quinta-feira, 29 de maio de 2014

Informática na Educação





Linha do tempo


1965 – Marinha vislumbrava construção de um computador para uso próprio;

1971 – A decisão é assumida juntamente com a criação do GTE – Grupo de Trabalho Especial e participação do Ministério do Planejamento;

1972 – A Capre – Coordenação de Atividade e Processamento Eletrônico assume também as questões ligadas a informática. Controlava a importação e exportação de produtos eletrônicos e outras atividades da área de informática;

1979 – É criada a SEI – Secretaria Especial de Informática ligada ao CNS – Conselho Nacional de Segurança para substituir a Capre e mostra que investimento na área é vital para o desenvolvimento nacional;

1980 – A SEI prioriza os setores da educação, agricultura, saúde e indústria;
* Cria a Comissão Especial de Educação com a responsabilidade de colher subsídios visando gerar normas e diretrizes para a área de IE - Informática na Educação;




1981 – I Seminário Nacional de IE, representa o marco inicial das discussões sobre IE;

1982 – II Seminário Nacional de IE e o MEC divulga o documento “Subsídios para implantação da IE” que tem como destaque a decisão de criar centros pilotos;

1983 – São criados 5 centros pilotos (UFPE, UFMG, UFRJ, UFRGS e Unicamp) responsáveis pelo desenvolvimento de pesquisa e pela disseminação do uso de computadores no processo ensino-aprendizagem;

Criam a comissão Nacional de IE e aprovam o Projeto Educom – Educação com Computadores;

A UFPE tinha como áreas de pesquisa a formação de recursos humanos, o desenvolvimento de programas educativos e a análise do potencial de utilização do LOGO no processo ensino-aprendizagem. (Cysneiros, 1990)
Fonte: http://educacao-e-tecnologias.blogspot.com.br/2010/08/informatica-educativa-o-projeto-educom.html

1986 – Idealizado pelo Comitê Assessor de Informática para Educação de 1º e 2º Graus(Caie), o Projeto FORMAR visava a formação de professores e Técnicos das redes Municipais e Estaduais de ensino do Pais;
Os professores-alunos deviam não só dominar esta ferrramenta educacional como também ser capazes de analisar criticamente sua contribuição no processo ensino-aprendizagem e dessa forma, repensar, se necessário, sua própria metodologia de ensino.

1987 – Inicia o primeiro curso de Informática Educativa (360h) no Nied da Unicamp com 52 alunos-professores de 24 Unidades da Federação;

1988 – Os Centros de Informática na Educação(Cieds) iniciam as atividades;

1989 – A partir das recomendações das “Jornadas Trabalhos de IE: subsídios para política” ocorrida em Florianópolis(1987) elaborou-se o Proninfe – Programa Nacional de Informática Educativa.



O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997 e regulamentado pelo Decreto 6.300, de 12 de dezembro de 2007, para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio.
http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo/proinfo-perguntas-frequentes
Finalidade de promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio.

Composto de uma Coordenação Estadual, e os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), dotados de infraestrutura de informática e comunicação que reúnem educadores e especialistas em tecnologia de hardware e software, tendo como principal objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica.http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo

Cursos Ofertados:

    * Introdução à Educação Digital (40h) - Curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/Internet.


    * Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) - visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares.


    * Elaboração de Projetos (40h) : visa capacitar os professores e gestores escolares para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola.

http://ntesantaines2011.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html

... todos aqueles que buscam contribuir para uma sociedade justa e democrática não podem se fazer ausentes. Em especial, o professor que tem a oportunidade de, no cotidiano das escolas, impulsionar os jovens a se construírem como cidadãos de uma nova era(Sonia Sette).

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeyXIAG/livro05-sonia-sette-et-alii?part=6




segunda-feira, 26 de maio de 2014

Privatização do Parque de Jericoacoara - CE

Acho incrível a ambição humana, em especial, aquela que busca as vantagens particulares, o egoísmo. Característica que se sobrepõe até mesmo ao bom senso e outros princípios da razão.
Em algumas situações, a natureza é de uso irrestrito e inegociável, mas quando interesses particulares são atendidos, as leis são, grosseiras e favoravelmente, reinterpretadas.
Sou contra, mas, muitos dos moradores locais encontram justificativas para privatização do Parque de Jericoacoara-CE. Argumentam algumas contrapartidas, as vantagens próprias, os benefícios particulares, em detrimentos das mesmas leis que se valem para argumentar os impedimentos.





Além do passeio nas dunas, podemos contemplar a beleza das praias de Jericoacoara, as lagoas do Paraíso, lagoa Azul ou mesmo Lagoa de Jijoca e a Lagoa da Tatajuba que são paraísos de água doce(salobra) e transparente.


Alguns links relacionados:
http://www.blogdeviagens.com.br/2013/04/09/atracoes-em-jericoacoara-lagoa-do-paraiso/

http://www.territorioextremo.com.br/destinos/jericoacoara

http://www.espacoturismo.com/nacionais/nordeste/jijoca-de-jericoacoara-o-paraiso-e-aqui

http://territorioextremo.com.br

segunda-feira, 3 de março de 2014

Eleições



A eleição é uma complexa ação pública que envolve interesses econômicos dos grandes grupos, bem como dos grupos menos importantes. Porém, a imensa maioria de cidadãos permanecem sem chance alguma de participação efetiva na busca de resultados favoráveis.
As tímidas conquistas neste setor, ocorrem na forma de pequenas prestações que servem de paliativos aos favorecidos(povo), como: direito ao voto, mas á uma parcela limitada da população; extensão do direito ao voto aos maiores de 18 anos, ainda restrito a algumas condições; voto feminino; voto em caráter facultativo aos maiores de 16 anos; e assim seguem-se as conquistas concedidas gota a gota. Contudo, de período em período, percebemos os avanços que são concedidos sempre com a abertura aos interesses dos aristocratas em detrimento dos menos favorecidos, imensa maioria.
Veja um pouco da evolução histórica do voto no artigo abaixo: http://www.pucsp.br/fundasp/textos/downloads/O_voto_no_Brasil.pdf

Percebemos que estamos em tempos de novas gratificações e agora esperamos que nos permitam a chance de inserir, entre os candidatos representantes de diferentes grupos e interesses econômicos locais, um verdadeiro representante do povo, de fato e de direito indicado pelo povo. Resta-nos saber como os Órgãos Públicos Competentes elaborariam esta ação. Quem sabe inserimos os recursos tecnológicos digitais como forma de viabilizar algumas prévias? Chega de eleger falsas opções para nos representar e atender os anseios e interesses da maioria.
Clamamos por educação, saúde, segurança, ...
Iniciemos exigindo uma chance, como direito de fato, e depois estendemos  a discussão sobre a imposição dos interesses veiculados pelas mídias vigentes sobre um povo vulnerável.

domingo, 20 de outubro de 2013

Resumo de Topografia



1.       Geodésia – parte da agrimensura que tem por objetivo o estudo da forma e dimensão da terra e a implantação de pontos geodésicos para apoio nos levantamentos topográficos.
2.       Topografia – descrição exata e minuciosa de um lugar.
Objetivo ou finalidade de descrever, determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da terra, desconsiderando a curvatura da terra.
2.1. Topometria – medida da terra que utiliza ângulos e distâncias.
2.1.1.        Planimetria – estuda grandezas lineares e angulares num plano horizontal.
2.1.2.        Altimetria – determina altura dos pontos topográficos em ralação ao plano horizontal de referência.
2.2. Topologia – leitura das curvas de nível
2.3. Fotogrametria – levantamento por meio de fotografia
2.4. Taqueometria – levantamento de pontos do terreno através de triângulos retângulos dando origem as curvas de nível
2.5. Goniometria – trata da media de ângulos horizontal e vertical
Sugerimos ler sobre os instrumentos: trena, baliza, piquete, estacas, marreta, estádia ou mira falante, nível, teodolito e estações totais, tripé, bussola de mão, GPS e distânciometro eletrônico.
Ver também:
- Passos do processo de instalação do teodolito;
- Tipos de poligonais: abertas, fechadas, apoiadas ou amarradas, semi-apoiadas ou não apoiada;
- Poligonais: principal, secundária e auxiliar.
3. Ângulos Horizontais
3.1. Ângulo Horizontal(Hz) – Ângulos medidos entre as projeções de dois alinhamentos do terreno.
                3.1.1 Ângulo Horizontal Interno (Hzi)


                3.1.2 Ângulo Horizontal Externo(Hze)

3.2. Deflexão(Dd ou e ou D+ ou -) – ângulo formado pelo prolongamento do alinhamento anterior com o novo alinhamento, no sentido horário.

3.3. Azimute (AZ) – Ângulo horizontal de orientação formado pelo meridiano(norte magnético) e o novo alinhamento no sentido horário.
                3.3.1. Contra-Azimute (C.AZ) é o azimute do ultimo marco(expresso no sentido horário).

3.4. Rumo (Rdireção) – Ângulo horizontal de orientação, menor que 90°, formado pelo alinhamento norte ou sul, lido para esquerda ou para direita.




3.5. Declinação Magnética (δM) – ângulo horizontal de orientação formado entre os meridianos magnético e verdadeiro(geográfico).
δM = AZM - AZV

Fórmulas importantes para confeccionar a caderneta de campo:
Azn = Hzn + Azn-1 – 180°

Vejam: http://www.ifgoiano.edu.br/ipora/images/stories/coordenacao/Renato/Topografia_parte_2.pdf

domingo, 6 de outubro de 2013

Lógica 1




Existem basicamente três casos de questões de investigações. Todos eles procuram deduzir novas informações com base nas informações fornecidas no enunciado.
Para resolver questões de investigação, devemos inicialmente identificar o caso (ordenação, associação ou suposição) e seguir os procedimentos peculiares a cada um deles.

1º CASO
- Somente Verdades: ORDENAÇÃO.
Esse tipo de questão dá apenas informações verdadeiras, que nos permite colocar em ordem pessoas, objetos, datas, idades, cores, figuras ou qualquer outra coisa, mediante pistas que devem ser seguidas. O fato de colocar os dados fornecidos na ordem desejada permitirá identificar o item correto a ser marcado.

EXEMPLO:             
Aline é mais velha que Bruna, que é mais nova que Carol, mas esta não é a mais velha de todas.
Sejam A, B e C as respectivas idades de Aline, Bruna e Carol, defina a ordem das idades.

CONCLUSÕES:

Sejam A, B e C as respectivas idades de Aline, Bruna e Carol, então A > B (Aline é mais velha que Bruna) e C > B (Bruna é mais nova que Carol) Como ―Carol não é a mais velha podemos ordenar as idades das meninas da seguinte forma:
A > C > B
Divirta-se
Oito carros de marca e cores diferentes estão alinhados lado a lado para uma corrida. Estabeleça a ordem que os carros estão dispostos baseando-se nas seguintes informações:
1-      Ferrari está entre os carros vermelho e cinza;
2-      O carro cinza está à esquerda do Honda;
3-      O Mclaren é o segundo carro a esquerda do Ferrari e o primeiro a direita do carro azul;
4-      O Renault não tem carro algum a sua direita e está logo depois do carro preto;
5-      O carro preto está entre o Renault e o carro amarelo;
6-      O Toyota não tem carro algum a sua esquerda e está a esquerda do carro verde;
7-      A direita do carro verde está o BMW;
8-      O Honda é o segundo carro a direita do carro creme e o segundo a esquerda do carro marrom;
9-      O Mercedes é o segundo carro a esquerda do Ford.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Academia Galileu

A Academia Galileu está retomando suas atividades e, para isto, realizou algumas adequações nos dias e horários de atendimento viabilizando o trabalho outrora desempenhado. Dessa forma, segue o quadro de horário e suas respectivas turmas.

·         Matemática de nível fundamental (6º ao 9º ano, aos sábados, das 10:00 às 11:30h): É uma turma destinada aos alunos que apresentam alguma dificuldade ou que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos neste nível que é imprescindível ao bom desempenho do ensino-aprendizagem dos níveis subsequentes. Ressaltamos que o seletivo para os cursos técnicos profissionalizantes na modalidade integrada limitam-se apenas aos níveis aqui alcançados e que os conteúdos aqui tratados são indispensáveis à qualquer concurso que exija conhecimentos da disciplina;

·         Matemática de nível médio ( 1º ao 3º ano, aos sábados, das 19:00 às 20:30h);

·         Matemática para concursos ( aos domingos, das 9:00 às 10:30h).

Aulas particulares, individual ou em grupo de estudo, à combinar.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a compreensão e incentivo quando nos afastamos temporariamente para dedicação à nossa contínua preparação acadêmica que a profissão exige.

Att.: Jeofton Trindade

Contatos: (98) 9616 5551, 8264 0434 e 9164 3434

A Academia Galileu: o point da matemática, fica localizada na Tv Dois Irmãos, 172 Centro – Santa Inês. (obs. Bem próxima à rua 1º de maio e ao lado da comunidade Nossa Sra. de Fátima)