quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Engenho central de Pindaré Mirim

Patrimônio histórico nacional localizado no município de Pindaré Mirim, o Engenho Central resistiu ao descaso e, finalmente é restaurado. A inauguração da reforma de restauração foi realizada em 28 de julho de 2018.

Pindaré Mirim é um município originário do desmembramento do território de Monção. Por sua vez, a antiga "ponta da linha",  que era o final de uma estrada de ferro usada pela companhia de progresso agrícola para transportar a cana-de-açúcar do canavial ao engenho central, dava origem a Santa Inês. Esta ponta da linha foi se povoando e oportunamente foi favorecida pela rodovia que cruzava as proximidades do local. 

Para lembrarmos, o município de Pindaré Mirim era atendido pela predominância do transporte fluvial do rio Pindaré, com embarcações cujos portes relacionavam bem o poder econômico de seus proprietários. Estes, não viam com bons olhos a ameaça da instalação do novo modal, um projeto de interesse nacional que chegava a esta região. Santa Inês se desenvolveu rapidamente enquanto os municípios que ficaram mais distantes das rodovias sofreram uma estagnação e breves períodos de declínio até atingirmos um estado de evolução que atualmente ignora a distância entre as cidades.

Simultaneamente ao projeto de restauração do engenho central de Pindaré Mirim, o município foi contemplado com a reforma de 3 lindas praças, compondo o complexo da praça São Pedro. Infelizmente, apesar do longo período de descaso e abandono, é comum observar ações de vandalismo e de outros comportamentos indesejáveis.

Precisamos dos olhares daqueles que incansavelmente lutaram pela conquista deste momento, mas também precisamos da mesma insistente atuação para conservação e disseminação de hábitos e comportamentos exemplares da população e que aliada à riqueza cultural desta região possamos ser uma referência positiva e contagiante.

Deixo uma insistente sugestão aos gestores responsáveis locais: resgatem a referência do "pau da paciência ou pau das preguiças" adquirindo um exemplar da mesma espécie da antiga arvore e suas preguiças. Todos estaremos sendo favorecidos direta ou indiretamente. Parabéns povo pindareense.

Sugestões de visualização e leitura:

https://www.youtube.com/watch?v=7eLi9yOrzHA

http://g1.globo.com/ma/maranhao/bom-dia-mirante/videos/t/edicoes/v/engenho-central-e-inaugurado-em-pindare-mirim/6901929/

http://historiadesantaines.blogspot.com/2012/08/engenho-central.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário