domingo, 25 de outubro de 2020

Trilha para Fazenda Gangalô

 Hoje, 25 de outubro de 2020 fizemos uma trilha com destino à fazenda gangalô.

O passeio ficou assim planejado:

Pedal passeio proposto para domingo,  25/10 as 6:00h da manhã com saída das laranjeiras(santa).

Circuito: Santa Inês - povoado Olho D'água dos Carneiros - Lago Zé Maria - Ponte sobre o Rio Zutíua - Lago tora-o-pau (25km)

Volta pelo mesmo local ou... 

Circuito de retorno: Lago tora-o-pau - Ponte sobre o Rio Zutíua -  viaduto - Colônia Pimentel - Bambu - Pov. Lages - Santa Inês (27km)

Deixamos para retornar à tardezinha. Portanto, escolhemos retornar pelo mesmo circuito da ida, tendo em vista ser um pouquinho mais curto que a outra proposta de retorno que seria pelo balneário bambu.

Galeria de fotos do pedal


Entrada do loteamento Colina Park
Paradinha para coletar mangas no povoado Olho D'Agua Velho

Viaduto sobre a ferrovia carajás
Cruzamento Pov. Morada Nova para Pov. Colônia Pimentel





Ponte rodoviária de 260,3m sobre o rio Zutíua



O lago taruapo é conhecido como lago tora-o-pau

Vista para o lago TARUAPO abastecido pelo rio Zutíua o maior afluente do rio Pindaré.
O Rio Zutíua tem uma identificação popular de rio Gentil. Em sua extensão é cruzado por rodovias no povoado Santa Tereza na MA 319 e no povoado Maria Ferreira na MA 119.


Complexo de pontes ferroviárias e rodoviárias
São 4 pontes

Trem cargueiro da Cia. Vale do rio doce

No local temos:
Uma estrutura de ponte rodoviária de concreto, inútil por erro de projeto.
Duas pontes ferroviárias como exigência estratégica da duplicação da ferrovia.
Uma ponte rodoviária com nítida identificação de erro de projeto, mas em utilização.
No local também consta em abandono uma estrutura de ponte rodoviária armada integralmente em trilhos, serve como mirante aos visitantes.
Por muito tempo a travessia rodoviária neste local fora feito em pontes de troncos de palmeiras oportunamente coletadas nas proximidades e em períodos de estiagem, quando o rio reduzia o volume e a largura ficava mais favorável. Estes serviços eram viabilizados alternativamente com recursos municipais ou de particulares locais. Outro registro é que em épocas de ausência da travessia rodoviária, as motocicletas, pedestres e animais atravessavam perigosamente pela ponte ferroviária.


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