de Pindaré Mirim era atendido pela predominância do transporte fluvial do rio Pindaré, com embarcações cujos portes relacionavam bem o poder econômico de seus proprietários. Estes, não viam com bons olhos a ameaça da instalação do novo modal, um projeto de interesse nacional que chegava a esta região. Santa Inês se desenvolveu rapidamente enquanto os municípios que ficaram mais distantes das rodovias sofreram uma estagnação e breves períodos de declínio até atingirmos um estado de evolução que atualmente ignora a distância entre as cidades.

Simultaneamente ao projeto de restauração do engenho central de Pindaré Mirim, o município foi contemplado com a reforma de 3 lindas praças, compondo o complexo da praça São Pedro. Infelizmente, apesar do longo período de descaso e abandono, é comum observar ações de vandalismo e de outros comportamentos indesejáveis.

Precisamos dos olhares daqueles que incansavelmente lutaram pela conquista deste momento, mas também precisamos da mesma insistente atuação para conservação e disseminação de hábitos e comportamentos exemplares da população e que aliada à riqueza cultural desta região possamos ser uma referência positiva e contagiante.

Deixo uma insistente sugestão aos gestores responsáveis locais: resgatem a referência do "pau da paciência ou pau das preguiças" adquirindo um exemplar da mesma espécie da antiga arvore e suas preguiças. Todos estaremos sendo favorecidos direta ou indiretamente. Parabéns povo pindareense.

Sugestões de visualização e leitura:

https://www.youtube.com/watch?v=7eLi9yOrzHA

http://g1.globo.com/ma/maranhao/bom-dia-mirante/videos/t/edicoes/v/engenho-central-e-inaugurado-em-pindare-mirim/6901929/

http://historiadesantaines.blogspot.com/2012/08/engenho-central.html



quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Dia do cliclista

As características mais comuns do mundo contemporâneo tem destaque no stress e outras variadas doenças próprias desta geração. O predomínio do urbanismo ou as exigências globalizantes agride os valores das relações sociais e ignora a contemplação da natureza, ou pelo menos do que resta dela.

As novas tecnologias absolutamente necessária ao superpovoamento terrestre deixa suas sequelas marcadas principalmente pelo sedentarismo humano. Este, para destacar uma característica em detrimento de muitas outras como as diversas doenças psicológicas ou meramente psicosomáticas.

A prática do esporte é uma recomendação necessária, independentemente das exigências atuais. Contudo, a adoção de um esporte tem sido mais valorizado atualmente, prevalecendo aqueles que permitem conciliar diversos valores como as relações com a natureza, a atividade física e a interação social. Dessa forma, ciclismo, camping, pesca esportiva, caminhada e/ou maratona, e outros, considerando as variações de suas modalidades, são alguns esportes que parecem contemplar melhor aquelas necessidades.

Os famosos "pedais", jargão dos ciclistas, são atividades do esporte que cresceu e se tornou foco de constantes abordagens nas redes sociais e diversas matérias de tv. Ressalvo que, o mesmo, é dividido em modalidades, entre elas:

O cicloturismo com ou sem competição;

O pedal passeio, marcado pela predominância da valorização da natureza ou do local escolhido;

As competições de categorias speed ou mountain bike(MTB), e

Ciclismo acrobata.

Sem dispensar as contribuições literárias, aproveitamos algumas abordagens do wikipédia:

Quanto à modalidade Mountain Bike 

Existem várias categorias que são divididas em mais ou menos radicais, e são elas: cross country, em todo o tipo de terreno, de preferência no monte, seja a subir, plano ou a descer; o Free Ride, com um andamento mais extremo em que se dá preferência a saltos e descidas; o down hill, que é a versão mais extrema e perigosa do MTB que consiste somente em descer, normalmente a velocidades altas, sendo este praticado tanto no monte ou em cidade (o chamado downhill urbano ou DHU). Em Lisboa, o mais famoso evento desta disciplina é o Lisboa Down Town que se realiza anualmente em Maio e que consiste na descida da encosta do Castelo de São Jorge até ao arco da Red Bull.

Contribuições para saúde

o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, dependendo do tipo de treinamento aplicado. Desenvolve o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo ainda indicado por médicos especialistas como ótimo exercício para queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência de força muscular de pernas, em treinamentos

Características atuais

O mundo moderno inventou também o ciclismo estático, ou seja, a prática do ciclismo em bicicletas ergométricas e em locais fechados, casa, academia, clube, etc, um exercício aeróbico alternativo e seguro ideal para indivíduos que desejam maior segurança, sustentação e facilidade de manejo do que o ciclismo de estrada ou de pista. É indicado para pessoas que apresentam determinados tipos de lesões de joelhos, quadris, coluna e que não podem caminhar; grávidas, idosos com osteoporose e principalmente obesos.

A bicileta é um veículo originalmente caracterizado pelo movimento produzido pelo esforço do próprio usuário, portanto, não emitindo gases poluentes. Atualmente, a bicicleta tem um conceito mais diversificado pela sua histórica evolução.

Multiusuário

Alguns tipos de bicicletas

Bike fantasma do Lago Grajaú no município de Pindaré Mirim-MA (por Douviran Teixeira)


Certo que seria extremamente exaustivo tentar mostrar todos os tipos de bicicletas, é indiscutível o prazer que as mesmas são capazes de proporcionar.



Passeio nos campos do Lago Grajaú no mun. de Pindaré Mirim-MA

Campo Novo - Lago Grajaú
Atualmente, não sou nenhuma referência de ciclista a ser seguido, que digam os companheiros que reclamam sobre a ausência dos itens de segurança, parte integrante do ciclista. Isso porque um ciclista que se preze, além de zelar pela segurança indispensável, adota, no mínimo, um comportamento desejável, sem agressão à natureza e respeitando os demais veículos e pedestres. Este, me faço cumprir porque só depende de consciência, enquanto aquele, confesso que é dispendioso, mas que vale a pena e chegarei a portar-me como ciclista de verdade.

Fui um usuário de bicicleta na adolescência e percorri distâncias consideradas longas para a maioria. Por exemplo, o percurso Bacabal/Santa Inês e Santa Inês/Axixá ambos no Maranhão. Após quase 20 anos, me considero um dos atuais aderentes à esta modalidade de prática esportiva, retornando ao ciclismo e ingressando aos poucos às necessidades inerentes a prática do ciclismo saudável e seguro. Para motivar, penso em fazer um percurso bastante inusitado, longo e desafiador. Para isto, devo aproveitar uma oportunidade de férias. Que tal, Santa Inẽs/MA à Patos/PB; Santa Inês/MA ao fascínio do Jalapão/TO, o percurso cicloturístico do Vale europeu, os percursos da serra da mantiqueira e muitos outros.

O dia escolhido para comemorar é uma homenagem ao ciclista Pedro Davison, que morreu em 19 de agosto de 2006, ao ser atropelado enquanto pedalava na faixa central do Eixão Sul, em Brasília. Ao justificar o texto, Lucio Vale relembrou a importância do convívio harmônico entre motoristas, ciclistas e pedestres. O deputado também ressaltou que a ONG Rodas da Paz, criada pelos pais de Davison, propôs a data, além de movimentar diversos setores da sociedade na luta contra a violência no trânsito. (Dia nacional do ciclista)

Parabéns pelo dia do ciclista.

Fontes:


https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bicicleta

As curiosas bicicletas mutantes

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/10/26/dia-nacional-do-ciclista-devera-ser-comemorado-em-19-de-agosto

Reportagens sugeridas:

http://g1.globo.com/ma/maranhao/bom-dia-mirante/videos/v/veja-os-beneficios-do-ciclismo-no-mexa-se/6079004/

http://redeglobo.globo.com/ma/tvmirante/reportermirante/videos/t/edicoes/v/os-ciclistas-que-fazem-trilha-na-chapada-das-mesas/6921486/

https://redeglobo.globo.com/ma/tvmirante/noticia/reporter-mirante-mostra-a-forca-do-ciclismo-no-cerrado-do-maranhao.ghtml





 







terça-feira, 14 de agosto de 2018

Mangueira do sitio

Tenho andado pensativo sobre as dificuldades da vida, tanto quanto aos obstáculos naturais como às vicissitudes que a sorte nos apresenta. Perseverança e resiliência são algumas palavras que nos motivam a prosseguir, dando continuidade a sua velha rotina ou, turbinando seu retorno triunfal. Por isso, fico postando palavras soltas nas redes sociais provocando muitas imagens mentais em cada pessoa que as ver.

O contato constante com imagens, que nos marcam por algum motivo, muitas vezes nos permitem refletir sobre alguns estados emocionais ou físicos.

Esta árvore abaixo, obtida em pesquisas no google imagens, fala por si só e, como esta, tenho algo de natureza peculiar. Após plantar uma mangueira da espécie popular manga rosa através de muda de porte médio e plantado de forma bastante racional, nasce outra mangueira muito próximo, 2 metros, após os cavalos deixarem o caroço de manga de outra mangueira da mesma propriedade, adquirida a uns 200 metros de distância em período de frutificação. Por uma observação apenas empírica, as plantas nascidas no próprio local, parecem desenvolver mais que as mudas racionais adquiridas, o que seria uma ameaça a muda de manga rosa em questão. Portanto, uma medida racional seria evitar a presença de outra arvore a esta distancia de 2 metros. Dessa forma, a planta já sofria ameaça por razões teóricas. Os mesmos cavalos que ali deixaram o caroço também a pisotearam e provocaram muitas deformações em seu caule. Hoje, observamos a desenvoltura de seu crescimento superando as recônditas ou visíveis ameaças.



Deixo a imagem do google para desfrute dos leitores, mas fico devendo a imagem das mangueiras citadas que reservo para uma oportunidade de captura.

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Segunda participação do IFMA Santa Inês na AIMO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFMA campus Santa Inês celebra sua participação com evolutivo desempenho na AIMO - Olimpíada Internacional de Matemática na Asia.

Em 2017, com a comitiva composta pelos alunos Clistenys Eduardo, Joefton Trindade e Robson Luan acompanhados pelo responsável pela comitiva, professor Pessoa Junior, desbravaram o caminho em sua participação em Kuala Lumpur - Malásia e, se toda dedicação não bastasse, nos coroaram com a conquista de uma medalha de bronze.


A comitiva foi surpreendida com a recepção calorosa, composta por alunos da cidade, pais, professores, representantes municipais, comunidade IFMA e a imprensa, que os aguardavam no posto da Polícia Rodoviária Federal - PRF, que prontamente se engajou dando apoio e segurança, na entrada da cidade. A comitiva foi conduzida pela viatura do Corpo de Bombeiros dirigindo-se ao campus IFMA Santa Inês após um breve passeio pelo centro da cidade.


Na segunda edição de participação do IFMA na AIMO, a experiência, a contínua dedicação dos professores e dos alunos e a comitiva mais encorpada, novamente orgulha a cidade e toda região. Uma equipe composta pelos alunos, Bruno Carvalho, Fábio Santos, Joebson Trindade e Robson Luan e, o responsável pela comitiva, professor Emanuel Lemos, que foram nos representar em Bangkok - Tailândia, compõe um dos assuntos agradáveis abordados na TV e um tema muito comentado nas redes sociais. Nesta edição, a equipe conquistou duas medalhas de bronze e uma de ouro.

Parabenizamos toda equipe do IFMA campus Santa Inês pela dedicação, disponibilidade de alunos, professores e todos os demais envolvidos que permitiram a alegria desta conquista de nossa Santa Inês, nosso Maranhão e todo nosso imenso país que urge por nobres notícias.

O esforço desprendido transcende a dedicação aos estudos e se estende aos suportes financeiros, à todo apoio psicológico adjacente, ao equilíbrio emocional e intelectual, condições imprescindíveis aos êxitos mais plausíveis. Contudo, o simbolismo de todas as conquistas particulares de cada participação em olimpíadas de conhecimento e muitos outros eventos motivacionais, que permeiam o universo educacional convencional, tem como objetivo a consolidação da formação de cidadãos íntegros, humanos e com índole pautada na honestidade.

A educação convencional é uma tarefa longa composta de diversas atividades que facilitarão as conquistas da continuidade de suas formações, ingressando em cursos superiores de seus interesses e proporcionando excelência aos futuros profissionais que serão.

Muitos desafios os aguardam, nesta oportunidade, parabéns a todos.

Cerimônia de Premiação da AIMO 2018

Cerimônia de Premiação AIMO

Suvarnabhumi - Aeroporto Internacional de Bangkok - Tailândia



Agradecimentos a todos os incentivadores.

Patrocinadores AIMO 2018:

IFMA campus Santa Inês
Loja Marçônica de Santa Inês
CDL Santa Inês
Dra. Vianey Bringel
Dep. Juscelino Filho
Sr. Gil Alencar
Dr. Valdevino Cabral Filho
Vereadora Maria Alves
Sec. Sirino Rodrigues
Toda minha família.

Ficamos felizes pelo apoio à realização de uma participação tão enriquecedora.

Sites relacionados:


https://globoplay.globo.com/v/6926984/

https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/estudantes-do-am-conquistam-medalhas-de-prata-e-bronze-na-olimpiada-internacional-de-matematica-da-asia

https://oimparcial.com.br/cidades/2018/08/estudantes-maranhenses-sao-medalhistas-na-olimpiada-de-matematica/

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/alunos-gauchos-se-destacam-em-olimpiadas-de-matematica.ghtml

http://cgceducacao.com.br/brasil-envia-delegacao-recorde-para-olimpiada-internacional-de-matematica-na-asia/

http://cgceducacao.com.br/aluno-da-zona-rural-no-maranhao-se-prepara-via-watsapp-para-olimpiada-internacional-de-matematica-da-asia/

https://jornalpequeno.com.br/2018/08/10/estudante-do-ifma-conquista-ouro-em-olimpiada-internacional-de-matematica-na-tailandia/

https://www.reginaldocazumba.com.br/2018/08/estudante-do-ifma-conquista-ouro-em.html

http://www.redepoc.com/2017/08/brasileiros-sao-premiados-em-competicao-internacional-de-matematica-na-malasia/

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Apresentações em slides

Comunicação é a transferência da emoção

A comunicação se refere à vontade de fazer com que os outros entendam e adotem o seu ponto de vista, para ajudá-los a entender por que você está empolgado (ou triste, ou otimista, ou qualquer estado emocional que você esteja no momento). Se tudo o que você quer fazer é criar um lista de fatos e figuras, então cancele a apresentação e envie um relatório.

Nossos cérebros têm dois lados. O lado direito é ligado às emoções, músicas e mudanças de humor. O lado esquerdo, por sua vez, é ligado à destreza, fatos e a informações de funcionamento do corpo. Quando você vai fazer uma apresentação, as pessoas querem usar as duas partes dos seus cérebros. Então, elas usam o lado direito para julgar a forma com que você está falando e se vestindo, além da sua linguagem corporal. Frequentemente, as pessoas chegam a uma conclusão a respeito da sua palestra a partir do tempo que você gasta no segundo slide. Depois disso, pode ser tarde demais para que as suas listas com marcadores façam alguma coisa para salvar a sua apresentação.

Você pode destruir um processo comunicativo com fatos que não são comprovados ou com raciocínios que não fazem muita lógica. Mas você pode completar o processo com as emoções. Lógica não é suficiente.

Apresentadores devem vender – para audiências internas e para o mundo exterior

Se todas as pessoas que estão na sala concordassem com você, não seria necessário fazer uma apresentação, certo? Você poderia economizar muito tempo imprimindo um relatório de uma página e entregando para cada uma das pessoas. Mas não, a razão pela qual você faz uma apresentação é a negociação, é para defender o seu ponto de vista, para vender uma ou mais ideias.

Se você acredita na sua ideia, venda-a! Faça o seu ponto de vista o mais convincente possível e alcance o que você foi buscar. Sua audiência vai te agradecer por isso, pois, lá no fundo, todos nós queremos ser comprados.


Os 4 componentes de uma apresentação excepcional

1. Faça cartões de memorização: não os coloque em tela, fique com eles em mãos. Você pode usar os cartões como forma de garantir que você diga tudo o que tinha sido planejado.
2. Faça slides que consolidam a sua fala, e não que a repete: os slides devem demonstrar, com provas emocionais, que o que você está dizendo é a verdade.
Se for falar sobre a poluição em Houston, por exemplo, invés de apresentar quatro marcadores sobre dados sobre a saúde ambiental da cidade, por que você não lê os dados e apresenta fotos de vários pássaros mortos, fumaça e uma imagem de pulmões infectados, por exemplo? Isto é trapaça! Não é justo! Mas funciona.
3. Crie um documento escrito: escreva com o máximo de informações e notas de rodapé você quiser. Quando começar a apresentação, diga ao seu público que você irá entregar os detalhes da palestra posteriormente, para que eles não precisem fazer anotações durante a apresentação. Lembre-se, o seu foco deve ser em fazer uma venda emocional. O documento é uma prova para ajudar os intelectuais que estão te assistindo a aceitarem as ideias que você vendeu emocionalmente para eles.
IMPORTANTE:

Não entregue o material escrito no início da palestra! Se você fizer isso, as pessoas vão ler o documento durante a apresentação e vão te ignorar. Invés disso, o seu objetivo é fazer com que eles se sentem na cadeira, confiem em você e aceitem os pontos emocionais e intelectuais que você está apresentando.
4. Crie um círculo de feedback: se a sua apresentação de PowerPoint for para uma aprovação de projeto, entregue para as pessoas um formulário de aprovação do projeto para feedback, para que não tenha nenhum tipo de ambiguidade sobre o que vocês concordaram na apresentação.
A razão pela qual você está fazendo uma apresentação é para realizar uma venda. Então, faça isso!
Não saia sem o “sim”, ou pelo menos com o compromisso de uma data para respostas futuras.
Pontos são para a escola!

Aqui estão cinco regras que você precisa manter em mente para criar apresentações de PowerPoint brilhantes:

1. Não use mais do que seis palavras por slide. NUNCA. Nenhuma apresentação de PowerPoint é complexa demais para poder quebrar esta regra.

2. Sem fotos amadoras. Use fotos profissionais de bancos de imagem.

3. Não use as transições de slide animadas.

4. Efeitos sonoros podem ser usados em alguns momentos das apresentações, mas nunca use os que já estão presentes no programa. Em vez disso, grave sons e músicas de CD’s e aumente as chances de que as pessoas tenham memória emocional sobre a palestra. Se as pessoas começarem a se mexer para acompanhar o ritmo da música, você os impediu de cair no sono e deixou claro para eles que a sua não é apenas mais uma reunião ou apresentação de PowerPoint qualquer.

5. Não entregue cópias impressas dos seus slides. Eles não funcionam sem você e sua apresentação.

O sucesso é fácil de descrever: você projeta um novo slide de PowerPoint e as pessoas têm reações emocionais despertadas. Elas se sentam direito nas cadeiras e se mostram curiosas para saber o que você tem a dizer a respeito daquela imagem projetada. Então, se você fizer tudo certo, conforme planejado, todas as vezes que as pessoas pensarem sobre o que você falou, eles vão visualizar a imagem, e vice-versa.

Claro, este é um jeito diferente do que o que a maioria das pessoas costuma fazer. Mas todas as outras pessoas estão ocupadas defendendo o status quo (o que é fácil), enquanto você está ocupado apresentando com ótimas inovações, o que é muito mais difícil.