terça-feira, 6 de junho de 2017

Semana nacional do meio ambiente

Cassia alata

A Semana Nacional do Meio Ambiente, conforme Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, começa em 1 de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela ONU em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia.

Esta iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

A promoção das ações em benefício do meio ambiente dependem, indiscutivelmente, das atitudes governamentais. Contudo, salientamos que a prática individual das atitudes proativas são bem vindas e manifestam a educação e cultura de um povo que preza pelo bem estar com respeito a sua e as gerações futuras.

Atividades para a Semana Nacional do Meio Ambiente

O principal objetivo da Semana Nacional do Meio Ambiente é conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas.

Sugestões de atividades:
  • Palestras nas escolas;
  • Workshops abertos ao público sobre reciclagem doméstica;
  • Apresentação de projetos de eco-sustentabilidade;
  • Coleta de lixo nas praias e parques;
  • Conscientização da população para o consumo sustentável;
  • Plantar mudas de árvores em campos e parques públicos.
A imagem do topo, foi capturada a alguns minutos na área do Centro de Ensino Bandeira Tribuzzi - CAIC localizada em Santa Inês - MA. Assim como esta, tenho registros mentais de diversas outras plantas e jardins que influenciam o astral de quem divide o espaço, seja dos frequentadores mais assíduos ou daqueles meros passageiros.

Colabore com a imagem dos ambientes que frequenta. O comportamento que adota, interfere na forma como as interações humanas ocorrem e estas não agem indiferentes ao espaço físico aprazível e o "clima" agradável. Uma ornamentação paisagística conferida pelos jardins são insubstituíveis, interferindo mentalmente e provocando mudança na aurora do complexo ambiental que convive.

O objetivo principal de uma escola, que é alcançar uma formação curricular integral, exige sobretudo o prazer pelo compartilhamento físico e socioambiental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário