sábado, 12 de dezembro de 2020

Paciência

Tecendo um enredo comparativo, apresento o baobá, árvores exóticas que costumam figurar em desenhos animados e diversos filmes. Quem lembra das tradicionais cenas de galhos tocando as janelas à noite, ou lindas imagens que mais parecem arvores de cabeça para baixo, ... Acredito que assistirá às cenas típicas com olhar mais apurado.




"Adansonia L é um género de plantas com flor que agrupa as espécies de árvores das regiões tropicais áridas e semi-áridas conhecidas por baobás, embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras. O género agrupa nove espécies validamente descritas, das quais seis têm distribuição natural restrita à ilha de Madagáscar, uma ao continente africano e Médio Oriente e outra à Austrália. O nome genérico é uma homenagem a Michel Adanson (1727-1806), o naturalista e explorador francês que descreveu a espécie africana Adansonia digitata. O baobá é a árvore nacional de Madagáscar e o emblema nacional do Senegal." (https://pt.wikipedia.org/wiki/Baob%C3%A1)

http://roteirosinteligentes.com.br/

Existem muitos exemplares desta arvore, baobá, distribuídos pelo Brasil, mas os estados onde são mais comuns são o Rio Grande do Norte - RN e Pernambuco - PE. Em Recife há uma parcela de turistas "Apenas" para contemplar a época da florada de proporcionais dimensões e perfume. Alguns exemplares também podem ser encontrados em Natal e circunvizinhança, como é o caso deste da imagem localizado em Nízia Floresta, município do RN, bem próximo da capital. Poderia dizer que a riqueza material mais importante de Nízia é esta arvore.

Chamei atenção sobre o tema porque não tive muito tempo para discorrer quando tocamos no assunto da figueira de Pindaré Mirim e o descaso de seu povo, em um grupo do whatsapp. Digo, de seu povo, porque também somos responsáveis pela inércia dos representantes. Observem a proteção que o baobá recebeu na imagem que, de certa forma, simboliza alguma importância atribuída à mesma.

A figueira, o pau-da-paciência, o pau-das-preguiças, se foi e nenhuma ação, mesmo que discreta, se percebe em relação ao resgate simbólico. No entanto, ainda acredito em forças que surgem de onde menos esperamos e se o engenho central foi restaurado..., espero ainda contemplar ações atinentes em busca da restituição de valores simbólicos históricos naquele mesmo município.

Prof. Jeofton Trindade.

Sugestões de vídeos para apreciação:

https://videos.bol.uol.com.br/video/baobas-floridos-no-recife-0402CC1B336CC0916326

http://roteirosinteligentes.com.br/rn/ponto/arvore-baoba/

http://g1.globo.com/ma/maranhao/jmtv-1edicao/videos/v/uma-velha-figueira-onde-vivem-varias-preguicas-em-pindare-mirim-esta-ameacada/2251759/

https://globoplay.globo.com/v/6265381/

https://www.purebreak.com.br/midia/os-baobas-de-madagascar-parecem-ate-38582.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário