terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Preparatório de Exatas: matemática, química e física.

A Academia Galileu, pensando em atender os interessados em reforçar a aprendizagem das disciplinas de física, química e matemática em sua preparação acadêmica nas escolas convencionais, iniciará a turma do preparatório de Exatas no dia 21 de fevereiro de 2015.

O local será nas dependências da Academia Galileu, localizada na Travessa 2 Irmão, 172 Centro Mun. Santa Inês-MA e ocorrerão, principalmente, nas terças, quintas e sábados, das 19 às 22h. Contudo, recomendamos a disponibilidade dos demais dias para dedicação aos estudos, de acordo com o propósito de suas e das nossas metas, bem como as eventuais alterações dos encontros dos especialistas responsáveis.

Os conteúdos do primeiro ano do Ensino Médio, será trabalhado no horário das 19h às 20h; o segundo, das 20h às 21h e o terceiro, das 21h às 22h. O professor distribuirá a ementa em uma tabela disponível no site e será gradativamente destacada à medida que for avançando, com encerramento previsto para vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM). Ressaltamos que, cada conteúdo encerrado será oportunamente exigido em suas abordagens subsequentes a pretexto de atualização.

Os conteúdos pontuais serão de responsabilidade de cada profissional que disponibilizará no seu site os assuntos que ganharão enriquecimento na oportunidade de seus encontros presenciais.

Os participantes da turma(professores e alunos) terão um grupo no whatsapp para possíveis contatos.

A turma só disponibiliza de 20 vagas e estamos fazendo o cadastro dos alunos.

O custo para participar será de R$100,00 a cada período ininterrupto de 4 semanas. Neste período ofereceremos 36 aulas distribuídas proporcionalmente entre as disciplinas de matemática, química e física de todo o Ensino Médio.

Se você pretende lapidar, aprender ou não esquecer, participe de nossa turma.

Público alvo

O Point da Matemática agora será também o point das exatas para:
- Quem quer reforçar uma destas disciplinas com profissionais da área;
- Quem quer reforço de exatas para uma destas séries, ou;
- Quem quer potencializar suas chances de concorrência no ENEM.

Melhore seu desempenho nestas áreas, turbine suas competências, elabore um acompanhamento de seus avanços e seja um potencial concorrente para as vagas disponíveis no ENEM, nosso foco final.

Contato: 98 9 8264 0434(whatsapp). Prof. Jeofton Trindade

Pedimos a colaboração dos colegas na divulgação e propagação voluntária.

Seletivo para professores do Estado do Maranhão

Estado abre inscrições para contratação temporária de mil professores

O Governo do Estado do Maranhão abre a partir de segunda-feira (26) as inscrições do processo seletivo simplificado para contratação temporária de mil professores. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo site www.educacao.ma.gov.br até às 23h59 da próxima quinta-feira (29). Todas as informações estão disponíveis no site e no Diário Oficial do Estado.

A abertura do seletivo foi determinada pelo governador Flávio Dino durante a assinatura de seis decretos na terça-feira (20). De acordo com a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, a gestão estadual está empenhando todos os esforços para melhoria da rede estadual de ensino.

“É prioridade do governador Flávio Dino, iniciar o ano letivo, com professores em sala de aula e estudantes atendidos em todos os componentes curriculares. Além disso, o governador reajustou em 15% o salário dos professores contratados, valorizando assim, o trabalho docente,” declarou a secretária.

O processo seletivo será composto pela avaliação curricular de títulos e avaliação da experiência profissional na área de docência. Os interessados devem fazer a entrega de títulos (acompanhados da ficha de inscrição gerada na internet pelo próprio candidato) na Unidade Regional de Ensino (URE), correspondente à localidade escolhida para disputa de vaga.

Com base na demanda do último seletivo, o recebimento de títulos em São Luís ocorrerá no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga. “Escolhemos o Centro de Convenções da UFMA por ser um espaço amplo e que pode receber os docentes dignamente. A categoria precisa ser tratada com respeito”, explicou o responsável pela Unidade Gestora de Atividades Meio (Ugam) da Seduc, Domingos Ferreira.

