sábado, 23 de dezembro de 2023

Dilema fatídico 2023

São passíveis de questionamento todas as crenças e atitudes que justificam-se exclusiva e fundamentalmente em uma teoria, bem como são suspeitas as análises baseadas nas superficialidades meramente conclusivas, ignorando a essência que a fundamenta. Portanto, observemos com parcimônia considerando a relativização das mesmas, sobretudo quando o assunto se referir à história das religiões e, consequentemente, a evolução histórica das sociedades nas suas divergências

Segundo o antropólogo Levi-strauss existem estruturas comuns em todas as culturas, obviamente não são tão nítidas, mas se desenvolvermos um estudo analítico poderemos evidenciar estas estruturas. A exemplo do papai Noel que tem origens europeias, podemos citar as Katchinas que é um outro personagem adotado pelos índios do nordeste dos EUA e que desempenham funções semelhantes. Perceberemos outras culturas adotando outros símbolos funcionais que não são idênticos, mas que possuem uma linha estrutural semelhante.

O Natal no entanto não é a única herança pagã inevitavelmente agregada ao cristianismo e sempre teremos quem as aceite ou rejeite. Essa tem sido nossa desconfortável trajetória ao longo da história. Divergências que tem passado por extremismos radicais e, por óbvio, de consequências drásticas.

Todos os precursores das religiões estabeleceram regras com origens e fundamentações para diversos gostos, adquirindo milhões de simpatizantes. Os mesmos tem registros de atrocidades e comportamentos repugnantes. Entre vários, uma atitude racional do jurista alemão conde Nicolau Luis de Zinzendorf me parece muito sensata e pacificadora quando, diante das divergências de ideias religiosas, arbitrou "Foquem apenas naquilo que os uni como cristão e não naquilo que é diferente" e dessa forma pacificou conflitos transformando a região da Moravia que ironicamente contrariava o conflito comum ao resto do mundo.

Acho estranho a adoção fiel de qualquer teoria comportamental bem como sou contra o questionamento com base em conclusões imediatistas. Dessa forma acho que toda teoria apresenta uma fundamentação coerente  e não necessariamente recomendável, dependendo entretanto das circunstancias relativas factuais e temporais. Para este momento, seria prudente o idealismo kantiano com base na dialética sujeito e meio social para percepção das ideias, uma qualidade que tem funcionado como mola propulsora e determinante do fracasso ou do sucesso. Desta forma, perceber as tendências artísticas são fundamentais ao lucro, mas a percepção das tendências sociais foram e são indispensáveis ao poder. Estas foram decisivas aos detentores momentâneos dos poderes e que sua árdua dedicação mantém a perpetuação do inevitável controle estatal e religioso com alternância de hegemonia ao longo da história.

Portanto, a vida é construída de comportamentos sociais pautados na recepção e aversão que resultam em sobreposição daquilo que se configuraria como tendência inevitável. Dentre elas, apesar de não surgirem acidentalmente, prefiro aceitar o festejo natalino com seus elementos simbólicos e, apesar da conotação econômica,  permeia o universo dos sentimentos baseados principalmente na fraternidade, compaixão e amor ao próximo, embora só funcione temporariamente.

Fico feliz em contemplar pelo menos este limitado instante.

Aproveito o ensejo para parabenizar as decorações natalinas que já são tradicionais em Santa Inês e cada ano mais linda.

Feliz Natal

2 comentários:

  1. Parabéns, Professor pela análise sempre muito reflexiva. Desejo ao Sr e à Vossa Família um ótimo Natal e um Ano Novo de Muita prosperidade....

    ResponderExcluir
  2. Um outro exemplo é a caixa de Pandora, em que ela abre e saem todos os males do mundo, semelhantemente ao fruto proibido, comido por Eva no Jardim do Éden

    ResponderExcluir