Wilfried Fritz Pareto, filho de família italiana nobre, nasceu na França e demonstrou interferência significativa na política de sua época.
Entre seus estudos, a Curva ABC ou 80-20 sobre renda e riquezas no século XIX, revelou a discrepância da concentração de uma margem de 80% da riqueza distribuída em apenas 20% da população. A curva também revela a importância decisiva de alguns itens de uma empresa, mantendo aproximadamente, a mesma proporção anterior tratando como variáveis estatísticas a quantidade, seus respectivos valores, lucratividade, etc.
O teorema de Pareto apresentou-se como uma ferramenta estatística capaz de proporcionar resultados de análise do perfil dos clientes, direcionando as ações da empresa com foco à público alvos com potencial mais viável, bem como, permite a análise da viabilidade da estocagem de alguns produtos principalmente quanto ao giro dos itens no estoque, o nível da lucratividade e o grau de representação no faturamento da organização.
Quanto aos produtos estocados, Carvalho, 2002, classifica em:
- de Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período);
- de Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período);
- de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período).
As proporções não manteem-se inalteráveis, sofrendo variações de empresa para empresa, contudo servem de parâmetros de análises que influenciam os resultados e são decisivas à excelência no desempenho.
Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vilfredo_Pareto
https://pt.wikipedia.org/wiki/Curva_ABC
http://pedreirao.com.br/wp-content/uploads/2014/03/Curva-ABC-Obra.png
Nenhum comentário:
Postar um comentário