segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Produções LSC

E-maranhando: terra das palmeiras foi o título criado para eletiva de base, uma disciplina pertencente à abordagem do novo ensino médio. Em particular, esta eletiva é de acompanhamento dos professores Claudemir de Jesus Irineu Soares e Jeofton Meira Trindade.

Acesso ao projeto "E-maranhando: terra das palmeiras"

Nesta postagem encontramos as produções dos alunos da escola Centro de Ensino Leuda da Silva Cabral de Santa Inês - MA.


A PALMEIRA DE BABAÇU


A PALMEIRA DE BABAÇU É UM PRESENTE DA NATUREZA

POIS FICAMOS ENCANTADOS É GRANDE SUA BELEZA

TEM IMPORTÂNCIA SEU CULTIVO E DEVEMOS PRESERVAR

E NO ARTESANATO SEUS PRODUTOS, PODEMOS TRANSFORMAR

ELA CRESCE DE 10 Á 30 METROS PARA GRANDE ADMIRAÇÃO

COM A CASCA DO FRUTO É FEITO O CARVÃO

COM ELE SOBREVIVEM

MULHERES QUEBRADEIRAS!

SENDO A ÚNICA RENDA DE ALGUMAS BRASILEIRAS.

SE REPLATARMOS PALMEIRAS.

A NATUREZA VAI AGRADECER

TRANSFORMANDO O AMBIENTE

PARA NELE MELHOR VIVER..

TEM UMA RIQUEZA QUE NÃO PODE SE ACABAR

E OS QUE DESMATAM ,TEMOS QUE CONSCIENTIZAR !

Edvânia De Carvalho De Brito - 1°D



Nosso Maranhão

Minha terra tem Palmeiras onde os pássaros a de cantar, aquela mata toda verde que fez-me apaixonar.

O vento vem tão forte, que começa a balançar, as palmeiras carregadas que me faz o coração alegrar.

Durante o dia vem aquela multidão, é uma só alegria e todos com sua maceta e o machado na mão.

Essa terra é tão querida e cheia de paixão, não estou falando de qualquer lugar, estou falando sim, do nosso Maranhão!

Evilin Maisa

Sou uma quebradeira  de coco babaçu
Essa é a minha profissão
Quebro coco com muito orgulho e amor no coração.

Levanto cedo e entro no mato, ouço o som do bem-te-vi  a cantar,
Sou trabalhadora e não gosto de amolar.

As cores esverdeadas chamam  muita  atenção 
Deixa qualquer um admirado com alegria no coração.

Aqui no Maranhão,tem tudo isso e muito  mais 
Minha terra rica em babacu  que me trás satisfação.

Samylla Raquel

Terra do babaçu

Terra cheia de riqueza aqui sim tem
Bastante beleza aqui onde o vento 
Sopra as folhas do babaçu a de 
Balançar

Os pássaros nas palmeiras a de 
Cantar, o vento a de passar
Aqui é meu lugar

Vendo as palmeiras desmatadas
Faz meu coração chorar, porque
Que existe ser humano que tem
Coragem de lhe matar

A beleza que ela tem sempre
Era além, eu digo não 
Custa nada fazer o bem

Lucas dos Anjos Bezerra

Isabela Silva

Karen

Este trabalho permeou um conhecimento mutidisciplinar e almejava produções literárias, culinárias e artesanais.

Nosso mascote


Infelizmente, as produções artesanais e culinárias foram comprometidas, mas tivemos acesso aos artesanatos locais, precisamente do artesanato do engenho central e o trabalho de parceria da vale com algumas comunidades ao longo da ferrovia carajás, sobretudo no tocante ao extrativismo do babaçu com ênfase na extração do mesocarpo da cooperativa Mãos de fibra do povoado Serra município de Tufilândia - MA.

Abaixo, uma galeria de fotos para demonstração do funcionamento da cooperativa Mãos de Fibra e a captura de momentos da apresentação na escola CE Bandeira Tribuzzi - CAIC no turno matutino, ambos para reprodução das ocorrência para conhecimento dos alunos da escola CE Leuda da Silva Cabral(LSC) por impossibilidade de participação da mulheres do grupo Rede de Mulheres Maranhenses no turno vespertino. Para isto, fizemos apresentação para escola LSC, reproduzindo todos os relatos da ocorrência na escola CAIC.

















Acesso à postagem inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário