Dia 17 de junho de 2016 aconteceu no auditório central da Universidade Federal do Maranhão - UFMA campus Bacanga, às 15h, a cerimônia estadual de premiação da OBMEP 2015.
Além dos medalhistas, alguns pais ou responsáveis, professores e diretores, participaram também: coordenadora estadual da OBMEP, Valdiane Sales; reitora da UFMA, Nair Portela; secretário estadual da ciência e tecnologia; secretário de educação de Alto Alegre do Pindaré, José Valdo Sousa; secretária de educação de Bom Jardim, Marinete dos Santos da Fonseca; o representante da secretaria de educação de Santa Luzia, Sinamon Santos e o coordenador da OBMEP na Unidade Regional de Educação - URE Santa Inês, Jeofton Meira Trindade.
O estado do Maranhão vem obtendo resultados mais significativos nas versões recentes, com inédito quantitativo de 3 medalhas de ouro na OBMEP 2015. Entre elas, o destaque do município de Alto Alegre do Pindaré-MA com uma medalha de ouro, duas de prata, duas de bronze e, literalmente, uma comitiva de condecorados com menções honrosas. O município já vem dedicando especial atenção à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP há algum tempo e seus resultados já se tornam mais expressivos. A presença no evento contou com uma verdadeira comitiva de alunos, pais, professores, diretores e o secretário municipal de educação oferecendo total apoio à participação no evento.
Estiveram também presentes alunos medalhistas e homenageados dos municípios de Santa Luzia-MA e Bom Jardim-MA, com suas comitivas acompanhadas da secretária de educação de Bom Jardim e representante da secretaria de educação de Santa Luzia, além de alguns pais e professores homenageados. Lembramos que a medalha de ouro do Maranhão na edição OBMEP 2014 foi do aluno Tiago Pinheiro presente na comitiva acompanhado de seu pai que já cria tradição em acompanhá-lo nas cerimônias nacionais.
Alguns professores são mais felizes em seus trabalhos prestados na área. É importante ressaltar a realização da inscrição dos professores, gestores e secretarias de educação em tempo hábil, no portal da OBMEP, concorrendo a homenagens e prêmios. Muitos destes, tem seus frutos representados nos resultados dos alunos, entretanto deixam de se inscreverem. Contudo, entre outros, destacamos o trabalho da professora Lucélia Santos de Alto Alegre do Pindaré, que está presente em várias edições da olimpíada recebendo homenagens e premiações.
A edição da OBMEP 2016 está em andamento com os verdadeiros concorrentes dedicados aos estudos para a prova da segunda etapa. Aproveitando o ensejo, hoje 20 de junho de 2016, é o prazo final para entrega dos resultados da participação na primeira fase, conforme
calendário.
Álbum de fotos(Obs.: aguardando receber fotos de outras câmeras)
Prestigiar a cerimônia motiva os alunos à sua participação mais efetiva. Observando a presença de alunos da escola militar do Maranhão nas fotos, especulamos: coincidência, competência dos envolvidos ou consequência das ações da escolas e da dedicação individual e coletiva. Destacamos que a escola costuma levar seus alunos para assistirem o evento, não desperdiçando a oportunidade de sua proximidade, tendo em vista que a escola e o evento da cerimônia estadual de premiação ocorrem na capital, São Luis-MA. Lamentamos a ausência das outras escolas.
Os 501 medalhistas de ouro da OBMEP 2015 participarão ainda da cerimônia nacional em novembro no Rio de Janeiro-RJ.
Não poderia esquecer de ressaltar a presença dos pais e/ou responsáveis acompanhando os filhos na realização da segunda etapa da olimpíada, como registramos nas realizações recentes, principalmente, nos municípios de Alto Alegre do Pindaré e Satubinha, conforme relatos dos respectivos coordenadores das aplicações das provas, revelando assim um comportamento de demonstração do compromisso com o sucesso na educação de seus filhos, fazendo do sábado de aplicação da prova uma oportunidade de dedicação à aprendizagem e revelação de talentos na área.
Parabéns a todos e continuemos os processos de participação das homenagens da OBMEP 2015 e a dedicação aos resultados da OBMEP 2016 em andamento.
Fontes:
http://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=47857