quarta-feira, 2 de novembro de 2022

OBMEP 2022




A Olimpíada Brasileira de matemática das escolas públicas e particulares (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação - MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações– MCTI.


Teve sua primeira edição em 2005 com o objetivo precípuo de estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. Contudo, reservar-se-ão outros objetivos como:


- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;


- Incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;


- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;


- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;


- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.


O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio, compreendendo os níveis:


Nível 1 para alunos de 6º e 7º anos;


Nível 2 para alunos de 8º e 9º anos;


Nível 3 para alunos do ensino médio.


O calendário de cada edição da Olímpiada contém diversas atividades que se estendem por todo o ano letivo, iniciando com as inscrições das escolas que desejam participar e encerrando com a divulgação dos resultados, com premiações para escolas, secretarias e professores. As premiações dos alunos são distribuídas em todo território nacional conforme quadro abaixo:



Em particular, os 12 municípios jurisdicionados à Unidade Regional de Educação Santa Inês acumulam diversas premiações anuais, inclusive algumas medalhas de ouro. Oportunamente, algumas escolas contemplam as participações de seus alunos na composição de suas notas de rendimento escolar. Por vezes, também realizam eventos cerimoniais valorizando os melhores desempenhos obtidos pelos alunos em sua escola na aplicação da prova da primeira fase e, consequentemente, selecionados para participarem da segunda fase composta de uma prova subjetiva e de concorrência nacional.


Entre muitas outras atividades promovidas no ambiente escolar que visam o desenvolvimento intelectual, a OBMEP não poderia acontecer sem a dedicação integral e oportuna de gestores, professores, secretários, pais, alunos e toda comunidade escolar. Vale salientar a presença de pais e/ou responsáveis no sábado acompanhando seus filhos e outros dependentes na realização da segunda fase. Professores acompanhando suas turmas/escolas bem como gestores, secretários de educação e coordenadores municipais dedicando apoio aos alunos e fazendo da OBMEP um momento profícuo e diferenciado. Os resultados desta aplicação refletem-se em seu desempenho momentâneo e, conforme histórico das 17 edições realizadas, reflete em seu sucesso pessoal e profissional. Isto revela-se nos inúmeros profissionais em todas as áreas almejadas pelos alunos cujo ingresso na faculdade e formação ocorrem como processo natural e fruto de sua dedicação ao conhecimento.


Este ano foi realizada a 17ª edição de muita história envolvida. Não tenho a pretensão de esgotar as informações referentes a este imenso e gratificante projeto.


Oportunamente, manifesto agradecimentos a todos os colaboradores e participantes. No entanto, permitam-me destacar aqueles gestores e outros que, mesmo não fazendo parte da equipe de aplicadores voluntários da OBMEP, não medem esforços para realização deste evento. Desta forma, imagino que tais comportamentos sejam inerentes às personalidades proativas e sobretudo comprometidas com o sucesso da educação, felizmente, figuras comuns no cenário do universo educacional.


Jeofton Meira Trindade - Coordenador setorial da OBMEP nos municípios jurisdicionados à URE Santa Inês.


Acesse também OBMEP, para mais informações


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