quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Dia do cliclista

As características mais comuns do mundo contemporâneo tem destaque no stress e outras variadas doenças próprias desta geração. O predomínio do urbanismo ou as exigências globalizantes agride os valores das relações sociais e ignora a contemplação da natureza, ou pelo menos do que resta dela.

As novas tecnologias absolutamente necessária ao superpovoamento terrestre deixa suas sequelas marcadas principalmente pelo sedentarismo humano. Este, para destacar uma característica em detrimento de muitas outras como as diversas doenças psicológicas ou meramente psicosomáticas.

A prática do esporte é uma recomendação necessária, independentemente das exigências atuais. Contudo, a adoção de um esporte tem sido mais valorizado atualmente, prevalecendo aqueles que permitem conciliar diversos valores como as relações com a natureza, a atividade física e a interação social. Dessa forma, ciclismo, camping, pesca esportiva, caminhada e/ou maratona, e outros, considerando as variações de suas modalidades, são alguns esportes que parecem contemplar melhor aquelas necessidades.

Os famosos "pedais", jargão dos ciclistas, são atividades do esporte que cresceu e se tornou foco de constantes abordagens nas redes sociais e diversas matérias de tv. Ressalvo que, o mesmo, é dividido em modalidades, entre elas:

O cicloturismo com ou sem competição;

O pedal passeio, marcado pela predominância da valorização da natureza ou do local escolhido;

As competições de categorias speed ou mountain bike(MTB), e

Ciclismo acrobata.

Sem dispensar as contribuições literárias, aproveitamos algumas abordagens do wikipédia:

Quanto à modalidade Mountain Bike 

Existem várias categorias que são divididas em mais ou menos radicais, e são elas: cross country, em todo o tipo de terreno, de preferência no monte, seja a subir, plano ou a descer; o Free Ride, com um andamento mais extremo em que se dá preferência a saltos e descidas; o down hill, que é a versão mais extrema e perigosa do MTB que consiste somente em descer, normalmente a velocidades altas, sendo este praticado tanto no monte ou em cidade (o chamado downhill urbano ou DHU). Em Lisboa, o mais famoso evento desta disciplina é o Lisboa Down Town que se realiza anualmente em Maio e que consiste na descida da encosta do Castelo de São Jorge até ao arco da Red Bull.

Contribuições para saúde

o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, dependendo do tipo de treinamento aplicado. Desenvolve o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo ainda indicado por médicos especialistas como ótimo exercício para queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência de força muscular de pernas, em treinamentos

Características atuais

O mundo moderno inventou também o ciclismo estático, ou seja, a prática do ciclismo em bicicletas ergométricas e em locais fechados, casa, academia, clube, etc, um exercício aeróbico alternativo e seguro ideal para indivíduos que desejam maior segurança, sustentação e facilidade de manejo do que o ciclismo de estrada ou de pista. É indicado para pessoas que apresentam determinados tipos de lesões de joelhos, quadris, coluna e que não podem caminhar; grávidas, idosos com osteoporose e principalmente obesos.

A bicileta é um veículo originalmente caracterizado pelo movimento produzido pelo esforço do próprio usuário, portanto, não emitindo gases poluentes. Atualmente, a bicicleta tem um conceito mais diversificado pela sua histórica evolução.

Multiusuário

Alguns tipos de bicicletas

Bike fantasma do Lago Grajaú no município de Pindaré Mirim-MA (por Douviran Teixeira)


Certo que seria extremamente exaustivo tentar mostrar todos os tipos de bicicletas, é indiscutível o prazer que as mesmas são capazes de proporcionar.



Passeio nos campos do Lago Grajaú no mun. de Pindaré Mirim-MA

Campo Novo - Lago Grajaú
Atualmente, não sou nenhuma referência de ciclista a ser seguido, que digam os companheiros que reclamam sobre a ausência dos itens de segurança, parte integrante do ciclista. Isso porque um ciclista que se preze, além de zelar pela segurança indispensável, adota, no mínimo, um comportamento desejável, sem agressão à natureza e respeitando os demais veículos e pedestres. Este, me faço cumprir porque só depende de consciência, enquanto aquele, confesso que é dispendioso, mas que vale a pena e chegarei a portar-me como ciclista de verdade.

Fui um usuário de bicicleta na adolescência e percorri distâncias consideradas longas para a maioria. Por exemplo, o percurso Bacabal/Santa Inês e Santa Inês/Axixá ambos no Maranhão. Após quase 20 anos, me considero um dos atuais aderentes à esta modalidade de prática esportiva, retornando ao ciclismo e ingressando aos poucos às necessidades inerentes a prática do ciclismo saudável e seguro. Para motivar, penso em fazer um percurso bastante inusitado, longo e desafiador. Para isto, devo aproveitar uma oportunidade de férias. Que tal, Santa Inẽs/MA à Patos/PB; Santa Inês/MA ao fascínio do Jalapão/TO, o percurso cicloturístico do Vale europeu, os percursos da serra da mantiqueira e muitos outros.

O dia escolhido para comemorar é uma homenagem ao ciclista Pedro Davison, que morreu em 19 de agosto de 2006, ao ser atropelado enquanto pedalava na faixa central do Eixão Sul, em Brasília. Ao justificar o texto, Lucio Vale relembrou a importância do convívio harmônico entre motoristas, ciclistas e pedestres. O deputado também ressaltou que a ONG Rodas da Paz, criada pelos pais de Davison, propôs a data, além de movimentar diversos setores da sociedade na luta contra a violência no trânsito. (Dia nacional do ciclista)

Parabéns pelo dia do ciclista.

Fontes:


https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bicicleta

As curiosas bicicletas mutantes

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/10/26/dia-nacional-do-ciclista-devera-ser-comemorado-em-19-de-agosto

Reportagens sugeridas:

http://g1.globo.com/ma/maranhao/bom-dia-mirante/videos/v/veja-os-beneficios-do-ciclismo-no-mexa-se/6079004/

http://redeglobo.globo.com/ma/tvmirante/reportermirante/videos/t/edicoes/v/os-ciclistas-que-fazem-trilha-na-chapada-das-mesas/6921486/

https://redeglobo.globo.com/ma/tvmirante/noticia/reporter-mirante-mostra-a-forca-do-ciclismo-no-cerrado-do-maranhao.ghtml





 







Nenhum comentário:

Postar um comentário