segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Consequências da ausência de sensura

Sobre os comportamentos execráveis quanto às postagens maldosas e disseminação das imagens trágicas, causadoras de total indiferença às tragédias reveladoras de sofrimento humano, percebi consenso com grandes autores do campo da filosofia e da doutrina jurídica.

Sugerindo critérios para formação do melhor guerreiro, já anunciava Platão em seus discursos: "Haverá um mecanismo de censura na escolha das fábulas a serem transmitidas, inspirado em duas regras básicas: 1) os deuses deverão ser mostrados como bons e apenas causadores do bem, sendo que os males deverão ter outra causa. Mesmo quando um deus punir alguém se deverá mostrar que tal punição foi para o bem da própria pessoa, que, no fundo, encontrava-se infeliz e precisando da intervenção divina."(https://tiagomviolante.blogspot.com/2012/11/sobre-platao-republica-livro-ii-e-iii.html)

Nesta linha de raciocínio observamos a propagação de tragédias, situações deploráveis, mazelas sociais, que entendemos como tentativas de sensibilizar pelos "quadros" impactantes. No entanto, tais tentativas apenas banalizam o sofrimento alheio contribuindo para a desvirtuação do senso crítico em detrimento da "real" ou inocente intenção precípua.

Sobre as consequências maléficas quer na captura quer na publicação de tragédias bem como os enquadramentos jurídicos positivados ou leis em tramitações, sugiro a leitura, na integra, da excelente postagem de Éverton Gleisson Albuquerque da Silva da Jusbrasil assim como recomendo as demais fontes sugeridas no final desta publicação.

Desde o vilipêndio de cadáveres disposto no art. 212 do Código Penal-CP; o crime de omissão de socorro, art. 135 do CP, para aquele que, ao invés de prestar o socorro às vítimas de algum acidente, preferem filmar ou fotografar; os constrangimentos futuros às famílias e vitimas de casos não fatais são apenas algumas situações que já ensejam enquadramento jurídico legal. Entretanto, nenhum mal citado seria tão grave quanto a indiferença aos fatos horrendos, pois como já imaginava Platão, são nas boas atitudes que devem pairar as sensações mais agradáveis, sobretudo pela possibilidade de formação de "guerreiros" por suas mentes sãs e suas propagações de comportamentos dignos de perpetuação.

TEMA: Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?




domingo, 14 de fevereiro de 2021

Ensino híbrido

A polêmica sobre o método de ensino adotado não é uma inquietação recente, surgiu como consequência inevitável de uma evolução tecnológica e social que já acumulam algumas décadas neste contexto onde o contato com o mundo digital facilitado pelos computadores e suas variações impõe estranheza às atividades que ignoram a presença dos recursos tão incorporados aos hábitos diários. 

Aliado às inquietações, o novo panorama educacional formal durante a pandemia instalada exigiu criatividade na adoção de metodologia de ensino adequadas à esta realidade de intermitência no distanciamento social. Dessa forma, o universo de educadores se dedicou às metodologias de ensino, seja alternando, mesclando ou inovando.

Atualmente, o ensino híbrido tem ganhado popularidade no meio educacional. Como tradução de blended learning, o ensino híbrido, aprendizagem mista ou b-learning, é uma combinação de ensino presencial com a aprendizagem remota, seja esta, síncrona ou assíncrona.

"Na prática, o aluno terá aulas tanto em sala de aula, com um professor e outros alunos, quanto em ambiente virtual, por meio de plataformas digitais e outros recursos tecnológicos que permitam a ele adquirir conhecimento." (Marcos Pereira)

O modelo síncrono refere-se a situações virtuais onde os participantes interagem instantaneamente enquanto que o modelo assíncrono confere liberdade de interação de acordo com a disponibilidade e seu tempo de aprendizagem.

O ensino híbrido permite diversas formas de implementações e as técnicas aplicadas mais comuns são Rotação por estação, Laboratório rotacional, Rotação individual, Sala de aula invertida, Flex, A la carte, Virtual enriquecido, ... Tais técnicas são sugestivas aos tempos atuais, mitigando o isolamento em benefício dos momentos de presença humana física indispensáveis e proveitosos.

Deixaremos ao leitor alguns links de postagens e vídeos pertinentes, caso deseje realizar aprofundamentos.

Nova escola

Blended learning

Ensino híbrido

Entenda o ensino híbrido


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Formação Pedagógica dos Profissionais da Educação - MA

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, no período de 2 (terça-feira) a 4 (quinta-feira), das 9h30 às 11h30, a Formação Pedagógica dos Profissionais da Educação, destinada a gestores escolares, gestores regionais e professores da Rede Pública Estadual de Ensino.


Dia 02 de fevereiro de 2021

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, no período de 2 (terça-feira) a 4 (quinta-feira), das 9h30 às 11h30, a Formação Pedagógica dos Profissionais da Educação, destinada a gestores escolares, gestores regionais e professores da Rede Pública Estadual de Ensino.

Acesso à transmissão - vídeo 01

Frequência 01 - acesso


Dia 03 de fevereiro de 2021

Nesta quarta-feira acontece o 2º dia da Formação Pedagógica dos Profissionais da Educação, com a temática: 'Competências socioemocionais e práticas do ensino não presencial'. Evento realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no período de 02 (terça-feira) a 04 (quinta-feira) de fevereiro, das 9h30 às 11h30, e destinado a gestores escolares, gestores regionais e professores da Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão.

Acesso à transmissão - vídeo 02

Frequência 02 - acesso


Dia 04 de fevereiro de 2021

A Formação Pedagógica dos Profissionais da Educação chega ao fim dessa quinta-feira (04), com a temática: 'A Organização do Trabalho Pedagógico para 2021'. O evento é destinado a gestores escolares, gestores regionais e professores da Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão, e promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no período de 02 (terça-feira) a 04 (quinta-feira) de fevereiro, das 9h30 às 11h30.

Acesso à transmissão - vídeo 03

Frequência 03 - acesso