terça-feira, 31 de maio de 2016

Centopéia caseira

scutigera
Scutigera coleoptrata ou centopéia caseira

Devo registrar que não escrevo neste blog há alguns dias, mas hoje presenciei um desse e, assim que tive oportunidade, realizei uma pesquisa para descobrir se este inseto oferecia algum risco. Não encontrei nada que fosse motivo de preocupação e, contraditoriamente, seria inclusive muito útil ao controle de algumas pragas.
Caçadora noturna (por Ivan Junior)
Se você tem fobia a insetos, certamente hoje não é seu lugar aqui no blog..
A casa que moramos (O Pântano) aqui em Porto começou a ser invadida por formigas e, além delas, com alta da temperatura, outros insetos começaram a surgir do nada, e de repente eu me deparo com esse bicho um tanto estranho, não é nada incomum encontrar alguns deles pela casa..
Seria uma nova descoberta? Eu entraria para o “hall” de descobridores de insetos bizarros?
Não.. o bicho que eu encontrei durante a noite subindo a escada foi uma Scutigera coleoptrata, ou centopéia para os portugueses.
Esta é Scutigera coleoptrata ou centopéia caseira, ao contrário dos insetos e aranhas,as centopéias não podem fechar os espiráculos de seu sistema respiratório para evitar a dessecação em condições de seca, então eles precisam de umidade, assim como o calor para serem ativas. É um predador noturno de pequenos artrópodes, incluindo baratas, traças, moscas, grilos, e aranhas. Os adultos são extremamente rápidos: eles podem correr até 16 polegadas (aproximadamente 70 cm) por segundo. SACANAGEM
Elas caçam baratas, aranhas, formigas e outros, e  os matam com veneno que têm nas patas. Dão um biqueiro nas presas e elas morrem envenenadas. Obviamente que o veneno não nos afeta.  Ah, dizem que elas entram nos ouvidos e põe ovos? Not true. Isso é um mito.
Todas as centopéias subjugam suas presas com um veneno citotóxico (designação das substâncias que destroem as células vivas), injetado através de membros modificados (garras de veneno) que começam logo atrás da cabeça. Assim, o envenenamento tecnicamente ocorre por meio de picadas, em vez de mordidas.
Nos seres humanos uma picada forte pode causar um vergão inchado doloroso, como a picada de uma vespa ou uma abelha, você pode imaginar o quão rapidamente o veneno é letal sobre os organismos em miniatura das presas deste inseto. Na verdade, as centopéias caseiras são agentes de controle de pragas útil para se ter em casa. (Os seres humanos raramente são envenenados por estas centopéias, e picadas é geralmente o resultado de uma má sorte ou um comportamento estúpido.)
As Scutigera coleoptrata aparentemente surgiram no sul da Europa, mas foram introduzidas acidentalmente na América tropical por volta do século 18. Com a ajuda dos transportes, as espécies progressivamente avançaram em direção ao norte. Sua presença foi notada na Pensilvânia, em meados do século 19, e em 1890 tinha chegado a Boston.

Fontes:
https://partiuporto.wordpress.com/category/insetos/
http://blue2lip.blogspot.com.br/2011/07/centipede-caseiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário