quarta-feira, 16 de março de 2011

Educação no Maranhão

O Maranhão vivenciará uma educação como nunca.
Em 21 de fevereiro, nosso Estado decretou início do ano letivo de 2011, data recorde. Antes as aulas iniciavam muito mais tarde, com insuficiência de professores, visto que os nomeados nunca supriram as necessidades reais de cada escola, que a chegada dos contratados demoravam muito e quando ocorriam, os contratos não tardariam a serem julgados como ilegais e mais uma jornada se efetivava com longos periodos de espera por estes profissionais que, após uma ou várias tentativas sucessivas de contratação se conseguia definitivamente e literalmente, "assegurá-los" e assim, diminuir a deficiência na formação curricular do ensino básico dos alunos.
Triste realialidade, pois todos sabemos que necessidade de professores não "era" nossa única deficiência. Não vamos generalizar, mas os alunos já demonstravam desinteresse pela sua educação e que o descaso só seria mais um reforço. Alunos desmotivados por um lado, professores de outro e em casa, pais também cabisbaixos com uma futura certeza, me perdoem, mas por coincidência, vários presídios estão sendo construídos no Maranhão e desfarçadamente, Centros de Capacitação e Universidade Virtual do Estado do Maranhão - UNIVIMA estão sendo mantidas fechadas por tempo indeterminados, "por enquanto". Este por enquanto é só para dar alegria ao texto, pelo menos. Por sinal, quebra de protocolo é nossa marca presidencial, velhos tempos... e por falar em presidente, lembramos do pronunciamento marcante e com enfase a educação e novamente reforçado em discurso de início das aulas em cadeia nacional.
Somos brasileiros e não desistimos nunca e esse governo do Maranhão será o melhor de todos(Roseana Sarney). Particularmente, espero que não seja apenas nos ultimos anos deste mandato.
Em breve, alunos e professores estarão, de fato, iniciando o ano letivo e espero que todos estejam realmente motivados, em escolas com perfeitas condições de trabalho; professores bem preparados, capacitados e com anseios de investimento em sua contínua formação e alunos ávidos por saber.
Também sou brasileiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário