domingo, 1 de maio de 2016

10000 acessos

Comemorando os 10000 acessos ao blog.

 



Agradeço aos amigos, colegas, conhecidos e visitantes diversos que acessam minhas postagens onde apresento temáticas atuais ou discorremos sobre muitos assuntos que atraem ou que nos inquietam.
Para coroar, aproveitaremos para tratar do Pico do Jabre.

Segundo o wikipédia, o Pico do Jabre é o ponto culminante do estado brasileiro da Paraíba. Com 1.197 metros de altitude, o pico localiza-se no município de Matureia. O Parque Estadual Pico do Jabre foi criado para envolver toda a área do pico e proteger a fauna e a florada região. É o ponto culminante da província geofísica da Borborema propriamente dita, já que a divisão oficial ignora que o trecho do relevo pernambucano está do lado do sistema hidro-geofísico franciscano e não intra-Borborêmico (o Araripe também é englobado oficialmente nesta província e mais antigo, mais baixo, de padrão sedimentar e morfologia mais similar a outros sistemas do mainland central, mesmo com sua clara divergência diante da zona e do próprio padrão clássico do platô Atlântico).

http://renas.org.br/files/2015/07/pico-jabre.jpg

O Jabre é um dos pontos culminantes da região Nordeste e o mais alto de todo o sector norte mais antigo do planalto Atlântico Setentrional, o único destes com mais de mil metros de altitude (geofisicamente esta zona engloba picos do RN e CE, já que Pernambuco tem em média uma idade geofísica um pouco menor e o planalto baiano possui um outro padrão morfológico divergente tanto do platô mineiro quanto do planalto principal a norte do São Francisco).

http://i424.photobucket.com/albums/pp321/batistinhapb/Cruz%20da%20Menina/IMG_2564.jpg

Caracteriza-se pela presença de afloramentos rochosos (graníticos e gnáissicos), e pela vegetação semicaducifólia, subxerofítica, conhecida como "mata serrana", com elementos florísticos característicos da mata úmida e da caatinga.


Durante as frentes frias que chegam do Pólo Sul no inverno, chega a fazer poucos graus positivos com sensações térmicas inferiores a zero grau quando há ventos. É o lugar mais elevado de toda a Borborema setentrional.


Outra publicação pertinente que merece atenção é encontrada no site http://www.matureia.pb.gov.br/%C2%BB-a-cidade/%C2%BB-pico-do-jabre/

Sites relacionados:


Videos:



















Abraço a todos.

Jeofton Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário