Família - Lamiaceae
Hyptis suaveolens (L.)
Nomes populares: alfazema-brava, alfavacão, alfavaca-de-caboclo, banburral, alfa-de-caboclo, betônia-branca, betônia-brava, chá-de-frança, cheirosa, pataquera, mentrasto-do-grande, chá-de-frança, ambacóide, são-pedro-coá.
Espécie herbácea, anual e que se desenvolve em todo território nacional, vegetando em áreas cultivadas e com muita frequência em áreas de pastagem e em margens de rodovias.
Apresenta caule ereto, quadrangular, piloso, de coloração verde, mas com pigmentação castanho-avermelhada, bem ramificado e com os nós bem espaçados. Folhas opostas cruzadas, pecíolo curto, limpo piloso e de formato ovalado com margens irregularmente serradas. Inflorescência constituída por fascículos com até 20 flores localizadas ao redor dos nós e junto das axilas das folhas. Flores pendunculadas, cálice tubuloso persistente e com 5 sépalas pontiagudas, corola também em tubo e com 5 pétalas lilacinas e os lobos evidentes, de curta duração na inflorescência, e que carrega consigo os estames. Esta espécie pode ser facilmente identificada em campo por meio da inflorescência do tipo fascículos de flores, reunidos ao redor do caule tetrágono, cujos cálices se apresentam muito pontiagudos, quase espinescentes, e por serem persistentes na planta assumem uma coloração paleácea na maturidade. Propaga-se por meio de sementes
Fonte: https://www.fmcdireto.com.br/portal/manuais/infestantes_arroz/files/assets/seo/page217.html
segunda-feira, 3 de junho de 2013
quarta-feira, 15 de maio de 2013
Magistério superior
A titulação de doutor passa a ser requisito, a partir de agora, para
ingresso na carreira do magistério superior. É o que determina medida
provisória editada pelo governo federal, alterando a Lei nº 12.772, de
28 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a estruturação do Plano de
Carreiras e Cargos de Magistério Federal. Os concursos públicos terão
como requisito de ingresso o título de doutor na área pretendida.
O texto da MP determina que as universidades federais poderão dispensar a exigência do título de doutor, quando se tratar de áreas de conhecimento ou localidade com grave carência de detentores de titulação acadêmica de doutor. Neste caso, poderão ser aceitos mestres, profissionais com especialização ou diploma de graduação. A decisão será fundamentada pelos conselhos superiores das universidades.
As alterações nos requisitos de acesso a cargos públicos realizadas pela MP não produzem efeito para os concursos cujo edital tenha sido publicado até 15 de maio deste ano.
O texto da MP foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira, 15.
Assessoria de Comunicação Social
Leia a íntegra da MP
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18673
O texto da MP determina que as universidades federais poderão dispensar a exigência do título de doutor, quando se tratar de áreas de conhecimento ou localidade com grave carência de detentores de titulação acadêmica de doutor. Neste caso, poderão ser aceitos mestres, profissionais com especialização ou diploma de graduação. A decisão será fundamentada pelos conselhos superiores das universidades.
As alterações nos requisitos de acesso a cargos públicos realizadas pela MP não produzem efeito para os concursos cujo edital tenha sido publicado até 15 de maio deste ano.
O texto da MP foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira, 15.
Assessoria de Comunicação Social
Leia a íntegra da MP
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18673
quarta-feira, 8 de maio de 2013
Reflexão: A Lógica De!
Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado.
Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.
A outra, vendo seu amiguinho preso, e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim, quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:
- Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como?
- É simples: - respondeu o velho.
- Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não seria capaz.
Albert EinsteinEra uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.
A outra, vendo seu amiguinho preso, e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim, quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:
- Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como?
- É simples: - respondeu o velho.
- Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não seria capaz.
http://pensador.uol.com.br/frase/MzM2OTc4/
segunda-feira, 25 de março de 2013
Vitamina C
Antes tarde do que nunca.
10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia
Quem tiver conhecimentos sobre a fonte, por gentileza, avisem para eu postar.
10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia
Assunto: LIMÃO CONGELADO Muitos profissionais em restaurantes, além de
nutricionistas estão usando ou consumindo o limão inteiro , em que nada
é desperdiçado. Como você pode usar o limão inteiro sem desperdício?
Simples... Lave bem e coloque o limão na seção do freezer de sua
geladeira. Uma vez que o limão esteja congelado, use seu ralador e o
limão inteiro (sem necessidade de descascá-lo) e polvilhe-o em cima de
seus alimentos.
Polvilhe-o em suas bebidas , vinho , saladas,
sorvete, sopa , macarrão, molho de macarrão, arroz, sushi. .. Todos os
alimentos inesperadamente terão um gosto maravilhoso, algo que você
talvez nunca tenha provado antes.
Provavelmente, você achava que só
o suco de limão teria vitamina C. Bem, saiba que as cascas do limão
contêm vitaminas 5 a 10 vezes mais do que o suco de limão propriamente
dito. E, sim, isso é o que você vem desperdiçando . Mas de agora em
diante, por seguir esse procedimento simples de congelar o limão
inteiro e salpicá-lo em cima de seus pratos, você pode consumir todos
os nutrientes e obter ainda mais saúde.
As cascas do limão são
rejuvenescedoras da saúde na erradicação de elementos tóxicos do corpo.
ótimo!!! Os benefícios surpreendentes do limão! Limão (Citrus) é um
produto milagroso para matar células cancerosas.
É 10.000 vezes
mais forte do que a quimioterapia. Por que não sabemos nada sobre isso?
Porque existem laboratórios interessados em fazer uma versão sintética
que lhes trará enormes lucros. Seu sabor é agradável e não produz os
efeitos horríveis da quimioterapia. Quantas pessoas morrem enquanto
esse segredo é mantido, para não pôr em perigo as grandes corporações
multimilionárias? Como sabem, a árvore do limão é conhecida por suas
variedades de limões e limas. Você pode comer as frutas de diferentes
maneiras: a polpa, suco, preparando bebidas, sorvetes, bolos, etc... A
ele é creditado muitas virtudes, mas o mais interessante é o efeito que
produz sobre cistos e tumores. Essa planta é uma solução comprovada
contra cancros de todos os tipos. Alguns dizem que é muito útil para
todas as variantes do cancro . Ele é considerado também como um
espectro antimicrobiano contra infecções por bactérias e fungos, eficaz
contra parasitas internas e vermes, que regula a pressão de sangue,
quando muito alto, e um antidepressivo , combatendo o estresse e
distúrbios nervosos. A fonte desta informação é fascinante: ela vem de
uma das maiores fabricantes de drogas no mundo, diz que, após mais de
20 testes desde 1970, os extratos revelaram que: destrói as células
malignas em 12 tipos de cancro, incluindo cólon, mama, próstata, pulmão
e pâncreas... Os compostos dessa árvore mostraram-se 10.000 vezes
melhores do que o produto Adriamycin, uma droga normalmente utilizada
como quimioterápico no mundo, retardando o crescimento das células
cancerosas. E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia
com extrato de limão apenas destrói células de câncer maligno e não
afeta as células saudáveis. Antes tarde do que nunca! Repassem aos seus
amigos e conhecidos........
Amigos, não encontrei a referência da publicação, apenas copiei de divulgações no facebook.
Quem tiver conhecimentos sobre a fonte, por gentileza, avisem para eu postar.
Abraço a todos.
quinta-feira, 21 de março de 2013
Escola e meio ambiente.
Horta escolar estimula troca de experiências no Espírito Santo
Sempre me interessei por estas atividades escolares que despertam interesse em muitos alunos e possibilita ações que facilitam a aprendizagem através de observações contextualizadas.
Dependendo da criatividade do professor, da disponibilidade dos alunos, dos locais disponíveis, etc, sempre é possível associar uma atividade prática, entre elas a que mais desperta minha atenção, são as atividades relacionadas ao meio ambiente. Por isso, coleciono ações que tem a experiência com hortas e outras culturas afins.
A vida stressada, corrida, das cidades grandes ou em desenvolvimento, despertam sentimentos de desprezo em relação a natureza e isso é, apesar de indesejado, natural acontecer tendo em vista a preocupação com suas obrigações inerentes a este espaço. Por isso percebo, além da riqueza didática, o resgate do olharmais afetivo quando realizam um trabalho onde o estudo da natureza está envolvido. Observe os relatos abaixo:
"A vontade de pôr os alunos em contato com a natureza para torná-los mais sensíveis e conscientes de que a vida depende do meio ambiente, e que o meio ambiente depende de cada um, levou a professora Waléria Monteiro a desenvolver projeto de horta na Escola Municipal Londres. Localizada no bairro de Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio de Janeiro, a escola atende estudantes dos três primeiros anos do ensino fundamental." (Veja mais...)
Já a professora Tânia Maria da Silva Nogueira desenvolve, há
quatro anos, o projeto Semeando e Crescendo Juntos na cidade de Santa Maria, a 26 quilômetros de Brasília, no Distrito
Federal. Com essa atividade,
que realiza com alunos da educação infantil do Centro de Atenção
Integral à Criança (Caic), a professora quer que os alunos vivenciem
todo o processo de cultivo em uma horta, desde o preparo da terra até o
consumo das hortaliças.
Segundo Tânia Maria, os alunos
demonstram muito interesse pelas atividades na horta. Ela acredita que
o período dedicado a esse trabalho é uma hora de influência mútua do
grupo, em que todos se ajudam e atuam juntos. “Como são alunos da
educação infantil, há necessidade de um acompanhamento que intercale
monitoramento intensivo com liberdade”, ressalta. (Veja mais...)
Mais links e referências relacionadas:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18527
Estudantes aprendem na horta a relacionar a teoria e a prática
quarta-feira, 13 de março de 2013
Exigência de licenciatura para docentes
Muito cuidado com esta lei, sei que a intenção é para o benefício, mas se não ficarem atentos ao prazo de exigência, o tempo passa rapidinho e os docentes perdem seus empregos.
Professores de educação básica com formação em nível médio terão seis anos de prazo para concluir o curso de licenciatura de graduação plena, contados a partir de sua posse no cargo de docente na rede pública. A regra é estabelecida pelo substitutivo do Senado ao projeto de lei 5395/2009, aprovado pela Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira, 12. O projeto original era de autoria do Executivo. (Continue lendo...)
Câmara aprova exigência de prazo para professor concluir licenciatura
Professores de educação básica com formação em nível médio terão seis anos de prazo para concluir o curso de licenciatura de graduação plena, contados a partir de sua posse no cargo de docente na rede pública. A regra é estabelecida pelo substitutivo do Senado ao projeto de lei 5395/2009, aprovado pela Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira, 12. O projeto original era de autoria do Executivo. (Continue lendo...)
terça-feira, 12 de março de 2013
No Ceará é assim - Fagner
Eu só queria
Que você fosse um dia
Ver as praias bonitas do meu Ceará
Tenho certeza
Que você gostaria
Dos mares bravios
Das praias de lá
Onde o coqueiro
Tem palma bem verde
Balançando ao vento
Pertinho do céu
E lá nasceu a virgem do poema
A linda Iracema dos lábios de mel
Oh! Quanta saudade
Que eu tenho de lá
Oh! Quanta saudade
A jangadinha vai no mar deslizando
O pescador o peixe vai pescando
O verde mar ...
Que não tem fim
No Ceará é assim
http://letras.mus.br/fagner/254928/
http://www.youtube.com/watch?v=rF-f7e7yZ3Y
No CE é assim:
E eu sei que em Santa Inês tem muitas Iracemas como no CE;
Tem Sereias, mas não tem peixe. Se tem, é na feira no meio da avenida...
Em Santa Inês não tem praia, mas tem muitas semelhanças com o CE. É que nos dias atuais é comum observar as carroças com água, carrinhos de mão e o desespero da falta dágua.
Assinar:
Comentários (Atom)