O seletivo visa atender as modalidades Ensino Médio Regular, EJA, Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (Emiep). O regime de trabalho será de 20 horas semanais. Do número total de vagas oferecidas, 20% destinam-se às escolas de São Luís e as outras 80% serão distribuídas para o interior do estado, de acordo com as necessidades regionais. As disciplinas com maiores demandas são, respectivamente, Física, Química, Biologia e Matemática.

De acordo com o cronograma, o resultado do seletivo deverá ser divulgado no início de março, uma vez que o ano letivo de 2015 começará a partir do dia 9 de março na rede estadual de ensino.

O texto acima foi copiado de parte da edição da página: http://www.educacao.ma.gov.br/ExibirNoticia.aspx?id=5612 onde pode encontrar mais informações.

Ficha de inscrição e editais relacionados você pode encontrar em: http://www.educacao.ma.gov.br/ExibirPagina.aspx?id=481

Sob nota de esclarecimento a página da SEDUC ainda informa:


"...aos professores contratados que os mesmos terão seus contratos prorrogados, conforme acordo firmado com o Ministério Público do Maranhão e Medida Provisória nº 191/2015, não havendo necessidade de inscrição no atual processo seletivo para garantir a citada prorrogação."



domingo, 26 de outubro de 2014

Será utopia?

Acredito que compartilho com a mesma impressão de milhões de brasileiros sobre a nossa própria sorte.
Nas décadas iniciais deste segundo milênio, período que percebemos o desenvolvimento tecnológico se apresentar cada vez mais acelerado, notamos algumas conquistas sociais caírem na obsolescência. O voto que antes era privilégio das classes mais favorecidas, aos poucos fora se tornando comum à todos, independente de poder aquisitivo, sexo, raça, credo, grau de instrução e até mesmo atingindo quase todas as faixas etárias. Contudo, o mesmo não acontece com o outro lado, os candidatos, onde apenas alguns apresentam perspectivas reais de concorrência aos cargos pretendidos, ficando restrito aos representantes dos grupos detentores da maior fatia das finanças locais, independente das reais pretensões humanas destes que vivem de ludibriar um povo sedento por um milagre social. Um povo vulnerável aos favorecimentos, medíocres que sejam, esquecem das ações coletivas, da possibilidade de não pensar em precisar de serviços básicos de saúde, educação, segurança, .. por serem oferecidos a contento de todos, indistintamente.
Temos vivido atualmente o desgaste do desgosto das opções apresentadas, ou, melhor dizendo, da ausência de opção(por mais unitária que se apresentasse), restando sempre escolher aquele menos pior.
Temos nos sentido desamparado pelos órgãos responsáveis que não executam crivos legais imparciais permitindo aqueles “mais sujos – FICHA SUJA” se apresentarem entre as possibilidades de voto e deixando exercer suas habilidades de manobras e enganos adquiridas com a prática ao longo do tempo, sobre um povo que apresenta vulnerável pelos seus níveis críticos altruístas deficientes.
Órgãos que, com toda tecnologia contemporânea exponencialmente progressiva, permitem aos eleitos o descaso, de alguns ou, todos os setores vitais da sociedade, por extensos 4 anos de puro sofrimento e atraso, dependendo apenas das mais absurdas revoluções civis caracterizadas pelas manifestações públicas ultimamente acompanhadas dos aproveitadores para o saque e vandalismo de toda as proporções, ficando aqui a mais simplista sugestão de termos no mínimo uma avaliação coletiva oficial para o período de 2 anos em caráter decisivo sobre a possibilidade de continuidade do mandato, podendo permutar para o segundo mais votado, no caso de reprovação, e acrescento mais, imaginando contribuir com a atuação dos órgãos eleitorais, confeccionar títulos em cartões magnéticos para utilizar em terminais de votação com autenticação biométrica para agilidade do processo, configurando o caráter democrático mais autêntico e crítico invertendo o processo de vulnerabilidade dos eleitos e não dos eleitores.
Partidos que prendem-se única e exclusivamente aos interesses lucrativos proporcionados pelas vantagens e privilégios dos cargos políticos em detrimento das pseudos-ideologias que mascaram suas reais ações e servem de álibi aos seus fervorosos e emocionantes discursos se aliam aos apoios financeiros que cobram a reciprocidade dos favorecimentos e que ultimamente tem sugado até os últimos dias dos mandatos bancados retirando toda e qualquer possibilidade de benefício em favor da coletividade.

É inadmissível viver em um mundo em constantes mutações tecnológicas, mas que perpetua suas técnicas de manutenção do poder, eternamente, nas mãos dos mesmos representantes, sejam estes de poder econômico e/ou intelectual seguido dos apoios oportunistas dos detentores dos meios de comunicações de massa.

Enfatizo que esta abordagem encontra-se em continua edição e estudo, ampliando e amadurecendo o conhecimento sobre a temática, com as oportunas discussões com colegas, eventualmente, envolvidos.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Informática na Educação





Linha do tempo


1965 – Marinha vislumbrava construção de um computador para uso próprio;

1971 – A decisão é assumida juntamente com a criação do GTE – Grupo de Trabalho Especial e participação do Ministério do Planejamento;

1972 – A Capre – Coordenação de Atividade e Processamento Eletrônico assume também as questões ligadas a informática. Controlava a importação e exportação de produtos eletrônicos e outras atividades da área de informática;

1979 – É criada a SEI – Secretaria Especial de Informática ligada ao CNS – Conselho Nacional de Segurança para substituir a Capre e mostra que investimento na área é vital para o desenvolvimento nacional;

1980 – A SEI prioriza os setores da educação, agricultura, saúde e indústria;
* Cria a Comissão Especial de Educação com a responsabilidade de colher subsídios visando gerar normas e diretrizes para a área de IE - Informática na Educação;




1981 – I Seminário Nacional de IE, representa o marco inicial das discussões sobre IE;

1982 – II Seminário Nacional de IE e o MEC divulga o documento “Subsídios para implantação da IE” que tem como destaque a decisão de criar centros pilotos;

1983 – São criados 5 centros pilotos (UFPE, UFMG, UFRJ, UFRGS e Unicamp) responsáveis pelo desenvolvimento de pesquisa e pela disseminação do uso de computadores no processo ensino-aprendizagem;

Criam a comissão Nacional de IE e aprovam o Projeto Educom – Educação com Computadores;

A UFPE tinha como áreas de pesquisa a formação de recursos humanos, o desenvolvimento de programas educativos e a análise do potencial de utilização do LOGO no processo ensino-aprendizagem. (Cysneiros, 1990)
Fonte: http://educacao-e-tecnologias.blogspot.com.br/2010/08/informatica-educativa-o-projeto-educom.html

1986 – Idealizado pelo Comitê Assessor de Informática para Educação de 1º e 2º Graus(Caie), o Projeto FORMAR visava a formação de professores e Técnicos das redes Municipais e Estaduais de ensino do Pais;
Os professores-alunos deviam não só dominar esta ferrramenta educacional como também ser capazes de analisar criticamente sua contribuição no processo ensino-aprendizagem e dessa forma, repensar, se necessário, sua própria metodologia de ensino.

1987 – Inicia o primeiro curso de Informática Educativa (360h) no Nied da Unicamp com 52 alunos-professores de 24 Unidades da Federação;

1988 – Os Centros de Informática na Educação(Cieds) iniciam as atividades;

1989 – A partir das recomendações das “Jornadas Trabalhos de IE: subsídios para política” ocorrida em Florianópolis(1987) elaborou-se o Proninfe – Programa Nacional de Informática Educativa.



O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997 e regulamentado pelo Decreto 6.300, de 12 de dezembro de 2007, para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio.
http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo/proinfo-perguntas-frequentes
Finalidade de promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio.

Composto de uma Coordenação Estadual, e os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), dotados de infraestrutura de informática e comunicação que reúnem educadores e especialistas em tecnologia de hardware e software, tendo como principal objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica.http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo

Cursos Ofertados:

    * Introdução à Educação Digital (40h) - Curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/Internet.


    * Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) - visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares.


    * Elaboração de Projetos (40h) : visa capacitar os professores e gestores escolares para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola.

http://ntesantaines2011.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html

... todos aqueles que buscam contribuir para uma sociedade justa e democrática não podem se fazer ausentes. Em especial, o professor que tem a oportunidade de, no cotidiano das escolas, impulsionar os jovens a se construírem como cidadãos de uma nova era(Sonia Sette).

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeyXIAG/livro05-sonia-sette-et-alii?part=6




segunda-feira, 26 de maio de 2014

Privatização do Parque de Jericoacoara - CE

Acho incrível a ambição humana, em especial, aquela que busca as vantagens particulares, o egoísmo. Característica que se sobrepõe até mesmo ao bom senso e outros princípios da razão.
Em algumas situações, a natureza é de uso irrestrito e inegociável, mas quando interesses particulares são atendidos, as leis são, grosseiras e favoravelmente, reinterpretadas.
Sou contra, mas, muitos dos moradores locais encontram justificativas para privatização do Parque de Jericoacoara-CE. Argumentam algumas contrapartidas, as vantagens próprias, os benefícios particulares, em detrimentos das mesmas leis que se valem para argumentar os impedimentos.





Além do passeio nas dunas, podemos contemplar a beleza das praias de Jericoacoara, as lagoas do Paraíso, lagoa Azul ou mesmo Lagoa de Jijoca e a Lagoa da Tatajuba que são paraísos de água doce(salobra) e transparente.


Alguns links relacionados:
http://www.blogdeviagens.com.br/2013/04/09/atracoes-em-jericoacoara-lagoa-do-paraiso/

http://www.territorioextremo.com.br/destinos/jericoacoara

http://www.espacoturismo.com/nacionais/nordeste/jijoca-de-jericoacoara-o-paraiso-e-aqui

http://territorioextremo.com.br

segunda-feira, 3 de março de 2014

Eleições



A eleição é uma complexa ação pública que envolve interesses econômicos dos grandes grupos, bem como dos grupos menos importantes. Porém, a imensa maioria de cidadãos permanecem sem chance alguma de participação efetiva na busca de resultados favoráveis.
As tímidas conquistas neste setor, ocorrem na forma de pequenas prestações que servem de paliativos aos favorecidos(povo), como: direito ao voto, mas á uma parcela limitada da população; extensão do direito ao voto aos maiores de 18 anos, ainda restrito a algumas condições; voto feminino; voto em caráter facultativo aos maiores de 16 anos; e assim seguem-se as conquistas concedidas gota a gota. Contudo, de período em período, percebemos os avanços que são concedidos sempre com a abertura aos interesses dos aristocratas em detrimento dos menos favorecidos, imensa maioria.
Veja um pouco da evolução histórica do voto no artigo abaixo: http://www.pucsp.br/fundasp/textos/downloads/O_voto_no_Brasil.pdf

Percebemos que estamos em tempos de novas gratificações e agora esperamos que nos permitam a chance de inserir, entre os candidatos representantes de diferentes grupos e interesses econômicos locais, um verdadeiro representante do povo, de fato e de direito indicado pelo povo. Resta-nos saber como os Órgãos Públicos Competentes elaborariam esta ação. Quem sabe inserimos os recursos tecnológicos digitais como forma de viabilizar algumas prévias? Chega de eleger falsas opções para nos representar e atender os anseios e interesses da maioria.
Clamamos por educação, saúde, segurança, ...
Iniciemos exigindo uma chance, como direito de fato, e depois estendemos  a discussão sobre a imposição dos interesses veiculados pelas mídias vigentes sobre um povo vulnerável.