segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Produções CAIC

E-maranhando: terra das palmeiras foi o título criado para eletiva de base, uma disciplina pertencente à abordagem do novo ensino médio. Em particular, esta eletiva é de acompanhamento dos professores Jeofton Trindade e Marilda Batista.

Acesso ao projeto "E-maranhando: terra das palmeiras"

Nesta postagem encontramos as produções dos alunos da escola Centro de Ensino Bandeira Tribuzi - CAIC de Santa Inês - MA. 


Minha Terra 


Minha Terra tem palmeiras

Onde canta o rouxinol

Pela manhã bem cedinho

Ao resplandecer do sol


Terra com muita riqueza

Para o nosso querido Brasil

Cheio de amor e esperança

Para o povo varonil


Sinto falta do sabiá

Cantando nas laranjeiras

E o canto de acauã

Que entoa nas palmeiras.


Maria Vitória Rodrigues Oliveira

Maranhão, 04.09.2022

Referência: canção do exílio 

- Gonçalves Dias.


O COCO BABAÇU

O COCO BABAÇU NASCIDO NO NORDESTE , O COCO É ULTILIZADO DE VARIAS FORMAS

DA PALMEIRA AO MESORCAPO 

DO CAROÇO DA AMÊNDOA AO AZEITE .É BEM UTIL PRA TUDO , E PRA TODOS , PRINCIPALMEMTE AS QUEBRADEIRAS DE COCO QUE SUSTENTA SUAS FAMILIAS , ATRAVES DO COCO, REUTILIZADO. PRA OLEOS, COSMÉSTICOS, DOCES, SALGADOS, CARVÃO, ETC...

JASMIM LIMA ARAÚJO - 12/09/2022


Produções artesanais


Produção de Maria Vitória

Panacu(utilizado para ninhos) e abano

Produção artesanal de kleison



Apesar da vasta culinária maranhense com ênfase nos pratos onde o babaçu está presente de alguma forma, seja como óleo, azeite, leite, ..., ficamos restritos ao preparo e apresentação do famoso "capitão", por sinal nostálgico e delicioso, assim como a produção de um arroz típico no azeite de coco que fizeram um dueto perfeito. Outra oportunidade de apreciação da culinária peculiar ocorreu na apresentação das senhoras da Rede de mulheres maranhenses onde naquela ocasião e após palestra provaram dos biscoitos e mingau do mesocarpo do babaçu.

O trabalho de parceria da vale com algumas comunidades ao longo da ferrovia carajás, sobretudo no tocante ao extrativismo do babaçu com ênfase na extração do mesocarpo da cooperativa Mãos de fibra do povoado Serra município de Tufilândia - MA foi tema de uma apresentação na escola.

Abaixo, uma galeria de fotos para demonstração do funcionamento da cooperativa Mãos de Fibra e a captura de momentos da apresentação na escola CE Bandeira Tribuzzi - CAIC no turno matutino, ambos para reprodução das ocorrência para conhecimento dos alunos da escola CE Leuda da Silva Cabral(LSC) por impossibilidade de participação da mulheres do grupo Rede de Mulheres Maranhenses no turno vespertino. Para isto, fizemos apresentação para escola LSC, reproduzindo todos os relatos do evento na escola CAIC.
















Acesso à postagem inicial





Nenhum comentário:

Postar um comentário